(Concerto histórico foi realizado na principal avenida de Ponta Porã)
A Avenida Brasil, centro de Ponta Porã, local em que geralmente nas tardes de domingo os jovens desfilam com carros tocando música no último volume, foi palco de um inesquecível espetáculo de música erudita no domingo, 8 de agosto.
Mais de 100 músicos brasileiros e paraguaios se uniram para tocar grandes clássicos da música erudita e também músicas populares.
O evento foi promovido através de uma parceria da Prefeitura através da Secretaria de Assistência Social e FUNCESPP, com a ONG Sonidos de La Tierra do Paraguai.
O maestro Jucilei Martins, regente da Brande de Música Municipal Professor Isaac Borges Capillé, fez uma avaliação da experiência em poder reunir o seu grupo com outros vindos do Paraguai. “Foi um evento muito importante para nós que temos jovens estudantes de música na cidade, com vários projetos mantidos pela Prefeitura, escolas particulares e públicas. Projetos que permitem aos jovens o contato com a música erudita. Foi fantástico”, declarou Martins.
O maestro destacou a parceria com a ONG Sonidos de La Tierra, do Paraguai. “É uma organização que trabalha essa sensibilidade da musica clássica há muitos anos no Paraguai. Um trabalho que queremos usar como referência nos nossos projetos musicais”.
Ele destacou a participação da população que teve uma oportunidade de, além de apreciar uma música de qualidade, ver que crianças tão novas estão executando com tamanho brilhantismo e competência peças com grau de dificuldade elevado.
Martins destacou o desempenho dos jovens na execução da última música do Concerto: “In Times Of Triumph”, do compositor James Swearingen, que é três graus de dificuldade entendendo que o grau de dificuldade vai de um a cinco. “Eles conseguiram executar a música em público com apenas três horas de ensaio, demonstrando desta forma o grau de conhecimento, estudo e desenvoltura que possuem”, destacou o Maestro.
Na apresentação estiveram presentes os integrantes da banda de Música Municipal Professor Isaac Borges Capillé (mantida pela FUNCESPP), Sonidos de La Tierra (jovens dos departamentos de Concepción e Amambay, Paraguai) e Sinfonia de Ponta (Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho).
A orquestra formada especialmente para o Concerto Internacional realizado no sábado e no domingo reuniu músicos com idades de 8 a 20 anos. Entre eles duas jovens holandesas e um norte-americano que vieram do Paraguai. “Conseguimos unir 150 músicos com instrumentos de cordas, sopro e percussão”, afirmou Martins, acrescentando que a orquestra de domingo teve três regentes: os maestros Martins, Elio Fleitas e Crescencio.
A coordenação geral do evento ficou a cargo da Professora Elisangela, do CREAS, mantido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, com apoio da FUNCESPP. Tambem atuou na coordenação o Renato Pereira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário