quinta-feira, 9 de setembro de 2010

FUNCESPP participa do Dia do Cooperante em Pedro Juan Caballero


A equipe da FUNCESPP – Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã, participou nesta terça-feira, do Dia do Cooperante promovido pela Gobernacion de Amambay e Coordenação das ONGs Espanhola no Paraguai, em parceria com a Prefeitura de Ponta Porã e Municipalidad de Pedro Juan Caballero.
O evento contou com uma extensa programação elaborada para comemorar o Dia do Cooperante, comemorado no dia 07 de setembro e que exalta as diversas ações em favor da comunidade por meio de projetos desenvolvidos em parcerias com ONGs e Instituições de Serviço.
Apresentações sobre projetos de coesão social desenvolvidos entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, através de parcerias com organismos internacionais e painéis ilustrativos nortearam o evento ocorrido na Casa de Cultura de Pedro Juan Caballero.
A FUNCESPP teve um espaço para explanação dos vários projetos desenvolvidos pelo Departamento de Cultura, que resultam na formação sócio-cultural dos participantes.
A apresentação foi feita pela Diretora-Executiva da Funcespp, Celma Pelusch e o Diretor do Departamento de Cultura, Eder Rubens, que falaram da Escola Municipal de Música e da Banda Municipal Isaac Borges Capilé, que ajudam na formação de novos músicos e contribuem para inclusão social dos participantes.
Na oportunidade foram destacados também o Projeto Orquestras Sem Fronteiras,desenvolvido em parceria com o Instituto CeSpi – Centro de Studi de Política Internacionale, com sede em Roma na Itália, que oferece aulas de flauta doce e violão, para crianças de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero.
“A integração sócio-cultural entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero e a demanda cada vez maior, reforça ainda mais o espírito de cooperação, que permite uma maior aproximação entre as duas comunidades” disse Eder Rubens, ressaltando que “não tem como desassociar os dois municípios, temos problemas comuns, mas podemos encontrar soluções de igual forma, juntos e em sentido de cooperação”.
No total o Projeto Orquestra Sem Fronteiras, possui capacidade para alcançar 50 crianças. A CeSpi doou os instrumentos e a Funcespp, fica responsável pela direção e suporte técnico.
Também foi apresentado o Projeto Sonidos de La Tierra, desenvolvido pela Fundação Tierra de Assunção, com Direção do conceituado Maestro Luis Szarán em parceria com a Funcespp e a Secretaria Municipal de Assistência Social, onde crianças em situação de vulnerabilidade social recebem aulas de violino e harpa.
Outra iniciativa da Escola de Música, que mereceu destaque foi o Projeto Acordes, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, que alcança jovens da Escola Municipal Conceição Capiberibe Saldanha, na região sul de Ponta Porã, com aulas de percussão e lira, que vem transformando a vida de jovens com dificuldades de inserção social e aprendizagem. O projeto conta com a intensa participação dos pais dos alunos.
“Estes projetos, tem alcançado grandes resultados, pois contribui para formação sócio-cultural dos alunos, mas acima de tudo forma cidadãos comprometidos com as boas práticas” lembrou Celma Pelusch.
O público conheceu ainda a Oficina Municipal de Capoeira Berimbau, Oficina de Dança de Rua realizado em parceria com a Fundação de Cultura do Estado, a consolidação do Artesanato local através da Casa do Artesão e o Projeto Cinema para as Escolas.
“O município vem buscando mediante parcerias e cooperação, alcançar o maior número possível de pessoas, através de projetos que resgatam a auto-estima e valorizam a cultura em seus vários segmentos como forma de inclusão social” frisou Eder Rubens.
Na oportunidade os integrantes do Sexteto ligados a Escola Municipal de Música, com regência do Maestro Ismael do Santos de Oliveira, fizeram uma bela apresentação com diversas interpretações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário