quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Ponta Porã terá orquestra de violinos






A Prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e da FUNCESPP - Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã firmou na última quinta-feira, uma parceria com a Fundação Tierra Nuestra de Assunção, capital do Paraguai.
A parceria que foi firmada no União Tênis Clube vai possibilitar o desenvolvimento do Projeto Cultural Sonidos de La Tierra/Sintonia de Ponta , que visa alcançar as crianças em situação de risco e vulnerabilidade social na fronteira, por meio de aulas práticas e teóricas de violino.
O Projeto Sonidos de La Tierra vai possibilitar a criação de uma Orquestra de Violinos em Ponta Porá, e por conseqüência a ressociabilização das crianças que vivem em situação de risco, à margem da sociedade e sob constantes ameaças do mundo das drogas, prostituição e outros tipos de violência.
A coordenação do projeto cultural ficará por conta do CREAS -Centro de Referência Especializado e Assistência Social, que estarão acompanhando as crianças participantes e monitorando o desenvolvimento de toda etapa do projeto.
“O CREAS atende este público, ou seja, as crianças com este perfil de necessidades sociais. Desta forma a parceria com estas instituições, irá alcançar crianças sem acesso e que precisam de outras metodologias de ensino para uma plena ressociabilização” destacou Vera Lúcia Oliveira, coordenadora do CREAS em Ponta Porã.
A FUNCESPP que possui a Escola de Música Isaac Borges Capilé, coordenada pelo Maestro Jucilei Inácio Martins, e que atende mais de 200 crianças e adolescentes nos projetos ligados à música, estará oferecendo todo o suporte necessário para o pleno desenvolvimento do projeto cultural.
“Este é, sem dúvida, um grande projeto, voltado para a inserção da cultura na vida de nossas crianças. A parceria com a Assistência Social e com a ONG Tierra Nuestra, vai permitir que crianças que vivem em situações de risco possam recuperar a sua auto-estima através da música” disse Adir Teixeira, diretor-presidente da FUNCESPP.
A ONG Sonidos de La Tierra que desenvolve um projeto semelhante em Assunção, estará disponibilizando todos os instrumentos necessários para que o projeto possa ser executado em Ponta Porã.
“Esta é uma primeira etapa, onde vamos disponibilizar os instrumentos musicas e a Prefeitura de Ponta Porã, estará coordenando através de professores e monitores” disse o Maestro Luis Szarán, diretor do Sonidos de La Tierra em Assunção.
O Maestro Luis Szarán lembrou ainda que a Fundação Tierra Nuestra escolheu o município de fronteira, após conhecer o bom trabalho desenvolvido pela atual administração municipal, através da FUNCESPP. “Este é um pequeno passo, para que a música possa transformar vidas, como vem acontecendo em vários municípios do Paraguai, por meio do Sonidos de La Tierra” .
Na primeira etapa o Projeto Sonidos de La Tierra/Sinfonia de Ponta, estará recebendo 20 violinos, 02 violões, violoncelo e contra-baixo, doados pela Fundação Tierra Nuestra.
O lançamento oficial do Projeto Sonidos de La Tierra e Sinfonia de Ponta, contou com um público que pôde acompanhar apresentações culturais da Banda Municipal Isaac Borges Capilé e Orquestra Sonidos de La Tierra.
Sonidos de La Tierra: transformando vidas

A Fundação Tierra Nuestra – Aprendizagem e Desenvolvimento, fundada em 2002, com sede em Assunção no Paraguai, conta com recursos financeiros de empresas privadas e doadores que apóiam no desenvolvimento de diversos projetos como Sonidos de La Tierra no Paraguai, Argentina, Uruguai, Bolívia e agora Ponta Porã.
O Diretor do Projeto Sonidos de La Tierra, Maestro Luis Szarán, fez questão de acompanhar o lançamento do projeto em Ponta Porã, que considera fundamental para resgatar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
O Projeto Sonidos de La Tierra já alcançou 11 mil jovens de 50 municípios e 110 distritos do Paraguai, além de Comunidades Indígenas e Centro de Recuperação de menores infratores.
Neste período vidas foram transformadas, através de aulas de cidadania e música, que auxiliam as crianças e adolescentes na mudança de comportamento e visão em relação a sociedade permitindo o resgate dos participantes.
“A música é um meio eficiente de transformar vidas, de formar caráter, por meio da sensibilidade, agregando valores éticos e sociais” frisou Lis Szarán.
Conforme disse o Maestro Luis Szarán, que tem em seu currículo apresentações em concertos na Áustria, Suíça, Alemanha e Estados Unidos da América, o projeto tem como intuito de formar cidadãos, pessoas comprometidas com a ética e cidadania.
“Não temos como objetivo formar músicos profissionais, claro que na eventualidade surjam talentos a fundação apóia com bolsas e incentiva a sua qualificação” explicou Szarán.
O Projeto Sonidos de La Tierra, possui inúmeras histórias de meninos e meninas, que sem esperança e vivendo em situação precária por conta de escassos recursos financeiros, perderam a auto-estima e valores essenciais para vida, mas que recuperam após terem um profundo contato com a música.
“Uma criança que durante o dia escuta Mozart, não vai destruir vidraças no período da noite.Este projeto será de grande importância para crianças menos favorecidas da fronteira” salientou Luis Szarán.

Nenhum comentário:

Postar um comentário