sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Ponta Porã celebra Folia de Reis


20º Festa de Santo Reis percorreu diversas regiões e teve seu encerramento no Assentamento Dorcelina Folador

Uma das manifestações religiosas e culturais mais antigas e tradicionais, foi celebrada em Ponta Porã, através da 20º Festa de Santo Reis e 8º Folia de Reis do Assentamento Dorcelina Folador, promovida pela Bandeira Caminhos da Fronteira.
Mantendo a tradição a Folia de Reis, teve início ás zero horas da véspera de Natal e seguiu durante três dias no Assentamento Dorcelina Folador, percorrendo as residências e finalizando na Cabana do Ari.
Conforme afirmou Antonio Morato, coordenador da 20º Festa de Santo Reis, a Bandeira Caminhos da Esperança contou com 20 componentes entre violeiros, Mestre, Contra-Mestre, Bastião e Caixeiros.
“Esta é uma tradição, que em muitos lugares vem se perdendo ao longo dos anos.Pretendemos manter a Folia de Reis por muitos anos em Ponta Porã, e a cada ano que passa a companhia cresce cada vez mais e recebe bastante apoio” frisou Morato.
A Festa de Santo Reis em Ponta Porã, ainda percorreu o Assentamento Itamarati do dia 28 a 31 de dezembro. No dia 01 de janeiro, a Folia de Reis visitou Aquidaban em Pedro Juan Caballero (PY), retornando para Ponta Porã no mesmo dia onde ficou até o dia 04 de janeiro, visitando os bairros, a região central e as igrejas.
Do dia 04 a 06 de janeiro de 2011, a Bandeira da Folia de Reis, retornou ao Assentamento Dorcelina Folador, onde no último dia de Folia de Reis, a partir das 19 horas aconteceu uma grande festa.
“Foi uma grande festa popular, que neste ano atraiu milhares de espectadores. Agradeço ao apoio recebido da Fundação de Cultura de Ponta Porã, do empresários e amigos, que colaboraram para o sucesso da Folia de Reis” disse Morato.
O Diretor-Presidente da Funcespp, Adir Teixeira, elogiou a organização do evento que contribui para manutenção de uma das manifestações mais antigas do Brasil. “A atual administração é sensível as manifestações populares e sempre estará a disposição para apoiar estes eventos.Foi uma linda festa que ajuda a resgatar a Folia de Reis em Ponta Porã” salientou Adir Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário