segunda-feira, 6 de junho de 2011

Funcespp reúne segmentos culturais em Sarau


Sarau Estação Cultura atraiu bom público e movimentou cenário artístico de Ponta Porã

A Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã, realizou na última sesta-feira (03), a I etapa do Sarau Estação Cultura que reuniu diversos artistas e fomentadores da cultura na fronteira.

O evento que contou com excelente público, aconteceu no Auditório da Funcespp instalado na antiga Estação Ferroviária, que foi amplamente remodelado durante a administração do prefeito Flávio Kayatt, através da parceria com o Governo Federal e atualmente atende jovens e crianças das variadas faixa etárias, por meio de projetos sócio-cultural.

O Sarau Estação Cultura idealizado pelo departamento de Cultura da Funcespp, reuniu atores de diversos segmentos culturais; música, teatro, artesanato, audiovisual, fotografia e poesia.

Em sua primeira etapa o Sarau contou com a presença de representantes da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul:Marcio Veiga, coordenador do Circuito sul-mato-grossense de Teatro e Lidiane Alves, coordenadora do projeto Rota Cine MS.

O Diretor de Cultura da Funcespp Eder Rubens, realizou a abertura oficial agradecendo ao empenho de toda equipe da Funcespp e aos fomentadores da arte e cultura de Ponta Porã. “Este é um evento voltado para fomentação da arte e cultura de nosso município.Compete aos gestor público criar espaços e oportunizar eventos para que nossos artistas possam apresentar as suas produções nos variados segmentos culturais” disse Eder, ressaltando que “A estação ferroviária é um espaço histórico e não pode estar desassociado das manifestações culturais.Temos artistas com potencialidades, que muito podem contribuir para evolução sócio-cultural de Ponta Porã”.

Na sua primeira etapa o Sarau Estação Cultura teve a seguinte programação: Audiovisual – Exibição do curta “Marandu – A cultura é nossa manchete”, produzido em 2010, pelos alunos do curso de audiovisual do Programa Interação. Em seguida o músico Gustavo Matos, interpretou as canções “Meu carnaval” da banda Filho dos Livres e “Tocando em Frente” do consagrado Almir ambos artistas de Mato Grosso do Sul, finalizando com “É isto ai!” de Ana Carolina.

A poesia teve a sua vez com citação da academia de Jornalismo da UNIGRAN e poetisa, Renata Boeira, que emocionou a todos com sua produção poética.O teatro foi representado pelo monólogo “Domingas” um experimento teatral, feito pelo experiente ator Carlos Augusto Palermo.

Duas intervenções musicais encerram o Sarau Estação Cultura, primeiramente os músicos Jonatan Leão, Coelho, Mário e Alisson, interpretaram canções do segmento rock and roll em formato acústico, fazendo todo público participar das interpretações.

Finalizando o Sarau Estação Cultura, o público conferiu a diversidade cultural da fronteira, acompanhando a intervenção artística do cantor de Hip-Hop, Luis Paulo, que através de letras de sua própria autoria, emocionou com sua qualidade musical e a sua experiência vivenciada nas ruas, e sua recuperação do mundo das drogas, por meio da música e da fé.

Márcio Veiga, coordenador do Circuito sul-mato-grossense de teatro elogiou a iniciativa da Funcespp e destacou a rica diversidade cultural existente em Ponta Porã, que sempre contribui para produção artística de Mato Grosso do Sul.
“A Funcespp está de parabéns em proporcionar eventos e projetos, que auxiliam na fomentação da arte e cultura.Ponta Porã possui uma grandeza histórica, voltada para os vários segmentos culturais e este espaço da antiga estação é ideal para estes tipos de manifestações artísticas” frisou.

A diretora-executiva da Funcespp, Professora Celma Pelusch, disse que a administração do Prefeito Flávio Kayatt, vem buscando realizar projetos, que proporcione a toda população eventos voltados para toda família.
“O Sarau Estação Cultura atraiu um público diversificado, de acadêmicos a fomentadores da arte e cultura, bem como famílias que apóiam as iniciativas culturais de Ponta Porã”.

O Sarau Estação Cultura acontecerá toda primeira sexta-feira de cada mês, sempre com inicio ás 19 horas, na sede da Funcespp (antiga estação ferroviária), localizada na Rua General Osório, 2.150 – bairro Noroeste.A entrada é gratuita, e as manifestações artísticas devem ser agendadas de forma antecipada junto ao departamento de cultura da Funcespp. Maiores informações pelo telefone 3431-5675, de segunda a sexta-feira em horário comercial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário