quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Cursos incentivam reaproveitamento de materiais recicláveis





Ponta Porã intensifica capacitação em artes e cultura através de parcerias

Eder Rubens

O Programa Interação 2010, desenvolvido pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Funarte – Fundação Nacional de Artes em parceria com a Prefeitura de Ponta Porã, através da FUNCESPP - Fundação de Cultura e Esporte, vem intensificando a capacitação em artes e cultura.
Ponta Porã recebe no período de outubro e novembro deste ano, 15 cursos em artes e cultura em 05 áreas - Fotografia, Artes Plásticas, Teatro, Música, Audiovisual e Dança, realizados em dois períodos com inscrições gratuitas.
No total já foram realizados 07 cursos: Fotografia, Dança – Composição e Criação Coreográfica; Didática e Metodologia para o Ensino de Dança; Música: Construção de Instrumentos; Artes Plásticas - Curadoria e Montagem de Exposição; Circo – Solo e Palhaço.
Os cursos de Construção de Instrumentos e Manipulação de Materiais na Construção da Obra de Arte, incentivaram os alunos no reaproveitamento de materiais recicláveis, para auxiliar na produção da arte.
Materiais recicláveis como garrafas pet, tampinhas, madeiras, canos de PVC, latas e outros foram utilizados como matéria prima para construção de instrumentos e obras de arte.
Conforme afirmou Maestro Jucilei Inácio Martins, que ministrou o Curso de Construção de Instrumentos, o reaproveitamento dos materiais recicláveis é fundamental para conscientização da população, visando a preservação do meio ambiente.
“Durante o curso tivemos um resultado satisfatório na construção de instrumentos mediante a reutilização de materiais recicláveis.Os alunos ficaram interessados em contribuir na boa prática da coleta seletiva e multiplicar o conhecimento através da criação de projetos musicais, que incentive a reciclagem sem comprometer a qualidade musical” explicou Martins.
A Artista Plástica Ana Chermont, responsável pelo Curso de Manipulação de Materiais na Construção de Instrumento, também incentivou os alunos na criação de obras a partir de materiais recicláveis.
“Cada vez mais o mundo percebe que é possível criar boas obras, com o reaproveitamento de materiais recicláveis. Esta tendência vem contagiando diversos segmentos culturais e contribuindo para um mundo melhor, mais limpo e menos degradável” frisou Ana.
De acordo com o Programa Interação 2010, ainda estão previstos os cursos de; Direção Teatral – 04 a 07/11; Figurino 05 a 07/11; Harmonia e Arranjo – 17 a 21/11; Teatro de Rua - 18 a 21/11; Oficina de Documentário e Produção de Documentário – 22 a 29/11.
As vagas são limitadas e as inscrições já estão abertas, podendo ser feitas na sede FUNCESPP – localizado na Rua General Osório, 2150 – bairro Noroeste (antiga estação ferroviária) de segunda a sexta-feira em horário comercial.Maiores informações 3431-5675 Departamento de Cultura.
Fotos – Divulgação
Legenda – Alunos produziram instrumentos através de materiais recicláveis
Legenda 2 – Obras de artes nascem através da criatividade e material reciclável

Nenhum comentário:

Postar um comentário