quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Europeus apresentam projeto que incentiva turismo em áreas de fronteira

Debate sobre fomento ao turismo na fronteira envolveu brasileiros e paraguaios.
Um projeto envolvendo governos e organizações não-governamentais europeus e latino-americanos deve se transformar num importante instrumento para o fomento do turismo na região da fronteira Ponta Porã/Pedro Juan Caballero.
Os europeus querem auxiliar os governantes latino-americanos no desenvolvimento de atividades que impulsionam o turismo. Autoridades italianas estiveram recentemente na fronteira para conhecer o potencial e ainda diagnosticar as principais dificuldades para o fomento da atividade turística.
Representantes do Cespi- Centro de Estudos de Política Internacional, da Itália, apresentaram as experiências relacionadas ao projeto Fronteiras Abertas. O Coordenador do Cespi, Jose Luis Ri-Sausi, juntamente com uma delegação, reuniu-se com diversas autoridades ligadas ao setor na fronteira.
Jose Luis explicou que o projeto Fronteiras Abertas, visa oferecer uma inter rede de cooperação trans-fronteiriça e de integração na America Latina (a Red Fronteras Abiertas), com base em cinco áreas chave: planejamento, desenvolvimento econômico local, desenvolvimento social, gestão ambiental e fortalecimento institucional. No projeto, regiões da Itália e comunidades espanholas participam disponibilizando sua experiência e capacidade operacional.
Os europeus devem, também, co-financiar as iniciativas propostas nas parcerias entre os países fronteiriços. Os debates em torno do projeto envolveram representantes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Governadoria do Departamento de Amambay, Paraguai e Prefeitura de Pedro Juan Caballero.
Além disso, vários representantes da sociedade organizada nos dois lados da fronteira, participaram dos debates.
As autoridades locais aproveitaram para mostrar parte do imenso potencial turístico existente na fronteira, destacando sempre as características culturais, como patrimônio da comunidade local.
Neste sentido, a delegação foi convidada para conhecer os projetos culturais e esportivos desenvolvidos pela Prefeitura de Ponta Porã, através da Fundação de Cultura e Esporte, a FUNCESPP.
Jose Luis e os demais membros da ilustre comitiva, conheceu projetos como as escolas de Música, Capoeira, Judô e Taek Won Do, além da Banda de Música Professor Isaac Borges Capillé. Ele elogiou o trabalho desenvolvido pela Prefeitura, beneficiando mais de 1.500 participantes dos projetos mantidos pela FUNCESPP.
Mais tarde, o grupo foi conhecer a Casa do Artesão, localizada na Linha Internacional e os projetos desenvolvidos pelo Governo de Amambay, no Paraguai.
Para a diretora de Turismo da Prefeitura, Walkiria Capusso, o projeto Fronteiras Abertas, pode se transformar num importante instrumento para implementar as atividades turísticas e culturais na região. “Apresentamos um pouco do nosso potencial, inclusive nossa agenda cultural, que prevê a realização de eventos que ressaltam as características dos povos que habitam a fronteira. Para nós, é muito importante a presença dos representantes do Cespi em nossas cidades irmãs. Tanto Ponta Porã, quanto Pedro Juan Caballero, passam a fazer parte das preocupações da Cespi no desenvolvimento do Projeto Fronteiras Abertas que conta com o suporte dos países europeus, especialmente Itália e Espanha”, frisou.
Um dos eventos previstos é a realização do 2º Festival Internacional da Erva-Mate.

Delegação de ONG européia, durante visita à FUNCEPP. Projetos culturais e esportivos foram elogiados pelos visitantes.
Visitantes também conheceram a Casa do Artesão, localizada na Linha internacional.

FUNCESPP é referência em Mato Grosso do Sul


O trabalho desenvolvido pela FUNCESPP – Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã, se tornou uma referência positiva em Mato Grosso do Sul. Nesta terça-feira, o vereador do município de nova Andradina, Magrelo Brambilla, PSDB, esteve conhecendo os projetos desenvolvidos pela FUNCESPP. O objetivo da visita foi conhecer a estrutura e o trabalho que beneficiam mais de 1500 pessoas, especialmente crianças e adolescentes, através dos projetos culturais e esportivos.
Brambilla informou que vai apresentar um projeto de lei na Câmara Municipal de Nova Andradina com o objetivo de criar uma fundação com as mesmas características da FUNCESPP. “É um sonho de vários segmentos da nossa sociedade. O Município de Nova Andradina, com uma população na ordem de 50 mil habitantes, merece ter um órgão para coordenar e fomentar as atividades ligadas à cultura e ao esporte”, declarou o parlamentar.
Brambilla, que tem um trabalho reconhecido em Nova Andradina pela realização de eventos culturais, informou que esteve na Fundesporte em Campo Grande para obter maiores informações sobre os procedimentos necessários para a criação de uma fundação. “Lá, recebemos a orientação que, em Ponta Porã, poderíamos conhecer um trabalho que vem dando certo. Não tive dúvidas. Agendei a visita com o professor Adir e estou aqui. Nesta visita pude constatar que realmente a FUNCESPP realiza um excelente trabalho”, expôs o vereador.
O diretor-presidente da FUNCESPP, Professor Adir Teixeira, mostrou ao visitante, relatórios sobre as atividades desenvolvidas em Ponta Porã. Durante a visita, o vereador pôde acompanhar o ensaio da Banda de Música Municipal Professor Isaac Borges Capillé, atual campeã brasileira, também aula no curso de Música, entre outras atividades desenvolvidas diariamente na sede da Fundação, na antiga estação ferroviária.
“Para nós é um motivo de grande satisfação podermos receber este visitante que está preocupado em implantar em seu município uma fundação com as mesmas características da FUNCESPP”, disse o Professor Adir Teixeira.
Adir fez um relato sobre o histórico da FUNCESPP, relacionando-a como uma aspiração da comunidade. Ele fez questão de destacar a importância do apoio da sociedade e, principalmente, do poder público municipal: “a FUNCESPP consegue realizar quase duas dezenas de projetos, beneficiando cerca de 1500 pessoas, porque conta com apoio total do prefeito Flávio Kayatt. Este apoio é fundamental para o nosso sucesso”, disse Adir.
O vereador Magrelo Brambila informou que já possui o apoio do prefeito de nova Andradina, Gilberto Garcia, para a criação da Fundação naquela localidade. Durante a visita a Ponta Porã, ele esteve acompanhado pelo assessor parlamentar Luciano Leal. O ex-vereador de Ponta Porã, Moyses Kaveski, acompanhou o encontro do parlamentar de Nova Andradina no gabinete do diretor-presidente da FUNCESPP.
Alem de conhecer as instalações da FUNCESPP, o parlamentar também foi recebido pela secretária de Governo e Comunicação, Dulce Manosso.

Fonte:http://pontaporaemdia.com.br/

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Cultura - A Curiosidade Premiada

Ponta Porã participa do JOJUMS na modalidade de Basquetebol Feminino e Masculino

As equipes de basquetebol feminino e masculino de Ponta Porã estão disputando na cidade de Mundo Novo os Jogos da Juventude de Mato Grosso do Sul – JOJUMS no período de 25 a 30 de agosto. As atletas da equipe feminina da E.E Fernando Saldanha que também fazem parte do Projeto Arremessando para o Futuro, projeto este desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Ponta Porã através da FUNCESPP são: Luana, Ana Claudia, Crislaine, Mercedes, Letícia, Carolina, Karyeli, Jessica, Juliana e Milena e tem como técnico o Profº João Ernesto de Oliveira.
Equipe feminina de basquetebol

Os atletas da equipe masculina da Escola Anglo Mappe são: Rogério, Ariovaldo, Diego, Cleiton, Ronaldo, Tiago, Davi, Alex, Jadson, Renan e Jonatan e tem o Profº Hugo Roberto da Costa como técnico.
Dez atletas que treinavam basquetebol na quadra de terra da E.M Jardim Ivone neste ano ganharam 100 % de bolsa de estudo da Escola Anglo Mappe. Os atletas também fazem parte do Projeto Basquete do Futuro Eletrobrás, projeto este desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Ponta Porã através da FUNCESPP com parceria da Eletrobrás, CBB e FBMS onde treinam no Ginásio Poliesportivo Pepe Portela. Dos dez atletas da equipe masculina, quatro foram campeões brasileiros sub-15 da região centro oeste em Julho na cidade de Goiânia. O JOJUMS é uma competição realizada pela FUNDESPORTE para estudantes adolescentes de até 17 anos.
Equipe masculina de basquetebol

ATLETAS UNIVERSITÁRIOS DE PONTA PORÃ LUTAM NO CEARÁ

Aconteceram do dia 14 a 22 de agosto, as Olimpíadas Universitárias Brasileiras – JUBS, com a presença de atletas universitários de todo o país.
Ponta Porã pela primeira vez na história foi representada pelas atletas Daryene Wider e Rosileide Bernal do Judô feminino e pelo professor Nicodemos Junior técnico da seleção do estado no evento.
As atletas são acadêmicas de graduação e pós-graduação das Faculdades Magsul, que apoiou a participação através do pagamento das inscrições e taxa de embarque dos representantes.
A equipe seguiu para Fortaleza com boas expectativas de participação, pois as atletas estão em temporada de competições. Os resultados foram considerados pelo técnico como satisfatórios, onde foram conquistados um quinto lugar pela atleta Daryene Wider e um oitavo lugar pela atleta Rosileide Bernal. Segundo o técnico o fato de não haver na competição a categoria de peso até 44 quilos dificultou a conquista da medalha inédita para nossa cidade.
A competição é um evento promovido pela CBDU, chancelado pelo COB, com a participação de Universidades de todo o Brasil.
Os atletas e professor Nicodemos agradeceram o apoio das Faculdades Magsul e da Prefeitura Municipal de Ponta Porã através da FUNCESPP.
Seleção de Mato Grosso do Sul

ATLETA DARYENE WIDER É BRONZE NO BRASILEIRO DE JUDÔ

A atleta Daryene Wider, conquistou a terceira colocação no Campeonato Brasileiro sub-23 de judô em Belo Horizonte-MG, classificação honrosa e histórica para Ponta Porã, que coloca a atleta entre o grupo de três atletas pré-selecionadas para os Jogos Olímpicos de 2012 em Londres.
A conquista foi na categoria super ligeiro até 44 quilos. Segundo a atleta que venceu favoritas de estados com maior tradição no cenário nacional, sua participação foi muito boa, pois estava muito bem preparada e treinou muito para alcançar seu objetivo de estar entre as melhores de sua modalidade. A atleta aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio do Prefeito Flávio Kayatt que custeou as despesas de transporte e do empresário Evaldo Pavão (China) seu patrocinador desde quando ainda não tinha resultados expressivos no Judô.
Daryene é aluna da Escola Municipal de Judô Banzai, onde treina aos cuidados do Professor Nicodemos Júnior, que muito feliz nos disse que o resultado foi construído com muita dedicação e suor da atleta e companheiros de treinamento, ressaltou ainda que Daryene tem 17 anos e já esta pré-selecionada para a categoria sub-23, nos deixando bastante ansiosos a novas conquistas.
A atleta foi homenageada na sua chegada pelo Professor Adir Teixeira de Oliveira e toda a equipe da FUNCESPP com uma calorosa recepção.

Atleta Daryene Wider (à esquerda) 3ª colocada no Campeonato Brasileiro Sub-23 de Judô

TORNEIO INICIANTES DE JUDÔ AGITA PONTA PORÃ


Aconteceu no dia 08 de agosto nas dependências do Ginásio Poliesportivo Pepe Portela em Ponta Porã o Torneio Iniciantes de Judô, promovido pela Associação Atlética Nico Judô, com o total apoio da Prefeitura Municipal de Ponta Porã através da FUNCESPP.
O evento contou com 122 atletas, todos iniciantes até a faixa amarela, participando os alunos da Escola Municipal de Judô Banzai/FUNCESPP, Escola Municipal Ignez Andreazza, alunos do Projeto Judô para Todos da Escola Joaquim Murtinho e alunos da Associação Atlética Nico Judô.
Todos os participantes receberam medalhas já que o torneio buscou incentivar os iniciantes na prática do judô, que é um dos esportes mais populares de Ponta Porã. A grande participação do público foi uma surpresa muito agradável, disse o Professor Nicodemos Júnior que promoveu o evento, citando ainda o fundamental apoio do Prefeito Flávio Kayatt ao esporte de nossa cidade, pois segundo o professor Nico hoje cerca de 300 crianças praticam o judô em Ponta Porã gratuitamente, através dos projetos esportivos da FUNCESPP.
O torneio também serviu como evento de preparação para a 4ª Copa Ponta Porã Internacional de Judô que acontecerá no próximo dia 05 de setembro com presença confirmada de atletas de todo o Brasil e do exterior.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Torneio Amizade de Taekwondo

A Academia Black Tiger de Taekwondo, juntamente com a Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã (FUNCESPP) realizaram no dia 08 de agosto, o Torneio Amizade de Taekwondo.
As competições aconteceram na Academia Black Tiger de Taekwondo no centro de Ponta Porã. O objetivo principal deste torneio foi auferir os conhecimentos técnico-tático dos atletas, que no mês de setembro estarão representando nossa cidade na Copa Black Tiger de Taekwondo, onde estarão buscando o título de campeão estadual da modalidade para nosso município. Segundo o Profº Genivaldo Rodrigues, os treinamentos estão dando bons resultados, os torneios acima citado foi de grande valia, os atletas demonstraram todo conhecimento adquirido dessa preparação dos últimos meses, onde o nosso objetivo maior é a Copa Black Tiger de Taekwondo – Troféu cidade de Ponta Porã onde estaremos lutando para que esse título fique em nossa cidade. O Torneio Amizade de Taekwondo contou com a presença do diretor-presidente da Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã, Profº Adir Teixeira e o diretor de esportes, Profº Nicodemos Filgueiras Junior, que sempre estão incentivando a prática saudável do Taekwondo em nosso município. Os destaques dessa competição foram os atletas Ronald Rodrigues e o atleta Renato Mendes que fizeram lutas deslumbrantes, com alto nível técnico e superação. Agradecemos o apoio do Prefeito Flavio Kayatt, através da FUNCESPP que tem incentivado o Esporte Olímpico e oferece total condições de sua prática, através do projeto Yop de Taekwondo que é oferecido na Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã, sob a direção geral do Profº Adir Teixeira responsável por todas atividades realizadas na FUNCESPP e sempre buscando através do esporte a inclusão social de crianças e jovens de nossa cidade.

