terça-feira, 9 de agosto de 2011

Sarau atrai bom público na Funcespp




Artesanato, Cinema e Música fizeram parte da programação do Estação Cultura

O Sarau Estação Cultura promovido pela Prefeitura Municipal, através da Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã, atraiu um bom público em sua terceira edição que contou com intervenções de música, artesanato e cinema.

O evento cultural que acontece mensalmente na primeira sexta-feira, é um espaço voltado para fomentação dos movimentos artísticos existentes na fronteira, bem como oportunizar ao público conhecer os projetos culturais desenvolvidos pela FUNCESPP na antiga estação ferroviária.

O diretor-presidente da FUNCESPP, Adir Teixeira, agradeceu a presença do público e enfatizou sobre a importância do Sarau Estação Cultura, na busca pela consolidação das manifestações culturais de Ponta Porã. “Ponta Porã possui inúmeros talentos nas variadas atividades de arte e cultura. O Sarau Estação Cultura possibilita um espaço, que permite a integração entre os fomentadores da cultura e a população” explicou.

Ele lembrou ainda que o evento cultural possibilita ao público conhecer a antiga estação ferroviária que nos últimos 07 anos da administração do Prefeito Flávio Kayatt, se tornou em espaço de difusão cultural e referência no desenvolvimento de projetos culturais, alcançando jovens e crianças com aulas gratuitas de dança, música e capoeira.

A programação contou com a bela apresentação da Orquestra de Flauta Doce, com alunos da Escola Municipal Capiberibe Saldanha pertencentes ao Projeto Acordes, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a FUNCESPP e Secretaria Municipal de Educação, com apoio da Instituto CeSPI – Centro Studi di Política Internacionale, com sede na Itália.

Em seguida o público conferiu a apresentação do Documentário “ Entre Mundos – A Rota Bioceânica” contemplado pelo DOC TV, retratando a intensa integração social, cultural e econômica entre países da América do Sul como:Chile, Bolívia, Brasil e Paraguai.

Na oportunidade o público pode conferir a produção artesanal de Ponta Porã, a partir de confecção manual, com característica da cultura local, produzidas pelas artesãs Wilma e Euremi.

O músico Marlon Monteiro, vocalista da banda Retorno Comum prestigiou o evento cultural e elogiou a iniciativa que possibilita a constante fomentação artística da fronteira. “Achei interessante a iniciativa, sabemos que se tem um longo caminho a percorrer na busca pela consolidação da nossa produção cultural.É fundamental que os fomentadores compareçam e apóiem, para que o público também incentive as intervenções” salientou Marlon.

O Sarau Estação Cultura contou com a presença dos acadêmicos do Curso de Geografia da FAP – Faculdade de Ponta Porã, que acompanharam todas as intervenções. “A Funcespp está de parabéns pelo evento, é necessário uma maior divulgação para que mais pessoas possam comparecer e conhecer a nossa produção cultural” disse a professora e escritora Sellamari Rocha, coordenadora do Curso de Geografia da FAP.

O Diretor de Cultura da Funcespp, Eder Rubens, disse que o Sarau aproxima os segmentos culturais, permitindo a divulgação e consolidação da identidade cultural local. “A cultura de um povo é formada por seus costumes e tradições, é fundamental que a comunidade conheça os seus fomentadores e suas potencialidades culturais.Ponta Porã vai completar um século de existência, é necessário se fazer conhecer pela sua rica manifestação cultural”

Estiveram prestigiando o Sarau Estação Cultura; Escritora Elza Verão, Presidente da Academia Pontaporanense de Letras, Radialista e fomentador da cultura popular, Antonio Morato, Teatrólogos Augusto Palermo e Carlos Urizar, Jornalista e Professor de História, Nivalcir Pereira de Almeida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário