terça-feira, 16 de março de 2010

Ponta Porã participa de evento do IPHAN em Amambai


Foi realizado no dia 15 de março em Amambaí uma reunião estratégica do patrimônio cultural do Conesul com a presença da superintendente do IPHAN – Instituto do Patrimônio Cultural Histórico Artístico Cultural Nacional, Sra. Margareth Ribas Lima e da gerente de patrimônio cultural da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Sra. Neusa Narico, no ato representando o Sr. Américo Calheiros, diretor-presidente da FCMS.
Estiveram presentes no evento municípios do Conesul, entre eles Ponta Porã representado pelo Diretor-Presidente da FUNCESPP, Sr. Adir Teixeira de Oliveira, Sra. Livrada da Silva Bello, Diretora de Cultura da FUNCESPP e Sra. Walkíria Capusso, Diretora de Turismo do Município.
O evento teve a discussão sobre temas como o ciclo da erva mate, que se iniciou em 2006 com o Inventário Nacional de Referências Culturais, com o levantamento documental e pesquisa histórica em 2007 e com o vídeo Roda de Tereré em 2008. Em 2010 será realizado o levantamento de inventário de edificações no ciclo da erva mate em Porto Murtinho, Juti e Fazenda Campanário. No estado encontram-se 676 sítios arqueológicos onde foram citados os mais destacados como o Forte Coimbra (Corumbá), Forte Iguatemi (Paranhos), Arquitetura Militar (Ponta Porã, Amambaí, Aquidauana, Bela Vista, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Nioaque, Porto Murtinho e Três Lagoas) e Sítio Ivinhema (Naviraí).
A representante da Fundação de Cultura de MS, Sra. Neusa Narico, comentou sobre o projeto do Plano Estadual do Livro e Leitura, patrocinado pela Abril Educação, onde serão contemplados 04 pólos nos estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Em MS o evento será realizado em Bonito nos dias 07, 08 e 09 de abril de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário