segunda-feira, 14 de junho de 2010

Ponta Porã marcou presença na III Conferência Nacional do Esporte

(Delegação de MS que participou da Conferência Nacional do Esporte)
As propostas para aperfeiçoar as práticas esportivas elaboradas pela população de Ponta Porã e de Mato Grosso do Sul foram apresentadas durante a realização da 3ª Conferência Nacional do Esporte, entre os dias 3 à 6 de junho em Brasília – DF.

O diretor-presidente da FUNCESPP, Professor Adir Teixeira, esteve na capital federal compondo a delegação estadual no evento. Ao todo, foram 15 delegados de MS.

Na conferência foram aprovadas as linhas estratégicas para o Esporte no Brasil, como: Sistema Nacional de Esporte e Lazer; Formação e valorização profissional; Esporte, lazer e educação; Esporte, saúde e qualidade de vida; Ciência, tecnologia e inovação; Esporte de alto rendimento; Futebol; Financiamento do esporte; Infra-estrutura; Esporte e economia. Foram aprovadas 4 metas por ações e a Carta de Brasília.

Adir explica que todo o trabalho foi desenvolvido com a intensa participação de um plenário contendo l.075 delegados de todos os estados. O resultado final será encaminhado para o Ministério do Esporte pela Comissão Nacional de Sistematização – Etapa Nacional para um Plano Decenal do Esporte.

A Conferência Nacional é resultado de um processo iniciado nos municípios. Primeiro ocorreram as Conferências Municipais e/ou Regionais; depois as Conferências Estaduais e, por fim, a Conferência Nacional.

“Ficamos sabendo que houve no processo, a participação de mais de 230.000 Brasileiros em todas as etapas com a participação e aproximadamente 3.000 Municípios. No processo reafirmou-se o cerne do debate sugerido: fazer o Brasil uma potência esportiva. Além do destaque olímpico e paraolímpico, um anseio também validado nos Estados e Municípios” frisou Adir.

“Isso significa valorizar as diversas dimensões esportivas de forma equilibrada, predominando a dimensão educativa e promover o desenvolvimento humano e social. Entendemos que o maior desafio é consolidar direitos e fortalecer o esporte e o lazer como políticas de Estado. O Plano Decenal deverá ser encaminhado para o Congresso Nacional para buscarmos a legitimidade”.

O dirigente destacou o momento da realização da Conferência Nacional do Esporte, que ocorreu às vésperas do Brasil sediar importantes competições de nível internacional: “Neste momento importante, que vamos sediar grandiosos eventos esportivos como Olimpíada Militar, Copa do Mundo, Olimpíadas e Paraolimpíadas temos que buscar unidade e apoio para a aprovação do Plano Decenal,” afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário