terça-feira, 27 de outubro de 2009

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Academia Gingart e FUNCESPP realizam neste final de semana a 7ª Copa Regional Ponta Porã de Capoeira



A Academia Gingart de Capoeira em parceria com a Oficina Municipal de Capoeira Berimbau realizada pela Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã - FUNCESPP, realiza neste sábado e domingo, a sétima edição da Copa Regional Ponta Porã de Capoeira.
Conforme informou a organização do evento serão dois dias de competições com mais de 180 atletas de 04 estados do país: São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais nas categorias mirim, pré-mirim, Infantil, juvenil, Graduado e Profissionais. Durante o evento haverá ainda o sétimo Batismo e Troca de Cordões de Capoeira, que acontecerá no Ginásio Poliesportivo Pepe Portela.
Á 7º Copa Regional Ponta Porã de Capoeira terá início no sábado, a partir das 08h30 no Anfiteatro da Prefeitura Municipal, onde delegações, técnicos, mestres e atletas estarão participando de uma oficina tratando das novas regras internacional de capoeira.
No período da tarde iniciam as competições e apresentação no Ginásio Municipal Pepe Portela, com entrada grátis, para todos que desejam acompanhar e prestigiar o evento esportivo, que será finalizado no domingo.
O evento contará com diversos mestres de capoeira, entre eles Sérgio Raul Pradella, representante do Conselho Superior de Mestres das Federações Internacionais de Capoeira, de Presidente Prudente-SP.
Pradella destacou o constante crescimento da capoeira em todo país e no mundo, onde a modalidade é praticada em 150 países, sendo escolhido para participar como apresentação na próxima Olimpíada em 2012 e possivelmente como competição olímpica no Rio-2016. “A capoeira teve uma evolução considerável pelo mundo, sendo bem aceita e tendo total reconhecimento do Comitê Olímpico Esportivo, que deve assegurar a modalidade como olímpica nas Olimpíadas do Rio de Janeiro” frisou Pradella.
Ele lembrou ainda que a Capoeira foi eleita em 2007 como Patrimônio Histórico Brasileiro, sendo uma modalidade esportiva voltada para manutenção e prática da cultura do país. “A capoeira é um patrimônio cultural do país, que ajuda na formação social dos participantes bem como na prática esportiva de crianças, jovens e adultos em todo mundo” explicou, ressaltando que “fico feliz em ver municípios como Ponta Porã, incentivando a capoeira e a sua manifestação cultural junto a comunidade” .
O contra-mestre Gordinho que coordena a Oficina Municipal Berimbau de Capoeira, agradeceu ao constante apoio da Prefeitura de Ponta Porã, da Funcespp e alguns empresários para realização do evento. “Esta é a sétima edição e a cada ano tem aumentado o número de participantes, despertando o interesse da população pela prática da capoeira em todas as faixa etárias”.

Fonte: Diário MS

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Grupo Cena Viva apresenta: Um Homem Célebre

JOGOS ESCOLARES – JESP/2009 INICIAM NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA





Os JESP/2009 realizado anualmente pela Prefeitura Municipal de Ponta Porã através da Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã – FUNCESPP terão início no dia 20 de outubro de 2009, a partir das 08h00min no Ginásio Municipal Pepe Portela.

Os Jogos Escolares da Semana da Pátria que seriam realizados no final de agosto e começo de setembro, foram adiados pela Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã - FUNCESPP, como medida preventiva ao vírus H1N1 (Influenza A) por recomendação da Secretaria Municipal de Saúde, tendo em vista a preocupação em realizar eventos com grande aglomeração de pessoas.

Os jogos tem como objetivo integrar e inserir os alunos ao meio esportivo, com participação das escolas da rede pública e privada de ensino nas modalidades coletivas (voleibol, futsal, handebol e basquetebol) e individuais (judô, xadrez, atletismo, tênis de mesa e taekwondo).

As competições serão realizadas no período de 20 à 31/10/2009 no Ginásio Municipal Pepe Portela, Escola MAPPE, Colégio Objetivo Magsul, Escola Municipal Ramiro Noronha, FUNCESPP e 11° RC Mec.

Serão 29 escolas participando, totalizando aproximadamente 1.000 alunos em todas as modalidades. Os campeões de cada modalidade irão representar o município e suas escolas nos JOGOS ESCOLARES DO MATO GROSSO DO SUL – JEMS/2010, lutando por uma vaga nas Olimpíadas Escolares (nacional).

Ponta Porã terá orquestra de violinos






A Prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e da FUNCESPP - Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã firmou na última quinta-feira, uma parceria com a Fundação Tierra Nuestra de Assunção, capital do Paraguai.
A parceria que foi firmada no União Tênis Clube vai possibilitar o desenvolvimento do Projeto Cultural Sonidos de La Tierra/Sintonia de Ponta , que visa alcançar as crianças em situação de risco e vulnerabilidade social na fronteira, por meio de aulas práticas e teóricas de violino.
O Projeto Sonidos de La Tierra vai possibilitar a criação de uma Orquestra de Violinos em Ponta Porá, e por conseqüência a ressociabilização das crianças que vivem em situação de risco, à margem da sociedade e sob constantes ameaças do mundo das drogas, prostituição e outros tipos de violência.
A coordenação do projeto cultural ficará por conta do CREAS -Centro de Referência Especializado e Assistência Social, que estarão acompanhando as crianças participantes e monitorando o desenvolvimento de toda etapa do projeto.
“O CREAS atende este público, ou seja, as crianças com este perfil de necessidades sociais. Desta forma a parceria com estas instituições, irá alcançar crianças sem acesso e que precisam de outras metodologias de ensino para uma plena ressociabilização” destacou Vera Lúcia Oliveira, coordenadora do CREAS em Ponta Porã.
A FUNCESPP que possui a Escola de Música Isaac Borges Capilé, coordenada pelo Maestro Jucilei Inácio Martins, e que atende mais de 200 crianças e adolescentes nos projetos ligados à música, estará oferecendo todo o suporte necessário para o pleno desenvolvimento do projeto cultural.
“Este é, sem dúvida, um grande projeto, voltado para a inserção da cultura na vida de nossas crianças. A parceria com a Assistência Social e com a ONG Tierra Nuestra, vai permitir que crianças que vivem em situações de risco possam recuperar a sua auto-estima através da música” disse Adir Teixeira, diretor-presidente da FUNCESPP.
A ONG Sonidos de La Tierra que desenvolve um projeto semelhante em Assunção, estará disponibilizando todos os instrumentos necessários para que o projeto possa ser executado em Ponta Porã.
“Esta é uma primeira etapa, onde vamos disponibilizar os instrumentos musicas e a Prefeitura de Ponta Porã, estará coordenando através de professores e monitores” disse o Maestro Luis Szarán, diretor do Sonidos de La Tierra em Assunção.
O Maestro Luis Szarán lembrou ainda que a Fundação Tierra Nuestra escolheu o município de fronteira, após conhecer o bom trabalho desenvolvido pela atual administração municipal, através da FUNCESPP. “Este é um pequeno passo, para que a música possa transformar vidas, como vem acontecendo em vários municípios do Paraguai, por meio do Sonidos de La Tierra” .
Na primeira etapa o Projeto Sonidos de La Tierra/Sinfonia de Ponta, estará recebendo 20 violinos, 02 violões, violoncelo e contra-baixo, doados pela Fundação Tierra Nuestra.
O lançamento oficial do Projeto Sonidos de La Tierra e Sinfonia de Ponta, contou com um público que pôde acompanhar apresentações culturais da Banda Municipal Isaac Borges Capilé e Orquestra Sonidos de La Tierra.
Sonidos de La Tierra: transformando vidas

A Fundação Tierra Nuestra – Aprendizagem e Desenvolvimento, fundada em 2002, com sede em Assunção no Paraguai, conta com recursos financeiros de empresas privadas e doadores que apóiam no desenvolvimento de diversos projetos como Sonidos de La Tierra no Paraguai, Argentina, Uruguai, Bolívia e agora Ponta Porã.
O Diretor do Projeto Sonidos de La Tierra, Maestro Luis Szarán, fez questão de acompanhar o lançamento do projeto em Ponta Porã, que considera fundamental para resgatar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
O Projeto Sonidos de La Tierra já alcançou 11 mil jovens de 50 municípios e 110 distritos do Paraguai, além de Comunidades Indígenas e Centro de Recuperação de menores infratores.
Neste período vidas foram transformadas, através de aulas de cidadania e música, que auxiliam as crianças e adolescentes na mudança de comportamento e visão em relação a sociedade permitindo o resgate dos participantes.
“A música é um meio eficiente de transformar vidas, de formar caráter, por meio da sensibilidade, agregando valores éticos e sociais” frisou Lis Szarán.
Conforme disse o Maestro Luis Szarán, que tem em seu currículo apresentações em concertos na Áustria, Suíça, Alemanha e Estados Unidos da América, o projeto tem como intuito de formar cidadãos, pessoas comprometidas com a ética e cidadania.
“Não temos como objetivo formar músicos profissionais, claro que na eventualidade surjam talentos a fundação apóia com bolsas e incentiva a sua qualificação” explicou Szarán.
O Projeto Sonidos de La Tierra, possui inúmeras histórias de meninos e meninas, que sem esperança e vivendo em situação precária por conta de escassos recursos financeiros, perderam a auto-estima e valores essenciais para vida, mas que recuperam após terem um profundo contato com a música.
“Uma criança que durante o dia escuta Mozart, não vai destruir vidraças no período da noite.Este projeto será de grande importância para crianças menos favorecidas da fronteira” salientou Luis Szarán.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Conselho Municipal de Cultura realiza eleição de novos membros para Biênio 2009-2011

O Conselho Municipal de Cultura convida as pessoas atuantes na área de cultura (letras, artes plásticas, artes cênicas, artes audiovisuais, música, dança e cultura popular) para reunião de eleição de novos membros que será realizada no anfiteatro da Prefeitura Municipal de Ponta Porã no dia 20 de outubro de 2009 às 19h00min.

FUNCESPP LEVA CULTURA E ESPORTE ÀS CRIANÇAS DE PONTA PORÃ













A Prefeitura Municipal de Ponta Porã através da Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã – FUNCESPP realizou na semana que antecede ao dia da criança atividades recreativas e culturais nas escolas do município, atendendo aproximadamente 600 crianças. Foram realizadas brincadeiras, jogos, além de música e sessão de cinema, que fazem parte do Projeto Recreação e Lazer nas Escolas e Projeto Cinema para Escolas, uma iniciativa da Fundação que tem por objetivo levar aos alunos das escolas da rede municipal, estadual e privada atividades recreativas e culturais.
As atividades iniciaram na segunda-feira com a APAE, onde participaram aproximadamente 110 crianças. As crianças ficaram felizes com as atividades na cama elástica, o mini-futebol e as brincadeiras com bolas. Algumas atividades foram adaptadas tendo em vista as limitações motoras de cada criança.
Na terça-feira foi a vez da Escola Mace receber o Projeto. As crianças da 4ª à 7ª série se divertiram com as brincadeiras, jogos e com os materiais levados pela equipe da FUNCESPP como perna-de-pau, cama elástica e esqui de madeira. Os alunos do Jardim ao Ensino Médio (04 à 17 anos) assistiram filmes da Programadora Brasil como: O Cavalo Azul, O Tamanho Que Não Cai Bem, Disfarce Explosivo, Caçadores de Saci e Cafuné, através do Projeto Cinema Para as Escolas, uma parceria da Prefeitura Municipal de Ponta Porã/FUNCESPP com o SICREDI.
O Grupo de Teatro Cena Viva do Projeto Letras de Luz apresentou-se na quarta-feira na Escola Magsul para aproximadamente 100 alunos.
Na quinta-feira foi a vez dos alunos da FUNCESPP apresentarem seus talentos. Os alunos da Oficina Municipal de Capoeira Berimbau apresentaram-se na Praça Lício Borralho no período matutino e no período vespertino as crianças e jovens da Oficina Municipal de Violão e da Banda Municipal de Ponta Porã abrilhantaram o evento realizado para assinatura do convênio entre a Prefeitura Municipal de Ponta Porã e o Projeto Sonidos de La Tierra, no União Tênis Clube.
Na sexta-feira, finalizando as atividades da semana da criança, os alunos da MAPPE receberam o Projeto Recreação e Lazer com a realização de atividades recreativas.
A equipe da FUNCESPP que coordenou as atividades foi composta dos seguintes profissionais: Prof. Carlos Morel (Ginga) – coordenador, Frank Areco Amorim e acadêmicos de Educação Física: Marcelo Ribeiro, Marcos Colman, Priscila Arce e Cristiane Ramires.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Equipe Impacto Total de Luta de Braço se destaca no Campeonato Metropolitano Heavy Duty de Luta de Braço




No dia 3 de outubro aconteceu em Campo Grande o 1º Campeonato Metropolitano Heavy Duty de Luta de Braço onde os atletas da equipe Impacto Total de Luta de Braço conquistaram os melhores resultados possíveis:

• Mauro Rodrigues Pereira Junior - 2º lugar categoria 90 kls braço direito;
• Alberto Lemes (Lucho) - 3º lugar categoria 90 kls braço direito;
• Daniel Araujo - 4º Lugar categoria 70 kls braço direito;
• Paulo Sergio Dutra - 3º Lugar categoria 70 kls braço direito;
• Aurimar Aparecido Fernandes 2º Lugar categoria + 100 Kls.

O atleta Aurimar Aparecido Fernandes foi um dos destaques. O mesmo é portador de deficiência física, mas como no evento não houve atletas inscritos na categoria de portador de deficiência física o mesmo com força, garra e determinação resolveu competir de igual para igual com atletas sênior onde deu um banho de força e capacidade conquistando o 2º lugar no podium. O atleta aproveita para agradecer os seus patrocinadores: Gaúcha Car, Tornearia São Luiz e Mecânica Daya e os atletas Mauro Rodrigues Pereira Jr, Daniel Araújo e Paulo Sergio agradecem a academia Universo Físico, Drogaline, Farmácia Avenida e Guedes.

César Lima da Silva, dirigente técnico da equipe de Ponta Porã agradece não só os patrocinadores dos atletas como também o esforço da Professora Leny da Secretaria Municipal de Educação, do Professor Adir Teixeira, diretor-presidente da FUNCESPP e ao Prefeito Flavio Kayatt que não mede esforços para ajudar na caminhada levando o nome de Ponta Porã em todos os eventos de Luta de Braço tanto no estado do MS como em grandes campeonatos fora como o Brasileiro e Copa Brasil de Luta de Braço.

A equipe Impacto Total no decorrer dos seus 8 anos de caminhada com a modalidade não esquece de dizer que ainda é considerada a segunda melhor equipe do Estado. As pessoas que querem praticar esta modalidade entre em contato com César Lima na Rua Valêncio de Brum - 193 no Bairro da Granja.