Resultados do Torneio Amizade de Taekwondo

Abílio Furtado de Lima Neto - Vice – Campeão
AlexsandroWinter Zevianni Campeão
Alfredo C. Bernal Junior – 3º Colocado
Alisson Brum Gomes - Campeão
Alisson Ramires Martins – 3º Colocado
Anthony Daniel V. dos Santos – Vice - Campeão
Clayton Domingos Lopes Junior - Participante
Danton Emanuel I. Coronel - Participante
Fábio Alberto Mar Martins - Participante
Fabio Gabriel Coronel Mendes - Campeão
Handerson Brandão Melo de Lima –Vice - Campeão
Jean Carlo de Souza - Campeão
Joaquim Arthur A. dos Santos -Participante
Joelson Aquino dos Reis Participante
Joslei Fernando do S. Bogado – 3º Colocado
Leonardo da Silva de Souza – Vice - Campeão
Lucas Beckman - Campeão
Lucas da Silva Oviedo – 3º Colocado
Lucas de Souza – Vice - Campeão
Mickey A. dos Reis da Silva - Participante
Michael P. dos Reis Silva – Colocado
Rafael Russo Gonçalves – Participação
Renato Adão Mendes – Vice - Campeão
Sérgio Gonçalves de Sousa - Campeão
Raul Medeiros Dedé de Souza 3º Colocado
Vitor Hugo Corrêa de Lima – Vice – Campeão
Adonias Ramos - 3º Colocado
Rayane Soares da Silva – Participante
Ronald Rio Branco Rodrigues - Campeão


EQUIPE BLACK TIGER/ FUNCESPP

Kayatt recebe campeões e destaca evolução do esporte em Ponta Porã

Atletas de várias categorias estiveram na manhã desta quarta-feira no gabinete do prefeito Flávio Kayatt, para mostrar os grandes resultados que o esporte está trazendo para o município. Em um período de cerca de 30 dias, foram muitas conquistas.

Segundo Adir Teixeira, diretor-presidente da FUNCESP (Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã, a visita dos atletas é feita a cada mês e nesse encontro com o prefeito Flávio Kayatt estiveram presentes as seleções de Basquete das categorias masculino e feminino que conquistaram os títulos dos JEMS (Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul).

As duas equipes pertencem ao programa “Arremessando Para o Futuro”, mantido pela Prefeitura de Ponta Porã, através da Funcespp. Os quatro atletas que estiveram na seleção do Estado, que se sagrou campeã do Campeonato Brasileiro Regional em Goiânia e está classificada para a Divisão Especial, também estiveram com o prefeito.

A equipe da Associação de Tênis de Mesa, que recebeu apoio da Prefeitura, também esteve com a delegação que visitou Flávio Kayatt. A equipe de xadrez que foi vice-campeão dos JEMS e a equipe de judô que conquistou importantes resultados no JOJUMS (Jogos da Juventude de Mato Grosso do Sul) e tem 3 atletas convocadas para disputar o Campeonato Brasileiro Juvenil pela seleção do Estado, mostraram ao chefe do executivo as medalhas conquistadas para o município. O judô masculino também marcou presença no encontro.

A equipe de Bicicross, que recentemente participou de uma etapa do Campeonato Brasileiro, voltando inclusive com o inédito título nacional, também ganhou destaque. A equipe da Escolinha Berimbau de Capoeira, que conquistou o título de campeão do encontro de capoeira em Presidente Prudente, além de relatarem ao prefeito os ótimos resultados obtido pela equipe, também recebeu os uniformes (abadás), para os alunos iniciantes da capoeira, durante a solenidade.


O prefeito Flávio Kayatt recebeu os atletas e destacou a grande evolução do esporte em Ponta Porã. “Quando iniciamos nossa administração, nos comprometemos em trabalhar e investir no esporte. Hoje o município tem conquistado resultados expressivos e inéditos na história do nosso esporte em todas as modalidades. Hoje todos os programas mantidos no município têm o apoio da Prefeitura através da Funcespp”, afirmou.


Kayatt fez questão de ressaltar que o investimento no esporte é o melhor caminho para tornar mais saudável a vida dos jovens. “Investir no esporte é investir em saúde.

Com os programas mantidos com todo apoio necessário pela prefeitura. Estamos investindo nos nossos jovens. E eles estão correspondendo com resultados, conquistando cada vez mais títulos e elevando o nome de nosso município no cenário nacional. Algo jamais alcançado antes”, declarou.


Flávio Kayatt recebe atletas vencedores.

Ponta Porã diz não ao Trabalho Infantil

Crianças tomaram conta da Avenida Brasil durante atividades de lazer e recreação.
Divulgação (TP)


A passagem da Caravana MS Contra o Trabalho Infantil ressaltou o início das atividades relacionadas ao combate a esta prática na cidade de Ponta Porã. Uma audiência pública realizada na Câmara Municipal e um dia de lazer e recreação na principal avenida da cidade, marcaram a passagem da Caravana.
As atividades na rua foram realizadas durante toda a segunda-feira. O trecho em frente à Secretaria de Assistência Social foi fechado para que as crianças e adolescentes pudessem participar de jogos e brincadeiras.

A Fundação de Cultura e Esporte, Funcespp, disponibilizou profissionais e a estrutura para acompanhar as atividades. Foram servidos lanches durante todo o tempo para as crianças.

As crianças e adolescentes do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, se divertiram bastante. Eles ganharam uma companhia ilustre: os beneficiados pelo Conviver, programa mantido pela Secretaria de Assistência Social que atende pessoas da terceira idade.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Outro evento importantíssimo que marcou a passagem da Caravana MS Contra o Trabalho Infantil foi uma audiência pública realizada na Câmara Municipal. Autoridades municipais, regionais e representantes de órgãos ligados à Infância, debateram questões relacionadas ao tema.

A secretária de Assistência Social, Doralice Nunes Alcântara, deu as boas vindas aos participantes. Ela destacou o papel da Comissão Municipal de Combate ao Trabalho Infantil e afirmou que, para o poder público municipal, a infância é prioridade. “Hoje estamos mostrando como se deve tratar as crianças e adolescentes. Com respeito e investindo em seu futuro, proporcionando o acesso ao ensino, à saúde e às manifestações culturais”, disse Doralice.

Severina Nunes, representante do Conselho Estadual de Assistência Social e Secretaria Estadual do Trabalho e Assistência Social, parabenizou as autoridades de Ponta Porã pela mobilização da comunidade em torno da passagem da Caravana.

O presidente da Câmara Municipal, Daniel Valdez, o Puka, destacou os investimentos efetuados pela Prefeitura em beneficio das crianças e adolescentes. “O prefeito Flávio Kayatt faz uma administração atenta para as necessidades das crianças e dos adolescentes. Um dos destaques nesta administração é o investimento efetuado e, educação, na cultura e no lazer”, afirmou Puka.

A secretária de Governo e Comunicação, Dulce Manosso, destacou os investimentos efetuados pela Prefeitura. “Vamos inaugurar a sétima escola construída pelo prefeito Flávio Kayatt. A FUNCESPP desenvolve projetos que beneficiam mais de 1300 crianças e adolescentes. São alguns dos investimentos que comprovam o respeito do poder público municipal para quem representa o futuro deste município”, enfatizou Dulce.

Durante a audiência pública foi realizada a entrega do catavento, o símbolo da Caravana. Ele veio de Antônio João, por onde a Caravana passou na semana passada. O menino Murilo Servin efetuou a entrega do catavento à pequena Gricelda Ayala Centurión. A secretária de Assistência Social de Antônio João, Eva Luiza Penzo, prestigiou o evento. O plenário ficou lotado.

A secretária Dulce Manosso, representando o prefeito Flávio Kayatt, assinou um termo no qual o Município reafirma o compromisso de continuar trabalhando para erradicar o trabalho infantil.

A solenidade foi encerrada com uma apresentação especial da dupla Braulio e Jeferson, pai e filho. Eles cantaram as músicas “Menino de Rua” e “Chalana.

Logo após a solenidade, a platéia pôde acompanhar atentamente duas palestras relacionadas ao trabalho infantil. A psicóloga Cristiane de Oliveira Soares abordou o tema “Perdes Psicossociais das Crianças Vítimas do Trabalho Infantil”.

O superintendente regional do Trabalho, Marcelo Meneses Echeverria de Lima, proferiu palestra sobre as medidas de combate ao trabalho infantil desenvolvidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Jogos Escolares são adiados em Ponta Porã

Os Jogos Escolares da Semana da Pátria 2009 (JESP) que seriam realizados no final de agosto e começo de setembro em Ponta Porã foram adiados. A medida foi tomada pela Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã, a FUNCESPP.

O diretor presidente, Adir Teixeira, informou que o motivo da medida foi uma recomendação da Secretaria de Saúde, diante da preocupação em evitar a realização de eventos que são marcados pela grande aglomeração de pessoas.

Adir explicou que, recentemente, alertado pela divulgação de medidas preventivas à influenza A, solicitou um parecer técnico da Secretaria de Saúde que recomendou o adiamento, para data futura, da realização dos jogos.

A recomendação, assinada pelo secretário de saúde, Josué Lopes e o coordenador de Vigilância Epidemiológica Fuad Fayez Mahmoud, se baseia na determinação do Ministério da Saúde, devido à elevada transmissibilidade do vírus H1N1, de que aglomerações de pessoas precisam ser evitadas.

Os dois informam que os Jogos Escolares possuem como principal característica a reunião de diversas pessoas em ambientes fechados, facilitando uma possível disseminação do vírus.

Diante desta recomendação, o diretor presidente da FUNCESPP, decidiu pelo adiamento do evento, passando a comunicar imediatamente as escolas que estariam participando dos jogos.

Vale ressaltar que, mesmo com a situação sob controle, no tocante à proliferação da doença em Ponta Porã, a medida ter caráter de prevenção à contaminação. "Trata-se de uma doença viral de início súbito, manifestada por febre, tosse e dispnéia, de distribuição global, transmitida através de gotículas e secreções respiratórias emitidas por tosses e espirros e indiretamente através da contaminação das mãos. Estamos seguindo orientações do Ministério da Saúde, que devido a elevada transmissibilidade do vírus, recomenda evitar aglomerações de pessoas", afirmou o secretário de saúde, Josué Lopes.

Os jogos escolares ainda não têm uma data definida para sua realização. A competição reúne escolas municipais, estaduais e particulares do município.

Fonte:http://pontaporaemdia.com.br

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Torneio Amizade de Taekwondo





A Academia Black Tiger de Taekwondo, juntamente com a FUNCESPP realizará neste sábado a partir das 08h00min o Torneio Amizade de Taekwondo.
As competições acontecerão na Academia Black Tiger de Taekwondo no centro de Ponta Porã. Competição que tem como intuito principal preparar nossos atletas para a Copa Black Tiger de Taekwondo, Troféu cidade de Ponta Porã, sendo uma das etapas do Campeonato Estadual de Taekwondo, onde reunirá cerca de 200 atletas de todo Mato Grosso do Sul.
“Estamos visando uma boa preparação para os nossos atletas, tanto no aspecto tático-técnico, como no aspecto psicológico para a equipe de Ponta Porã”, diz o Profº Genivaldo Rodrigues. O torneio Amizade de Taekwondo estará aferindo esses fatores e servindo como base para o estadual da modalidade, que será realizado em nossa cidade, no dia 19 de setembro do corrente ano, no Ginásio Poliesportivo Pepe Portela. Estarão participando do Torneio Amizade de Taekwondo, alunos da Academia. Black Tiger e alunos do Projeto Yop de Taekwondo da Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã.
O Projeto Yop de Taekwondo é desenvolvido na Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã sob a direção geral do Profº Adir Teixeira, diretor - presidente da FUNCESPP sempre incentivando e fomentando a modalidade em nossa cidade. O projeto Yop de Taekwondo da a oportunidade para crianças e jovens participarem de uma prática saudável, visando o desenvolvimento integral do ser humano onde a competição direcionada de forma saudável e educativa vem auxiliar na formação do caráter dessas crianças e jovens que no futuro próximo estarão acrescentando valores positivos na sociedade.