(Delegação de MS que participou da Conferência Nacional do Esporte)
As propostas para aperfeiçoar as práticas esportivas elaboradas pela população de Ponta Porã e de Mato Grosso do Sul foram apresentadas durante a realização da 3ª Conferência Nacional do Esporte, entre os dias 3 à 6 de junho em Brasília – DF.
O diretor-presidente da FUNCESPP, Professor Adir Teixeira, esteve na capital federal compondo a delegação estadual no evento. Ao todo, foram 15 delegados de MS.
Na conferência foram aprovadas as linhas estratégicas para o Esporte no Brasil, como: Sistema Nacional de Esporte e Lazer; Formação e valorização profissional; Esporte, lazer e educação; Esporte, saúde e qualidade de vida; Ciência, tecnologia e inovação; Esporte de alto rendimento; Futebol; Financiamento do esporte; Infra-estrutura; Esporte e economia. Foram aprovadas 4 metas por ações e a Carta de Brasília.
Adir explica que todo o trabalho foi desenvolvido com a intensa participação de um plenário contendo l.075 delegados de todos os estados. O resultado final será encaminhado para o Ministério do Esporte pela Comissão Nacional de Sistematização – Etapa Nacional para um Plano Decenal do Esporte.
A Conferência Nacional é resultado de um processo iniciado nos municípios. Primeiro ocorreram as Conferências Municipais e/ou Regionais; depois as Conferências Estaduais e, por fim, a Conferência Nacional.
“Ficamos sabendo que houve no processo, a participação de mais de 230.000 Brasileiros em todas as etapas com a participação e aproximadamente 3.000 Municípios. No processo reafirmou-se o cerne do debate sugerido: fazer o Brasil uma potência esportiva. Além do destaque olímpico e paraolímpico, um anseio também validado nos Estados e Municípios” frisou Adir.
“Isso significa valorizar as diversas dimensões esportivas de forma equilibrada, predominando a dimensão educativa e promover o desenvolvimento humano e social. Entendemos que o maior desafio é consolidar direitos e fortalecer o esporte e o lazer como políticas de Estado. O Plano Decenal deverá ser encaminhado para o Congresso Nacional para buscarmos a legitimidade”.
O dirigente destacou o momento da realização da Conferência Nacional do Esporte, que ocorreu às vésperas do Brasil sediar importantes competições de nível internacional: “Neste momento importante, que vamos sediar grandiosos eventos esportivos como Olimpíada Militar, Copa do Mundo, Olimpíadas e Paraolimpíadas temos que buscar unidade e apoio para a aprovação do Plano Decenal,” afirmou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário