sexta-feira, 31 de agosto de 2012

FUNCESPP leva arte e cultura para trabalhadores da JBS S/A




Ação aconteceu durante Semana de Prevenção ao Trabalho.Trabalhadores tiveram acesso a Cinema e Música

       A Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã levou arte e cultura para os trabalhadores da Empresa JBS S/A, durante a Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho que contou com diversas atividades sócio-culturais.
     O evento promovido pela Empresa JBS S/A, possibilitou aos trabalhadores  duas sessões do Curta: Roda o Tereré, dirigido por Lilian Solá Santiago, a filmografia faz parte do acervo do Projeto Cinema para ás Escolas, desenvolvido pela FUNCESPP objetivando aproximar e impulsionar a arte cinematográfica junto a população.
    Roda o Tereré retrata o dia-a-dia de pessoas que possuem o hábito e costume, de degustar da bebida típica da região de fronteira e de todo Mato Grosso do Sul, tombado em 2010 como Patrimônio Imaterial do estado .
   A pesquisa mergulha fundo no patrimônio imaterial de Mato Grosso do Sul, principalmente no que se refere ao uso da erva-mate, suas origens e seus costumes. O ponto alto do vídeo é a cerimônia da Erva, na aldeia guarani de Panamby.A erva-mate é sagrada para o povo Guarani Kayowá, que tem muito respeito a Caati (a mãe erva).
   Em seguida alunos do Projeto RECICLASOM realizaram uma bela apresentação com duas peças musicais, com sons extraídos  de instrumentos produzidos a partir de materiais recicláveis.
   O Projeto RECICLA SOM é formado por jovens músicos de Ponta Porã, que pesquisam sons e ritmos produzidos pelos materiais recicláveis, além de incentivar as boas práticas quanto a coleta seletiva e preservação do meio ambiente.     
   O Diretor-Presidente da FUNCESPP, Adir Teixeira, enfatizou sobre a importância de empresas como a JBS que procuram levar aos seus funcionários arte e cultura, como forma de melhorar a qualidade de vida.
“A direção da JBS  e funcionários estão de parabéns.Ficamos felizes em contribuir com o Seminário de Prevenção ao Trabalho, através de projetos culturais desenvolvido na Funcespp e com artistas locais” frisou Adir Teixeira. 

1º de Setembro - Dia do Profissional de Educação Física!


sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Definidos os campeões da 6º Taça Cidade Ponta Porã de Futsal – Centenário







Na noite desta quinta-feira (23), aconteceu no Ginásio Poliesportivo Pepe Portela em Ponta Porã, a rodada final da 6º Taça Cidade de Ponta Porã de Futsal - Centenário que fez parte do calendário do aniversário da cidade. 
O campeonato teve seu início no dia 19 de junho e contou com a participação de 25 equipes no naipe masculino e 06 equipes no feminino. A equipe de arbitragem foi composta por Wander Márcio, Douglas Ramires, José Cabreira e José Robson (Dido).
Pelo terceiro ano consecutivo a equipe feminina do Atlas foi campeã da competição, recebendo assim o troféu transitório. No masculino sagrou-se campeã a equipe do Marambaia E.C, que recebeu o troféu transitório, tendo em vista que esta foi sua a primeira participação na competição.
A Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã agradece a parceria com a Comercial Zeus através do senhor Roberto Mareco, que fez a doação de um jogo de camisa para as equipes campeãs.

Resultados:
Feminino
Atlas 02 x 02 Sport Santa Lúcia
Gols Atlas: Eliane (01) e Cinthia (01)
Gols Santa Lúcia: Cecília (01) e Natália (01) 
A equipe do Atlas venceu o Santa Lúcia nos pênaltis por 5x4.

Masculino
Marambaia E.C 05 x 03 Sport 10
Gols Marambaia E.C: Celso Junior (01), Denis (02), Robson (01) e Renan (01)
Gols Sport 10: Julio (01), Cristian (01)  e  Juliano (01)

Classificação final: 
Masculino 
1º lugar: Marambaia E.C
2º lugar: Sport 10
3º lugar: Santa Isabel
Goleiro menos vazado: Alberto Martinez (Sport 10): 10 gols
Artilheiro: Geraldo Cáceres (Santa Isabel): 20 gols

Feminino 
1º lugar: Atlas
2º lugar: Santa Lúcia
3º lugar: Arsenal
Goleira menos vazada: Maria Ester Bareiro (Santa Lúcia): 04 gols
Artilheira: Aline de Lima (Atlas): 07 gols 

A 6ª Taça Cidade Ponta Porã de Futsal – Centenário é uma realização da Prefeitura Municipal de Ponta Porã através da Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã. “A competição alcançou um ótimo nível, devido à popularidade do esporte em nossa fronteira e aproveito a oportunidade para agradecer todas as equipes participantes”, frisou o Diretor-Presidente da FUNCESPP, Prof. Adir Teixeira.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Campeonato de Futsal de Base – Centenário de Ponta Porã



Foram realizadas as finais das categorias sub-10, sub-12 e sub 14 anos do Campeonato de Futsal de Base – Centenário de Ponta Porã FUNCESPP/MAGSUL. Após os jogos foi realizada a entrega das premiações de todas as categorias, contando com a presença dos Professores e Diretores da FUNCESPP, Olacir Azambuja do Carmo e Roberto Hugo Urizar, do representante da Escola Magsul, Sr Robson Josgrilbert e dos pais dos atletas participantes. O bom público abrilhantou as finais de cada categoria e a premiação.
Resultados:
Categoria Sub-10
1º lugar: Magsul
2º lugar: Projeto Futsal de Ponta/FUNCESPP;
Artilheiro: Nilson – Magsul
Goleiro destaque: Danilo – Projeto Futsal de Ponta/FUNCESPP.

Categoria Sub-12
1º lugar: Projeto B Futsal de Ponta/FUNCESPP;
2º lugar: Magsul
Artilheiro: Thiago Quinhones – Projeto Futsal de Ponta/FUNCESPP
Goleiro destaque: Marcos Motta – Escola Magsul;
Atleta destaque: Pedro Henrrique G. da Silva – Projeto Futsal de Ponta/FUNCESPP;
Atleta revelação: Davi Parra – Escola Magsul.

Categoria sub-14
1º lugar:  Magsul;
2º lugar: Projeto D Futsal de Ponta/FUNCESPP
Artilheiro: João Victor – Magsul
Goleiro destaque: Marcos – Projeto C Futsal de Ponta/FUNCESPP
Atleta destaque: Gustavo Lucas de Oliveira – Projeto C Futsal de Ponta/FUNCESPP
Atleta revelação: João Victor – Magsul

“Com o apoio irrestrito do Diretor-Presidente Prof. Adir Teixeira de Oliveira e dos funcionários da FUNCESPP, o campeonato ocorreu sem maiores problemas, com um ótimo saldo positivo, o que nos estimula a realizar outros, principalmente nas categorias menores”, frisou Sady Júnior Bueno, professor do Projeto Futsal de Ponta. Para o próximo bimestre, a expectativa da organização é de realizar mais uma edição do campeonato, com mais equipes convidadas. 

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Reunião define propostas de incentivo à cultura

Artistas, fomentadores e produtores culturais de Ponta Porã têm um compromisso importante nesta quarta-feira. Será realizada na Câmara Municipal, uma importante reunião que irá definir as propostas de Ponta Porã para o Plano Estadual de Cultura.


O diretor de cultura da FUNCESPP, Eder Rubens, está convidando representantes de todos os segmentos da cultura local para que compareçam e apresentem as propostas. Na semana passada já foi realizada uma reunião na qual ele explicou o objetivo deste trabalho e distribuiu questionários aos presentes.

A reunião desta quarta-feira deverá ser iniciada às 19 horas, na Câmara Municipal, Avenida Brasil, 3470, centro. “Estamos promovendo esta reunião continuada para definirmos propostas de incentivo e desenvolvimento do setor artístico e cultural da fronteira, a serem encaminhadas para o Plano Estadual de Cultura na conferencia marcada para acontecer na cidade de Naviraí”, explicou Eder Rubens.

TAÇA CIDADE PONTA PORÃ DE FUTSAL– CENTENÁRIO CHEGA AO FINAL







Nesta quinta-feira, dia 23, acontecem as finais da 6º Taça Cidade Ponta Porã de Futsal – Centenário, no Ginásio Poliesportivo Pepe Portela. Serão realizadas as disputas do 1º lugar feminino e masculino.

        No primeiro jogo, previsto para as 18:45h, a disputa do 1º lugar feminino é entre  Atlas e Sport Santa Lúcia. Logo após, às 19h é a vez do futsal masculino fazer sua final entre Sport 10 e Marambaia Futebol Clube. A Prefeitura Municipal de Ponta Porã, através da FUNCESPP convida toda a população Pontaporanense para esta grande final.

A 6ª Taça Cidade Ponta Porã de Futsal – Centenário é uma realização da Prefeitura Municipal de Ponta Porã através da Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã.

Resultados
Disputa 3º Lugar

Dia 21/08/12 (Terça-feira)
Fem – Master  1 x  2 Arsenal
Masc – Santa Isabel 9 x  5 Olimpia’Kos

Final

Dia 23/08/12 (Quinta-feira)
Fem - Atlas x Santa Lucia
Masc - Marambaia x Sport 10

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Professores e estudantes visitam mostra de fotos da Cia. Matte Laranjeira




A Exposição Cia Matte Laranjeira – Fragmentos da História de MS, que está acontecendo no saguão da Prefeitura de Ponta Porã, atrai professores e estudantes dos diversos níveis de ensino. Logo no primeiro dia da mostra, alunos do ensino médio da Escola Estadual Adê Marques e da Escola Estadual Joaquim Murtinho, prestigiaram a exposição.

Também estiveram por lá, os acadêmicos dos cursos de Geografia e História da FAP – Faculdade de Ponta Porã. Os universitários estavam acompanhados pelos coordenadores dos cursos, Maria Aparecida Sella e Nivalcir Pereira de Almeida.

            A mostra reúne fotografias e documentos históricos que revelam o que a Companhia representou neste ciclo histórico da erva mate do Estado. Parte do acervo documental e de imagens da Companhia Matte Larangeira é mantido pelo Arquivo Público Estadual, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul responsável pela catalogação e guarda de documentos históricos do Estado de MS.

             O ciclo da erva mate foi um importante movimento econômico da região sul de Mato Grosso que viria a se tornar o Estado de Mato Grosso do Sul. Este movimento se deu pela instalação da Companhia Matte Larangeira e teve inicio por volta de 1890. A exposição recupera parte deste momento histórico.

            A Exposição Cia Matte Laranjeira é realizada pelo Arquivo Público Estadual, Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Governo do Estado e apoio da Prefeitura de Ponta Porã, através da FUNCESPP -  Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã.

            Os interessados em conhecer um pouco mais da História de Mato Grosso do Sul, com ênfase na região de fronteira, podem visitar a exposição aberta ao público. Agendamento da visita e maiores informações podem ser obtidas na FUNCESPP- Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã. O telefone da Fundação é 3431-5675.

Atletismo de Ponta Porã é campeão nas categorias Menores e Sub-23





Os atletas da Escola Municipal de Atletismo Prof. Teixeira, mantida pela Prefeitura Municipal através da Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã, juntamente com o técnico Prof. Ageu de Oliveira, participaram do Campeonato Estadual Caixa de Atletismo Menores e Sub 23 nos dias 18 e 19 deste mês em Campo Grande.
A equipe conquistou o título de Campeã geral nas categorias Menores masculino e Sub 23 masculino, com a participação de 11 atletas sendo 10 masculino e 01 feminino.
“Voltamos satisfeitos, pois nosso trabalho está no rumo certo. Os treinamentos estão fluindo bem e nenhum atleta voltou com lesão”, frisou Ageu.

Resultados na categoria Menores (15 a 17 anos):
1º lugar: Eduardo Gimenez (Bolsa-Atleta Municipal) - 1.500m
1º lugar: Ermelinda Paez Canteiro (Bolsa-Atleta Municipal) - 1.500 m
1º lugar: Jeferson Ribeiro – Lançamento de Dardo
1º lugar: Mateus Vieira Alves (Bolsa-Atleta Municipal) - 400m
1º lugar: Revezamento Medley com os atletas Bruno, Jose, Mateus e Eduardo
2º lugar: Bruno Mareco Soares - 3.000 m
2º lugar: Jeferson Ribeiro - Arremesso de Peso
2º lugar: Mateus Vieira Alves (Bolsa-Atleta Municipal) - 200m
2º lugar: Michael Sanches Centurion - Salto em Altura
3º lugar: Danilo Vinicius Rodrigues - Salto em distancia
3º lugar: Jose Correa de Moraes - 400 m

Resultados na categoria Sub 23:
1º lugar: Jeferson Ribeiro - Lançamento de Dardo
1º lugar: Maikon Hindersmann Pokoski - 400m c/ barreiras
1º lugar: Mateus Vieira Alves (Bolsa-Atleta Municipal) - 400m
1º lugar: Revezamento 4 x 400m  com os atletas Robson, Jose, Mateus e Eduardo
2º lugar: Eduardo Gimenez (Bolsa-Atleta Municipal) - 1.500m
2º lugar: Mateus Vieira Alves (Bolsa-Atleta Municipal) - 200m
2º lugar: Michael Sanches Centurion - Salto em Altura
2º lugar: Michael Sanches Centurion - Salto em Distancia
2º lugar: Robson Dias Teixeira (Faculdades Magsul) - 5.000 m
3º lugar: Jose Correa de Moraes - 400 m
3º lugar: Jose Correa de Moraes - 200 m
3º lugar: Maikon Hindersmann Pokoski - 800 m
3º lugar: Robson Dias Teixeira (Faculdades Magsul) - 1.500 m

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Grupo Mexa-se apresentou Dança de Rua na Copa da Juventude



Alunos da Oficina de Dança de Rua da FUNCESPP abrilhantou abertura da Copa da Juventude em Ponta Porã

              O Grupo Mexa-se formado por alunos da Oficina Municipal de Dança de Rua desenvolvido pela Prefeitura Municipal através da Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã, se apresentou durante a abertura da Copa da Juventude realizado pela TV Morena.
              A apresentação aconteceu no Ginásio Poliesportivo Pepe Portela e fez parte da programação de abertura da tradicional Copa da Juventude que teve seu lançamento no último sábado reunindo centenas de alunos das escolas públicas e privadas de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero .
            O Grupo Mexa-se coordenado pelo Professor Adan Ramires, empolgou o público presente com apresentações no segmento hip-hop, break e funk, que pertencem à chamada arte urbana.
          A Oficina Municipal de Dança de Rua é um projeto em expansão, com aulas práticas e teóricas, que acontecem na sede da FUNCESPP. O Grupo Mexa-se tem se apresentando em diversos eventos culturais visando difundir e desenvolver a arte urbana em Ponta Porã.
         Os interessados em participar da Oficina de Dança de Rua, poderão realizar as suas inscrições gratuitamente, de segunda a sexta-feira, em horário comercial na sede da FUNCESPP, localizado na Rua General Osório, 2.150 – Noroeste.Maiores informações pelo telefone 3431-5675.         

Finais da 6º Taça Cidade de Futsal - Centenário acontecem na próxima semana





Foi realizada esta semana as quatro partidas das semifinais nos naipes masculino e feminino da 6ª Taça Cidade Ponta Porã de Futsal – Centenário no Ginásio Poliesportivo Pepe Portela. 

Resultados:

Semi Final
Dia 14/08/12 (Terça-feira)

Fem – Atlas 7 x 0 Master
Masc – Santa Isabel 3 x 3 Marambaia
(Marambaia venceu nos pênaltis a equipe do Santa Isabel por 5x4.)

Semi Final
Dia 16/08/12 (Quinta-feira)

Fem – Santa Lúcia 9 x 2 Arsenal
Masc – Sport10 7 x 0 Olimpia´kos

As partidas finais acontecem na próxima semana nos dias 21 e 23 de agosto. A Prefeitura Municipal de Ponta Porã convida toda a população Pontaporanense para comparecer, para que desta forma abrilhante ainda mais o esporte de nossa cidade.

Últimas Rodadas:

Disputa 3º Lugar
Dia 21/08/12 (Quinta-feira)
18:45 – Fem – Master x Arsenal
19:00 – Masc – Santa Isabel x Olimpia’Kos

Final
Dia 23/08/12 (Quinta-feira)
18:45 – Fem – Atlas x Santa Lúcia
19:00 – Masc – Marambaia x Sport 10
  
A 6ª Taça Cidade Ponta Porã de Futsal – Centenário é uma realização da Prefeitura Municipal de Ponta Porã através da Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã, tendo como objetivo desenvolver e estimular a continuidade da prática do desporto como instrumento de integração, sociabilização e confraternização dos atletas.

ESCOLA MUNICIPAL DE JUDÔ BANZAI MAIS UMA VEZ É DESTAQUE





A Escola Municipal de Judô Banzai, mantida pela Prefeitura Municipal de Ponta Porã através da FUNCESPP, participou da I Copa Futuro Interestadual de Judô nos dias 10 e 11/08. A competição foi realizada no Ginásio do Colégio Status em Campo Grande, com a participação de 17 clubes. A equipe de Ponta Porã mais uma vez fica em primeiro lugar do Interior e em quinto lugar na pontuação geral.
      
     Os resultados são uma representação das ações cotidianas de treinamentos e dedicação de professores e atletas em prol do crescimento da modalidade em Ponta Porã. Os professores Nicodemos e Rosileide finalizaram agradecendo o total apoio recebido do Prefeito Flávio Kayatt, que é um fã do esporte e sempre vibra com as conquistas de nossa equipe, e também pela Prefeitura Municipal de Ponta Porã e FUNCESPP.

      Resultados:
Feminino
1º lugar: Daryene Wider dos Santos – Sênior
1º lugar: Drieli da Silva Wider (Bolsa-atleta Municipal) - Sênior
1º lugar: Roberta Azambuja Paiva (Bolsa-Atleta Municipal) - Inf. Juvenil
1º lugar: Tâmara Milena Winckler - Juvenil
2º lugar: Carla Beatriz Tavares – Juvenil
2º lugar: Crislaine Marques de Masceno - Sênior
2º lugar: Tâmara Milena Winckler - Sênior
2º lugar: Valenia Ribas Penayo – Inf. Juvenil
3º lugar: Ana Carolina Correia Dias – Juvenil
3º lugar: Carla Beatriz Tavares – Sênior
3º lugar: Rosileide Bernal Barrozo - Sênior
5º lugar: Daiane Nunes de Moura – Sênior

Masculino
1º lugar: Iran Ricardo Martines Lhopis – Pré Juvenil
1º lugar: Isidro Ramão Martines Lhopis – Infantil
1º lugar: Leonardo Palermo Penzo – Sênior
2º lugar: Alexandre Saracho Capó – Inf. Juvenil
2º lugar: Carlos Damião Ferreira – Sênior
2º lugar: Igor Daniel Pereira Domingues – Infantil
3º lugar: Agnaldo Jahel Lima – Pré Juvenil
3º lugar: Carlos Damião Ferreira – Juvenil
3º lugar: Rafael de Lima Batista – Sênior
3º lugar: Rodrigo Raul Jara – Inf. Juvenil
5º lugar: Agson Jahel Lima – Inf. Juvenil
5º lugar: Álvaro Henrique Pereira Dias – Juvenil
5º lugar: Dieter Tiago dos Santos – Sênior
5º lugar: Eder Jorge Lescano – Inf. Juvenil
5º lugar: Luis Ribas Penayo – Infantil
5º lugar: Sérgio de Araújo Coura – Sênior





quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Ponta Porã recebe Exposição Cia Matte Laranjeira


Exposição fotográfica Fragmento da História de MS é aberta ao público no saguão da Prefeitura de Ponta Porã

Ponta Porã recebe a Exposição Cia Matte Laranjeira – Fragmentos da História de MS, que será aberta ao público nesta sexta-feira, a partir das 08 horas no saguão do segundo piso da Prefeitura Municipal de Ponta Porã.

A mostra reúne fotografias e documentos históricos que revelam o que a Companhia representou neste ciclo histórico da erva mate do Estado. Parte do acervo documental e de imagens da Companhia Matte Larangeira é mantido pelo Arquivo Público Estadual, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul responsável pela catalogação e guarda de documentos históricos do Estado de MS.

O ciclo da erva mate foi um importante movimento econômico da região sul de Mato Grosso que viria a se tornar o Estado de Mato Grosso do Sul. Este movimento se deu pela instalação da Companhia Matte Larangeira e teve inicio por volta de 1890. A exposição recupera parte deste momento histórico.

A Exposição Cia Matte Laranjeira é realizada pelo Arquivo Público Estadual, Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Governo do Estado e apoio da Prefeitura de Ponta Porã, através da FUNCESPP -  Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã.

Matte Laranjeira

O Decreto Imperial nº 8799, de 9 de dezembro de 1882, autorizava a Larangeira a explorar a erva-mate nativa, por um período inicial de dez anos. Thomaz Larangeira funda a Empresa Matte Larangeira a partir desta concessão imperial. Ele trouxe do sul do País fazendeiros que conheciam o manejo da erva-mate. Também foram utilizadas a mão de obra de índios da região e de paraguaios, iniciando assim o ciclo de produção da erva-mate.

Com a proclamação da república a área de concessão é, sucessivamente, ampliada, sempre com o apoio de políticos influentes, como Joaquim Murtinho, Manuel José Murtinho e General Antônio Maria Coelho. Em 1890 começa o monopólio na exploração da erva-mate.

Em 1892 a empresa passa a se denominar Companhia Matte Larangeira, sendo obrigada a transferir a sua sede para o território de Mato Grosso. Neste mesmo ano a Companhia comprou a Fazenda Três Barras, de Boaventura da Mota, à margem esquerda do rio Paraguai, e construiu um porto para exportação de erva-mate cancheada. Esse porto foi nomeado de Porto Murtinho, pelo superintendente do Banco Rio e Mato Grosso dr. Antônio Corrêa da Costa, em homenagem a Joaquim Murtinho.

A atividade gerava muito lucro estimulando o aumento da exportação. Em 1900, a região teve grande desenvolvimento graças à Companhia Matte Larangeira, de onde passou a embarcar chá para a Argentina. A erva-mate atingiu grandes centros urbanos como Assunção (Paraguai), Buenos Aires (Argentina) chegando até a Inglaterra e França.

A Companhia utilizou ao longo da sua historia mão de obra indígena, principalmente das etnias Kaiowá e Guarani. Mesmo com o início da demarcação das reservas indígenas ocorrida em 1915 na região de Amambai, o espaço geográfico ocupado pelos índios e pela Cia Matte Larangeira era o mesmo, sendo intensa a utilização da mão de obra indígena na exploração de erva-mate, inclusive eram agenciados pelo Serviço de Proteção aos Índios.

Entre 1915 a 1928 reservas indígenas foram demarcadas pelo governo federal no Estado de Mato Grosso (atual Mato Grosso do Sul), devido aos deslocamentos que essas comunidades sofreram em função dos interesses da Companhia. O domínio da Companhia segue até 1943, quando Getúlio Vargas assume o poder, criando os Territórios de Ponta Porã e Iguaçu, anulando a concessão.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Ponta Porã realiza reunião ampliada com artistas e produtores culturais

Reunião acontece no Anfiteatro da Prefeitura de Ponta Porã e define proposta para Plano Estadual de Cultura

A Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã juntamente com o Conselho Municipal de Cultura, realiza nesta quinta-feira, a partir das 19 horas no Anfiteatro do Paço Municipal a reunião ampliada com artistas, fomentadores e produtores culturais.

Conforme informou o Diretor de Cultura da FUNCESPP, Eder Rubens, a reunião ampliada faz parte do processo de elaboração de propostas voltadas para expansão e consolidação de atividades culturais em Ponta Porã, que serão entregues no próximo dia 29 de agosto, durante o Seminário Território IV do Plano Estadual de Cultura em Naviraí.

“O Estado de Mato Grosso do Sul aderiu ao Sistema Nacional de Cultura, seguindo as orientações previstas, iniciou a elaboração do Plano Estadual de Cultura, que deve nortear as ações para impulsionar o setor artístico e cultural do nosso estado” explicou Eder, ressaltando que “todos os municípios que formam o estado, divididos em territórios participam deste processo de forma democrática.Ponta Porã possui um papel importante nesta fase e não podemos deixar de contribuir para elaborar o Plano Estadual de Cultura”.

Ele lembrou ainda que poderão participar da reunião ampliada, artistas e produtores culturais ligados a diversos segmentos: Arte Cênica, Audiovisual, Literatura, Dança, Artesanato, Música, Literatura e Cultura Popular,

O Plano Estadual de Cultura teve inicio no dia 20 de junho em Campo Grande, com a realização do Seminário Estadual reunindo gestores de cultura de municípios das diversas regiões.Ponta Porã faz parte do Território IV, composto por 34 municípios, das regiões Conesul, Grande Dourados e Sudeste.

FUNCESPP REALIZA PROJETOS DE CINEMA E RECREAÇÃO E LAZER NAS ESCOLAS




A Prefeitura Municipal de Ponta Porã através da Funcespp realizou o Projeto Recreação e Lazer nas escolas Adêzinho, Magsul, Maria Ligia, e Cooporã, nos dias 08,09, 10 e 13 de Agosto respectivamente. Durante todo o dia foram realizadas atividades recreativas para aproximadamente 350 crianças em cada escola, com cama elástica, mini gol, bambolês, perna de pau, Dama, Xadrez e diversas outras brincadeiras, como também o projeto Cinema para as Escolas. No dia 11 (sábado) também foi realizado essas atividades na Associação Comercial (Avenida Brasil) nos dois períodos em comemoração ao dia dos pais.

O Diretor-Presidente da FUNCESPP, Professor Adir Teixeira, ressaltou a importância das atividades recreativas para o bom desenvolvimento motor e entretenimento entre as crianças.

“Essas atividades recreativas são imprescindíveis para a saúde física e mental das crianças e possibilita atender a quase todos os públicos não excluindo ninguém do hábito saudável e proporcionando assim a pratica regular de atividades físicas” salientou Adir.

A direção da FUNCESPP informa que as instituições de ensino que desejam realizar, um dia de lazer e recreação, devem entrar em contato pelo telefone 3431-5675 ou ainda na sede da Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã, localizada na rua General Osório, 2.150 – Bairro Noroeste.

Campeonato Brasileiro de Karatê


Aconteceu na cidade de Goiânia/GO, nos dias 3 e 4 de agosto, o Campeonato Brasileiro de Karatê, quando karatecas das categorias Júnior (16/17 anos) e Sub 21 (18/20 anos) tiveram a oportunidade de exibir sua performance tanto em Kata (luta imaginária com formas pré-determinadas) como em Shiai Kumite (luta por pontos).

O evento, que contou com a presença de mais de 400 atletas de todo o Brasil, foi organizado pela Confederação Brasileira de Karatê (CBK) em parceria com a Federação de Karatê do Estado do Goiás (FEKAEGO).

Mato Grosso do Sul esteve representado por uma delegação e, entre os atletas selecionados à mais importante competição nacional do esporte, estava o pontaporanense Felipe Caffarena (17), que passou a integrar o referido grupo após ter vencido as duas etapas estaduais e se classificado na seletiva realizada em maio pela Federação de Karatê do Mato Grosso do Sul (FKMS).

Com o objetivo de aperfeiçoar suas técnicas, a seleção esteve reunida durante muitos dos finais de semana que antecederam a competição, numa demonstração do esforço e da dedicação dos karatecas sulmatogrossenses liderados pelo Sensei Luciano dos Santos.

Graças a essa disposição, a delegação pantaneira conquistou oito medalhas, sendo 2 de ouro e 6 de bronze, uma destas conseguida pelo pontaporanense Felipe Caffarena que para isso teve de superar difíceis combates até a conquista de seu bronze em Kumite, na categoria Junior (-61 Kg).

O resultado final da categoria Junior ficou assim: Ouro, para a Paraíba; Prata, para São Paulo; e Bronze, para o Mato Grosso do Sul, com Felipe Caffarena.

O Sensei Igor Caffarena destaca a importância de conquistar uma medalha nesse evento a titulo de ranking nacional com vistas à participação em competições internacionais no futuro.

O atleta Felipe Caffarena dedica a conquista ao primo James da Silva Souza que passa por problemas sérios de saúde e agradece, de modo especial, à Sensei Celina Lopes e também aos amigos Kátia e Aluízio Zeviani, da Madeireira Winter; Eduardo Gaúna, da Panificadora Requinte; José Luiz, da Ciarama; Gilberto, da Produfértil; e Dr. Carlos Bordão, advogado; pelo significativo apoio deles recebido.

Por fim, ressalta a importância do programa Bolsa Atleta concedido pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã (FUNCESPP).

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Prefeitura de Ponta Porã instala academia ao ar livre no Ipê II




Os moradores do Ipê II e bairros vizinhos passam a contar, a partir desta semana, com uma academia ao ar livre. Os equipamentos para a ginástica, adquiridos pela Prefeitura de Ponta Porã, foram instalados no começo da semana.

Com eles, a população, especialmente a terceira idade, terá condições de se exercitar num local apropriado e seguro, garantindo a melhoria na qualidade de vida. E a expectativa dos moradores, em poder desfrutar desta estrutura, é tão grande que, na segunda-feira, antes mesmo da conclusão da instalação dos equipamentos, muitas crianças e adolescentes foram ao local verificar os aparelhos.

A instalação da academia ao ar livre no Ipê II, ao lado do Ginásio Poliesportivo Hiran Garcette, faz parte da estratégia da Prefeitura que, através da FUNCESPP, tem proporcionado as condições para que os moradores dos bairros possam ter acesso às atividades físicas, fundamentais para a melhoria da qualidade de vida.

Já foram instaladas academias em vários bairros como na Granja, São João e região do Santa Izabel. O prefeito Flávio Kayatt afirma que, quando se investe em esporte e lazer, o poder público economiza nos gastos no setor de saúde: “a população passa a viver melhor, procura se cuidar, buscando qualidade de vida”, declarou Kayatt que determinou a instalação de mais academias ao ar livre nas praças públicas de Ponta Porã.

Fonte: www.conesulnews.com.br

JUDOCA DE PONTA PORÃ É VICE-CAMPEÃ BRASILEIRA EM MANAUS E IRÁ LUTAR O SUL-AMERICANO NO MÉXICO




A atleta Roberta Paiva Azambuja sagrou-se Vice-Campeã Brasileira de Judô Sub-13, categoria Meio Pesado no final de semana passado. A Atleta treina na Escola Municipal de Judô Banzai, mantida pela Prefeitura Municipal de Ponta Porã, através da FUNCESPP, desde que iniciou a Prática do Judô À seis anos.

Nesse ano de 2012 a judoca foi contemplada com o “Bolsa-atleta Municipal”, sendo uma das indicadas pelo Conselho Municipal de Esportes e Lazer de Ponta Porã.

Segundo seus treinadores, Professores Nicodemos Filgueiras e Rosileide Bernal, “a Roberta foi muito determinada e guerreira, já que, em sua primeira participação em um campeonato Brasileiro, chegou a uma final inédita para nosso Judô”.

Roberta é a Primeira atleta no Judô de Ponta Porã convocada para a Seleção Brasileira principal Sub-13. Ela e o técnico Prof. Nicodemos, irão compor a Seleção Brasileira Sub-13, para a disputa do Sul-americano na Cidade do México no período de 22 a 25 de Novembro. Para a participação o ritmo dos treinamentos será intensificado. Um dos maiores adversários a serem batidos é a altitude que prejudica muito no decorrer dos combates, segundo o Prof. Nico que já esteve na Cidade do México competindo quando era atleta da Seleção Brasileira de Judô.

A conquista valoriza e fortalece as ações esportivas voltadas para as crianças e jovens de Ponta Porã. “Temos a plena certeza que estamos no rumo certo”, citou o Diretor-Presidente da FUNCESPP, Prof. Adir Teixeira de Oliveira.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Resultados da 6ª Taça Cidade Ponta Porã de Futsal - Centenário

Foi realizada na terça-feira, dia 07, as duas primeiras partidas das quartas de final da 6ª Taça Cidade Ponta Porã de Futsal – Centenário no Ginásio Poliesportivo Pepe Portela.

Resultados:
Santa Isabel 8 x 3 São Rafael
Miguel Marcondes 1 x 5 Marambaia

A última rodada desta fase será realizada na próxima quinta-feira, dia 9, com os seguintes jogos:

Dia 09/08 (quinta-feira)
Sport 10 x Bermudinhas
Olimpia´kos x Unidos do Ipê

A 6ª Taça Cidade Ponta Porã de Futsal – Centenário é uma realização da Prefeitura Municipal de Ponta Porã através da Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã, tendo como objetivo desenvolver e estimular a continuidade da prática do desporto como instrumento de integração, sociabilização e confraternização dos atletas.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Atletas da FJMS participaram de Campeonato Brasileiro Sub-13 e Circuito Europeu

Campo Grande (MS) - A Federação de Judô de Mato Grosso do Sul (FJMS) divulgou os resultados da mesma nos Campeonatos Brasileiros Sub-13 e Circuito Europeu.

Camila Gebara (Sakurá, de Dourados) ficou com o bronze no Circuito Europeu, etapa que aconteceu em Praga, na República Tcheca, no dia 05. Larissa Farias ficoucom o 5º lugar.

No Campeonato Brasileiro Sub-13, realizado nos dias 4 e 5 de agosto, em Manaus (AM), a FJMS, através de seus atletas, conquistou duas pratas, com Mayra Lourenço (JudôFuturo, de Campo Grande) e Roberta Paiva (Nico, de Campo Grande), e dois bronzes, com Rodrigo Benfatti (Moura, de Campo Grande) e Leonardo Bogue (MAC, de Maracaju).

Mayra e Roberta estão classificadas para o Campeonato Sul-Americano Sub-12, no México, entre 22 e 24 de novembro.

Fonte: www.esporteagil.com.br

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

FUNCESPP recebe visita de representantes do IFMS


Reunião tratou de possíveis parcerias para atividades esportivas e culturais

O Diretor-Presidente da Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã, Adir Teixeira, recebeu a visita do Diretor-Geral do Campus Ponta Porã do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul _IFMS, Marcel Hastenflug e a Chefe de Gabinete da IFMS em Ponta Porã, Josiane Paula Maltauro Lopes.

Na oportunidade o Diretor-Presidente da FUNCESPP, Adir Teixeira de Oliveira e o Diretor de Cultura, Eder Rubens, detalharam os diversos projetos desenvolvidos a crianças e jovens em favor do incentivo a prática esportiva e da fomentação da arte e cultura no município.

Na pauta da reunião a Direção da IFMS solicitou uma parceria com a FUNCESPP, visando desenvolver o Projeto de Prática e Expansão do Rugby, segunda modalidade esportiva mais praticada no mundo e que visa integrar os seus participantes, através da prática do esporte e cidadania.

“Este é um esporte que vem crescendo em todo mundo.O Rugby é o segundo esporte mais praticado perdendo apenas para o tradicional futebol e vem crescendo de forma significativa.Em Mato Grosso do Sul temos observado um crescimento desta modalidade, principalmente em campo Grande e Dourados” explicou Marcel Hastenflug.

Outra iniciativa que deverá contar com o apoio da Prefeitura de Ponta Porã, através da FUNCESPP é o Projeto de Coral de Vozes, que será aberta a todo público, com aulas gratuitas, objetivando expandir ainda mais a arte musical.

“Ponta Porã possui um excelente potencial na área musical.A formação do Coral de Vozes, exige tempo e dedicação, mas é uma arte belíssima e que estará aberta a toda população que deseja fazer parte deste projeto” disse Josiane Paula Maltauro Lopes.

O Diretor-Presidente da FUNCESPP, Adir Teixeira destacou a importância da IFMS para o desenvolvimento de projetos que aproximam os jovens de atividades esportivas e culturais, contribuindo para o pleno exercício da cidadania e o bom convívio social.

“A IFMS foi uma das instituições de ensino instaladas no município, que possui credibilidade e capacidade para contribuir em favor de projetos esportivos e culturais em favor da nossa população” disse Adir Teixeira, ressaltando que “a atual administração sempre estará disposto a apoiar projetos como estes elaborados pela equipe da IFMS”.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Delegação de MS embarca para Brasileiro sub-13 de judô em Manaus


Seleção é composta por 16 atletas e os técnicos Roger Augusto Ziemann, Diogo Rocha, Thiago Milhomem e Alessandro Nascimento.

Os judocas sul-mato-grossenses embarcaram na tarde desta quinta-feira (2) para Manaus (AM) em busca de medalhas no Campeonato Brasileiro sub-13. A delegação é composta por 16 atletas e os técnicos Roger Augusto Ziemann, Diogo Rocha, Thiago Milhomem e Alessandro Nascimento.

A competição começa amanhã e vai até domingo. Alessandro Nascimento está otimista em relação ao desempenho dos judocas de Mato Grosso do Sul. “Temos diversos atletas com chance (de medalha), que estão ganhando experiência em nível nacional”, destaca o treinador.

Nascimento exalta que o judô sul-mato-grossense tem tradição nas competições nacionais. Uma das apostas do treinador para a busca de medalha, em Manaus, é Roberta Azambuja Paiva, de 11 anos.

Esta será a primeira oportunidade de Roberta, judoca de Ponta Porã, no Campeonato Brasileiro. O segundo lugar no Campeonato Regional disputado em Brasília aumentou a esperança do treinador e a da própria atleta por uma boa campanha no nacional.

“Acho que dá pra trazer medalha, tive uma experiência importante para continuar treinando”, diz Roberta.

Além de Roberta, a seleção sul-mato-grossense é composta por Maria Fernanda Pio Sabbo, da Academia Matos, na categoria meio leve (-34 kg) e Rodrigo Benfatti Aragão Leite, da Academia Moura, na categoria médio (-47 kg).

De Dourados foram convocados Maria Luiz Santos, na categoria médio (-47 kg) e Fernanda Pereira, no peso ligeiro (- 31 kg). Três Lagoas será representada por Rafael Chieregatti, na categoria pesado (-52 kg), e Victor Hugo Oliveira, no ligeiro (-31 kg).

Estão na seleção, de Maracaju, Leonardinho Rojas Bogue, no peso ligeiro (-28 kg), Thalison Santos Romeiro, pela categoria leve (-38 kg), e Guilherme Pereira, no peso meio médio (-42 kg).

Da Academia Rocha, de Campo Grande, foram convocados Guilherme Amorim, no peso meio leve (-34 kg), Lívia Mariano Colombo, do super ligeiro (-28 kg), e Amanda Gabrielle Gonçalves, peso leve (-38 kg).

Também da Capital, da Academia Judô Futuro, estão Katiellen Souza Nogueira, da categoria pesado (+52 kg), Vinicius dos Santos, pelo meio pesado (-52 kg), e Mayra Marques Lourenço, peso meio médio (-42 kg).

Ciclo olímpico - Quatro judocas sul-mato-grossenses estão em Praga, na República Tcheca, participando do Circuito Europeu sub-20. Ana Paula Prates, Camila Gebara, Gratychewa Farias e Larissa Farias foram convocadas para duas etapas da competição.

A primeira acontece no próximo fim de semana em Praga, e a segunda será em Berlim, na Alemanha, na semana seguinte. As quatro atletas foram convocadas pela CBJ (Confederação Brasileira de Judô) para participar da competição.

No dia 18 deste mês acontece o Campeonato Brasileiro sub-20, no Rio de Janeiro, e posteriormente, o nacional sub-23. O técnico Alessandro Nascimento destaca que as competições servirão de “peneirada” para a CBJ começar a formar os atletas para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

“Se a gente continuar nessa pegada, na próxima olimpíada Mato Grosso do Sul terá representante. O ciclo olímpico começa agora”, comenta Nascimento.

Fonte: www.campograndenews.com.br