quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Ponta Porã diz não ao Trabalho Infantil

Crianças tomaram conta da Avenida Brasil durante atividades de lazer e recreação.
Divulgação (TP)


A passagem da Caravana MS Contra o Trabalho Infantil ressaltou o início das atividades relacionadas ao combate a esta prática na cidade de Ponta Porã. Uma audiência pública realizada na Câmara Municipal e um dia de lazer e recreação na principal avenida da cidade, marcaram a passagem da Caravana.
As atividades na rua foram realizadas durante toda a segunda-feira. O trecho em frente à Secretaria de Assistência Social foi fechado para que as crianças e adolescentes pudessem participar de jogos e brincadeiras.

A Fundação de Cultura e Esporte, Funcespp, disponibilizou profissionais e a estrutura para acompanhar as atividades. Foram servidos lanches durante todo o tempo para as crianças.

As crianças e adolescentes do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, se divertiram bastante. Eles ganharam uma companhia ilustre: os beneficiados pelo Conviver, programa mantido pela Secretaria de Assistência Social que atende pessoas da terceira idade.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Outro evento importantíssimo que marcou a passagem da Caravana MS Contra o Trabalho Infantil foi uma audiência pública realizada na Câmara Municipal. Autoridades municipais, regionais e representantes de órgãos ligados à Infância, debateram questões relacionadas ao tema.

A secretária de Assistência Social, Doralice Nunes Alcântara, deu as boas vindas aos participantes. Ela destacou o papel da Comissão Municipal de Combate ao Trabalho Infantil e afirmou que, para o poder público municipal, a infância é prioridade. “Hoje estamos mostrando como se deve tratar as crianças e adolescentes. Com respeito e investindo em seu futuro, proporcionando o acesso ao ensino, à saúde e às manifestações culturais”, disse Doralice.

Severina Nunes, representante do Conselho Estadual de Assistência Social e Secretaria Estadual do Trabalho e Assistência Social, parabenizou as autoridades de Ponta Porã pela mobilização da comunidade em torno da passagem da Caravana.

O presidente da Câmara Municipal, Daniel Valdez, o Puka, destacou os investimentos efetuados pela Prefeitura em beneficio das crianças e adolescentes. “O prefeito Flávio Kayatt faz uma administração atenta para as necessidades das crianças e dos adolescentes. Um dos destaques nesta administração é o investimento efetuado e, educação, na cultura e no lazer”, afirmou Puka.

A secretária de Governo e Comunicação, Dulce Manosso, destacou os investimentos efetuados pela Prefeitura. “Vamos inaugurar a sétima escola construída pelo prefeito Flávio Kayatt. A FUNCESPP desenvolve projetos que beneficiam mais de 1300 crianças e adolescentes. São alguns dos investimentos que comprovam o respeito do poder público municipal para quem representa o futuro deste município”, enfatizou Dulce.

Durante a audiência pública foi realizada a entrega do catavento, o símbolo da Caravana. Ele veio de Antônio João, por onde a Caravana passou na semana passada. O menino Murilo Servin efetuou a entrega do catavento à pequena Gricelda Ayala Centurión. A secretária de Assistência Social de Antônio João, Eva Luiza Penzo, prestigiou o evento. O plenário ficou lotado.

A secretária Dulce Manosso, representando o prefeito Flávio Kayatt, assinou um termo no qual o Município reafirma o compromisso de continuar trabalhando para erradicar o trabalho infantil.

A solenidade foi encerrada com uma apresentação especial da dupla Braulio e Jeferson, pai e filho. Eles cantaram as músicas “Menino de Rua” e “Chalana.

Logo após a solenidade, a platéia pôde acompanhar atentamente duas palestras relacionadas ao trabalho infantil. A psicóloga Cristiane de Oliveira Soares abordou o tema “Perdes Psicossociais das Crianças Vítimas do Trabalho Infantil”.

O superintendente regional do Trabalho, Marcelo Meneses Echeverria de Lima, proferiu palestra sobre as medidas de combate ao trabalho infantil desenvolvidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário