terça-feira, 22 de maio de 2012

I Luau Cultural Sem Fronteiras foi um sucesso


Evento promovido pelo Conselho Municipal de Cultura despertou a população local para conhecer os agentes culturais da cidade e também a necessidade de revitalizar a Praça Pedro Manvailler

A comunidade pontaporanense está mobilizada para garantir a revitalização da Praça Pedro Manvailler, localizada ao lado da Prefeitura. Na sexta-feira passada, à noite, o Conselho Municipal de Cultura, com apoio da Prefeitura, iniciou um movimento procurando engajar toda a sociedade local para assegurar a obra de recuperação da Praça, hoje ocupada por comerciantes que vendem alimentos.

O evento cultural para simbolizar o lançamento da campanha foi um sucesso. Os produtores culturais locais prestigiaram. O I Luau Cultural Sem Fronteiras contou com apresentações musicais, teatro, exposição de trabalhos artesanais, livros de escritores locais, além das apresentações de dança de rua e da oficina municipal de capoeira, mantidas pela Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã, a FUNCESPP.

A iniciativa do Conselho Municipal de Cultura conseguiu mobilizar os mais representativos segmentos da sociedade local. O evento contou com a presença de representantes das escolas estaduais Joaquim Murtinho, Adê Marques e particulares, como o Magsul e a FAP- Faculdade de Ponta Porã. A Academia Pontaporanense de Letras, o Clube de Imprensa de Ponta Porã, a Fundação Cultural e de Esporte, FUNCESPP, Sebrae, também prestigiaram.

Todos os segmentos que compõem o Conselho Municipal de Cultura também participaram do evento. Na parte musical, o destaque ficou por conta das apresentações das bandas Toko Madera, Surfistas de Trem e X Drive.

Na dança, foi brilhante a apresentação do grupo da Escola Anglo MAPPE. No local também foi criado um espaço destinado à Literatura, com a inédita iniciativa da troca de livros, visando incentivar a prática da leitura entre a população.

O evento teve total apoio da Prefeitura que providenciou a limpeza do local, a iluminação e escalou profissionais que ficaram à disposição durante as apresentações. “O evento foi uma iniciativa importante para consolidação da arte e cultura de Ponta Porã. O Luau segue o modelo do Sarau Estação Cultura, desenvolvido pela FUNCESPP que busca integrar os vários segmentos artísticos no mesmo espaço” declarou o diretor de cultura, Eder Rubens.

O Presidente do Conselho Municipal de Cultura, Augusto Palermo, caracterizou o Luau Cultural Sem Fronteiras como a grande oportunidade para reunir num mesmo espaço os mais diversos segmentos de arte e cultura da região de fronteira. “Foi um espaço generoso para que todos pudessem divulgar os seus trabalhos junto à população de Ponta Porã”, afirmou Palermo.

Um comentário:

  1. Parabéns pela brilhante iniciativa, parabenizo Augusto Palermo e todos q participaram desse evento, Ponta Porã está de parabéns!!!!!!!!

    ResponderExcluir