quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Escolas de Ponta Porã conhecem arte da capoeira



Atividades marcaram Dia da Consciência Negra

       A Oficina Municipal de Capoeira Berimbau, desenvolvido pela FUNCESPP -Fundação de Cultura e Esporte, realizou apresentações em diversas instituições de ensino de Ponta Porã.

     As atividades  foram realizadas nos três períodos: manhã, tarde e noite, envolvendo os alunos da Oficina Municipal Berimbau, coordenado pelo Mestre Erimar Gordinho e demonstraram com algumas apresentações de estilo e ritmos toda magia desta modalidade genuinamente afro-brasileira.

     Pela manhã e tarde as apresentações aconteceram na Escola Estadual Fernando Saldanha e Escola Estadual Joaquim Murtinho e no período da noite na Faculdade Magsul, junto aos acadêmicos do Curso de Educação Física.

     O Mestre Erimar Gordinho lembrou que a Capoeira vem sendo difundido em Ponta Porã nos últimos anos, destacando a Oficina Municipal Berimbau, desenvolvida na Funcespp e algumas Escolas da Rede Municipal de Ensino, que neste período alcançou milhares de crianças e adultos, com aulas práticas e teóricas.

“A arte da capoeira representa a cultura da raça negra, sendo legitimamente brasileira que mantém viva as tradições e costumes do povo africano que ficou no Brasil e difundiu a sua arte” lembrou Erimar.

    Ele lembrou ainda que no Dia da Consciência Negra, comemorada no dia 20 de novembro, é fundamental a apresentação de atividades que relembrem a cultura afro-brasileira que ajuda a formar a identidade cultural do Brasil.

     As atividades marcaram as comemorações pelo Dia da Consciência Negra, envolvendo toda comunidade escolar das instituições de ensino envolvidas, onde professores, alunos e direção participaram da roda de capoeira.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário