terça-feira, 26 de junho de 2012

Ponta Porã participa do Seminário do Plano Estadual de Cultura



Evento aconteceu na capital do estado e reuniu gestores, artistas e produtores culturais

Ponta Porã marcou presença no Seminário do Plano Estadual de Cultura, ocorrido na quarta-feira (20) no Centro José Octávio Guizzo em Campo Grande, que reuniu gestores, artistas, fomentadores e produtores culturais de municípios das diversas regiões de Mato Grosso do Sul.

O Seminário do Plano Estadual de Cultura teve inicio com a explanação sobre o Sistema Nacional de Cultura e o Plano Nacional de Cultura, bem como as diretrizes e normas que declaram a legitimidade do incentivo e fomento da cultura em todo país, de acordo com a Constituição Federal.

A explanação foi feita pelo Professor Bernardo Mata Machado, Diretor de Programas Integrados, da Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura, que destacou a importância da efetiva participação dos municípios de Mato Grosso do Sul para elaboração do Plano Estadual de Cultura. “Com este plano de ação o Brasil passa a reconhecer de fato a sua rica diversidade cultural, democratizando o debate sobre incentivos culturais e contribuindo de forma efetiva para o mapeamento cultural de cada estado” explicou Bernardo.

Em seguida foi repassado pela equipe da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, o processo de construção do Plano Estadual de Cultura e a Instalação do Fórum Estadual de Planejamento de Cultura.

Na oportunidade foram formados os grupos de trabalhos divididos em 04 regiões territoriais, contemplando todos os municípios de Mato Grosso do Sul.Ponta Porã que faz parte da Região Sul-Fronteira, formada pro Amambai, Antonio João, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Laguna Carapã, Paranhos, Ponta Porã, Sete Quedas e Tacuru, participa do Território 4 ao lado dos municípios das Regiões do Conesul, Grande Dourados e Leste.

O Diretor de Cultura da FUNCESPP, Eder Rubens da Silva, que participou do encontro em Campo Grande, enfatizou a importância do Seminário do Plano Estadual de Cultura para esclarecer dúvidas existentes para efetiva adesão de Ponta Porã no Sistema Nacional de Cultura, bem como para o fortalecimento e consolidação do segmento cultural em todo estado e país. “A cultura passou nos últimos anos a ter uma atenção especial por parte do poder público, que passou a entender que os vários segmentos culturais representam a herança dos costumes da população, contribuindo para formação da identidade cultural de nosso país” lembrou Eder Rubens, ressaltando que “este apoio ainda é tímido, mas tem crescido. A cultura aquece a economia, vários segmentos geram emprego e renda para população, por isto é fundamental a sua organização e fomentação”.

O Presidente do Conselho Municipal de Cultura, Augusto Palermo, também participou do Seminário do Plano Estadual de Cultura, e avaliou como fundamental a construção de metas que contribuam para o fortalecimento da cultura no país. “Vivemos um momento importante para efetiva democratização das iniciativas e investimentos na área cultural em seus vários segmentos.Ponta Porã possui uma rica diversidade cultural, é fundamental a sua inserção no Plano Estadual de Cultura, bem como um amplo mapeamento de sal produção cultural existente” disse Palermo.

Conforme agenda de programação do Plano Estadual de Cultura, no período de 16 a 20 de julho de 2012, ocorrem a Constituição de Fóruns Territoriais, com o Seminário do Território 4 ocorrendo no dia 19 de julho em Naviraí.

O seminário para definir o plano estadual de cultura em Mato Grosso do Sul reuniu representantes de 42 dos 78 municípios do Estado. Segundo a organização, cerca de 150 pessoas participaram do encontro, que também reuniu representantes de várias entidades, como a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

O objetivo do evento, que discutiu as “estratégias metodologias para um processo participativo”, era o de lançar ações para elaboração do Plano de Emenda à Constituição e, além disso, abrir o diálogo com gestores públicos, representantes de entidades, agentes culturais e artistas.

A proposta principal é criar estratégias da cultura sul-mato-grossense para os próximos 10 anos, por meio da elaboração deste plano e da construção do SNC (Sistema Estadual de Cultura).

Para a coordenadora técnica de Mato Grosso do Sul, Cláudia Medeiros, o seminário, que durou o dia todo, foi satisfatório. Poderia ter reunido mais pessoas, declarou, mas a participação de 42 gestores públicos foi uma grande conquista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário