quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Europeus apresentam projeto que incentiva turismo em áreas de fronteira

Debate sobre fomento ao turismo na fronteira envolveu brasileiros e paraguaios.
Um projeto envolvendo governos e organizações não-governamentais europeus e latino-americanos deve se transformar num importante instrumento para o fomento do turismo na região da fronteira Ponta Porã/Pedro Juan Caballero.
Os europeus querem auxiliar os governantes latino-americanos no desenvolvimento de atividades que impulsionam o turismo. Autoridades italianas estiveram recentemente na fronteira para conhecer o potencial e ainda diagnosticar as principais dificuldades para o fomento da atividade turística.
Representantes do Cespi- Centro de Estudos de Política Internacional, da Itália, apresentaram as experiências relacionadas ao projeto Fronteiras Abertas. O Coordenador do Cespi, Jose Luis Ri-Sausi, juntamente com uma delegação, reuniu-se com diversas autoridades ligadas ao setor na fronteira.
Jose Luis explicou que o projeto Fronteiras Abertas, visa oferecer uma inter rede de cooperação trans-fronteiriça e de integração na America Latina (a Red Fronteras Abiertas), com base em cinco áreas chave: planejamento, desenvolvimento econômico local, desenvolvimento social, gestão ambiental e fortalecimento institucional. No projeto, regiões da Itália e comunidades espanholas participam disponibilizando sua experiência e capacidade operacional.
Os europeus devem, também, co-financiar as iniciativas propostas nas parcerias entre os países fronteiriços. Os debates em torno do projeto envolveram representantes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Governadoria do Departamento de Amambay, Paraguai e Prefeitura de Pedro Juan Caballero.
Além disso, vários representantes da sociedade organizada nos dois lados da fronteira, participaram dos debates.
As autoridades locais aproveitaram para mostrar parte do imenso potencial turístico existente na fronteira, destacando sempre as características culturais, como patrimônio da comunidade local.
Neste sentido, a delegação foi convidada para conhecer os projetos culturais e esportivos desenvolvidos pela Prefeitura de Ponta Porã, através da Fundação de Cultura e Esporte, a FUNCESPP.
Jose Luis e os demais membros da ilustre comitiva, conheceu projetos como as escolas de Música, Capoeira, Judô e Taek Won Do, além da Banda de Música Professor Isaac Borges Capillé. Ele elogiou o trabalho desenvolvido pela Prefeitura, beneficiando mais de 1.500 participantes dos projetos mantidos pela FUNCESPP.
Mais tarde, o grupo foi conhecer a Casa do Artesão, localizada na Linha Internacional e os projetos desenvolvidos pelo Governo de Amambay, no Paraguai.
Para a diretora de Turismo da Prefeitura, Walkiria Capusso, o projeto Fronteiras Abertas, pode se transformar num importante instrumento para implementar as atividades turísticas e culturais na região. “Apresentamos um pouco do nosso potencial, inclusive nossa agenda cultural, que prevê a realização de eventos que ressaltam as características dos povos que habitam a fronteira. Para nós, é muito importante a presença dos representantes do Cespi em nossas cidades irmãs. Tanto Ponta Porã, quanto Pedro Juan Caballero, passam a fazer parte das preocupações da Cespi no desenvolvimento do Projeto Fronteiras Abertas que conta com o suporte dos países europeus, especialmente Itália e Espanha”, frisou.
Um dos eventos previstos é a realização do 2º Festival Internacional da Erva-Mate.

Delegação de ONG européia, durante visita à FUNCEPP. Projetos culturais e esportivos foram elogiados pelos visitantes.
Visitantes também conheceram a Casa do Artesão, localizada na Linha internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário