quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Ponta Porã no Sub-17 e Ággil no adulto vencem estaduais da Liga



Campo Grande (MS) - A equipe de Ponta Porã, na categoria Sub-17 masculino, e a equipe da Aggil , na categoria adulto masculino, sagraram-se campeãs estaduais da Liga Pró Basquetebol neste final de semana em Campo Grande. As partidas foram realizadas no Ginásio Oswaldo Tognini.

Os campeonatos tiveram início na sexta-feira. Seis equipes disputaram o Sub-17: Ponta Porã, Funlec, Dourados, Três Lagoas, Naviraí, Rio Brilhante, Ággil e América. Pelo adulto Ággil, Dourados, Rio Brilhante e América brigavam pela taça.

Sub-17

No domingo pela manhã Rio Brilhante e Dourados disputaram o terceiro lugar. Rio Brilhante levou a melhor, vencendo por 83 a 69 e ainda tendo o cestinha do jogo, Hélton Júnior, com 26 pontos marcados. Em seguida aconteceu a final. Jogando em casa, o Funlec era favorito e ainda tinha o apoio da torcida. Seu adversário era a equipe de Ponta Porã, que já se tornou potência do basquete no Estado.

A final

O jogo começou acirrado, a bola demorou mais de dois minutos para entrar. Quem abriu o marcador foi Ponta Porã, que aproveitou o embalo e abriu boa vantagem sobre Funlec logo no início. As bolas de três eram o principal trunfo da equipe fronteiriça para terminar o primeiro quarto na frente: 25 a 15. O segundo quarto começou e o técnico da Funlec, Dirceu Fernando, mexeu na equipe e viu resultado, venceu o segundo quarto por 22 a 17. O primeiro tempo terminou em 42 a 37 para Ponta Porã.

Há cinco pontos de empatar, a torcida e a equipe da Funlec parecia empolgada, acreditando na virada, confiando no armador William, que carregava o time nas costas. Porém, a velocidade dos pontaporanenses colocou a equipe na frente de novo, com destaque para o liso Diego Álvares. Placar final do 3° quarto: 20 a 15 para Ponta Porã, totalizando 62 a 52.

Funlec precisava tirar forças do além e errar menos no ataque para vencer, além de ter que correr contra o tempo. Experiente, a equipe de Ponta Porã soube dosar o jogo, ganhar tempo e venceu por 28 a 19 o 4° quarto, totalizando 90 a 71 e sagrando-se campeã estadual Sub-17. Diego Álvares foi o cestinha do jogo, com 23 pontos.

O técnico de Ponta Porã, Hugo da Costa, comemorou a conquista: "É muito importante mais um título para Ponta Porã, incentiva as crianças a treinar. É o nosso terceiro título neste ano, em um projeto que começou no terrão, há cinco anos e hoje temos mais de 20 títulos".

O treinador fez questão de enfatizar que o sucesso como coordenador do Porãbask só acontece graças a estrutura que Ponta Porã tem: "A estrutura é muito importante para tudo isso dar certo. Temos quadra, ônibus, a Prefeitura Municipal dá apoio, dá suporte. Tendo esta base conseguimos conquistar títulos e ver que o basquete muda a vida desses garotos, tornando-os melhores".

Adulto

Com apenas quatro equipes na competição, o estadual adulto já começou nas semi-finais, onde os times da Capital levaram a melhor. Ággil venceu Dourados e América venceu Rio Brilhante.

Na disputa do terceiro lugar, Dourados venceu Rio Brilhante por 83 a 73. Alex Rocha, do Rio Brilhante foi o cestinha, com 16 pontos.

A final

A saúdavel rivalidade entre Ággil e América era vísivel desde o apito do juíz. Assim como a superioridade de Ággil, que terminou o 1° quarto vencendo por 28 a 18. No 2° quarto, novamente dez pontos de diferença, 24 a 14 para Ággil, terminando o primeiro tempo em 52 a 32.

O segundo tempo veio e no 3° quarto América reagiu e perdeu por apenas três pontos de diferença, 21 a 18 para Ággil. O último quarto começou com 73 a 50 para Ággil. Com a vitória praticamente garantida, a equipe controlou o jogo e venceu o último quarto por 21 a 18, totalizando 94 a 68 e sagrando-se campeã estadual adulta.

Apesar do placar elástico, o cestinha da final não foi da Ággil: Ycaro Gomes, do América, fez quase a metade dos pontos de sua equipe, 33 pontos marcados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário