quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Ponta Porã recebe Circuito Sul-Mato-Grossense de Teatro


Monologo “A Cabeleireira” será encenada no Anfiteatro da Prefeitura de Ponta Porã
Ponta Porã recebe nesta sexta-feira, a partir das 19 horas no Anfiteatro do Paço Municipal o monólogo a “A Cabeleireira”, conto de Inês Pedrosa que faz parte do Circuito Sul-Mato-Grossense de Teatro.
A obra trata de um crime envolvendo uma mulher, que vive em um universo machista, onde não pode expressar suas idéias, sendo obrigada a submeter-se a figura do homem. Uma mulher frustrada e violentada durante toda a vida em um diálogo quase esquizofrênico com uma cliente imaginária.
Trata-se de “A Cabeleireira”, livre inspiração do texto homônimo escrito pela premiada portuguesa Inês Pedrosa. No espetáculo, a personagem-narradora se põe a falar com uma cliente que não lhe responde, nessa conversa, ela confidencia memórias e fatos relevantes vividos por ela com resignação, sentimento que a faz aceitar os abusos sexuais do tio quando criança e a violência física e psicológica de um marido vaidoso, que chega ao abuso extremo de matar o próprio filho no ventre da esposa, negando-lhe o poder feminino de gerar uma vida. Entretanto, um dia, por um motivo banal, a personagem deixa de suportar estes abusos surpreendendo a si mesma. Se há culpado nessa história, só quem viu pode dizer!
A montagem estreou com excelente recepção de público no Cena Alternativa, projeto executado pelo grupo Hendÿ, no fim de 2008, com fomento do FIP – Fundo de Incentivo a Produção Artística e Cultural de Dourados. Esta linha de pesquisa, transpor ao palco contos literários regionais, nacionais e internacionais, é uma das linguagens cênicas que permeiam o repertório do grupo douradense. Em março de 2009, “A Cabeleireira”, agora em formato de monólogo, realizou duas apresentações durante a Semana em Comemoração ao Dia Internacional da Mulher, uma em evento realizado pela Embrapa/Dourados e outro no Centro de Assistência Social (CRAS) do Cachoeirinha, promovido pelo Movimento Poder Popular. Ambos os eventos promoveram o acesso à arte cênica e o debate acerca da condição da mulher na sociedade contemporânea. Em abril do mesmo ano, a montagem, integrou a programação da Mostra 85 anos de Teatro em Dourados, e depois, em julho, do Se Mostra Teatro Douradense, eventos idealizados e realizados pelo Movimento Novo Teatro Douradense, com apoio da FUNCED - Fundação de Cultura e Esporte de Dourados. Ainda no mesmo ano o espetáculo foi selecionado para concorrer no Festival de Teatro Independente de Santa Maria/RS, nele, foi indicado aos prêmios de melhor espetáculo; direção; cenografia; atuação, alcançando o terceiro lugar entre os participantes, pelo júri popular.
Neste ano de 2010, o espetáculo foi selecionado através de edital público para compor a programação do VII Festival da América do Sul, em Corumbá, onde realiza duas apresentações. Recentemente, também foi selecionado para compor o repertório do Circuito Sul-matogrossense de Teatro, projeto da FCMS a ser realizado ainda no segundo semestre de 2010. Com direção de Fabrício Moser e atuação de Taianne França, a encenação é indicada para maiores de 14 anos, sendo uma excelente pedida para os admiradores da arte cênica na fronteira.
O evento é uma realização Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã, com apoio da Prefeitura de Ponta Porã.
Evento – Circuito Sul-Mato-Grossense de Teatro
Espetáculo – A Cabeleireira
Local – Anfiteatro da Prefeitura de Ponta Porã – Rua Guia Lopes – Centro
Data/Horário – 24 de setembro de 2010 ás 19h30
Entrada - Grátis

Nenhum comentário:

Postar um comentário