quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Batismo e troca de cordões reúnem centenas de capoeiristas






Na sexta-feira passada, centenas de crianças e adolescentes participaram do 9° Batismo e Troca de Cordões de Capoeira, promovido pela Associação Esportiva e Cultural de Capoeira Gingart em parceria com a Oficina Municipal de Capoeira Berimbal, mantida pela Prefeitura de Ponta Porã através da Fundação de Cultura e Esporte, FUNCESPP e com o apoio das secretarias municipais de Educação e Saúde.

O evento foi realizado na Poliesportiva Pepe Portela. Uma das equipes participantes é formada pelos alunos da APAE. Eles participaram das atividades interagindo bastante com os demais capoeiristas, numa demonstração de que a capoeira contribui para a integração das pessoas, quebrando barreiras impostos pelo preconceito, racismo ou violência física.

O encontro atraiu grandes mestres da capoeira que foram especialmente convidados para prestigiar o evento. A Oficina Municipal de Capoeira é um dos mais importantes projetos desenvolvidos pela Prefeitura de Ponta Porã através da FUNCESPP. São mais de 350 crianças e adolescentes beneficiados pelo trabalho coordenado pelo Mestre Gordinho.

Durante a festa, o secretário municipal de Infraestrutura, Helio Peluffo Filho, falou em nome do prefeito Flavio Kayatt: “este projeto simboliza os investimentos efetuados pela administração do prefeito Flávio Kayatt nas novas gerações. Crianças que praticam esportes ficam longe das coisas ruins. Melhoram o desempenham escolar e adquirem mais capacidade para se destacar na vida”, afirmou Helio.

O diretor presidente da FUNCESPP, Professor Adir Teixeira, agradeceu pela presença dos pais dos alunos beneficiados pelo projeto da capoeira desenvolvido no município.

O Mestre Gordinho fez questão de destacar o apoio recebido para desenvolver o trabalho junto ás crianças e disse que a capoeira está sendo cada vez mais valorizada: “em 2016, na Olimpíada do Rio de Janeiro, a capoeira estará presente, sendo aceita pela primeira vez como esporte olímpico. Quem sabe uma destas crianças aqui presentes poderá estar lá, representando o Brasil?”, indagou, sendo aplaudido por todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário