segunda-feira, 7 de junho de 2010

Maestro paraguaio Luis Szaran visita Ponta Porã

A música como forma de inclusão social de crianças e adolescentes, que se encontram em situação vulnerável na sociedade. Com esta proposta o Projeto Sonidos de La Tierra/Sintonia de Ponta, desenvolvido em Ponta Porã através da Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã e Secretaria Municipal de Assistência Social, completa quase ano de atuação no município de fronteira.
Com o objetivo de integração social e comunitária, o Programa Sonidos de La Tierra, busca através da música, combater a violência juvenil, mediante o preenchimento de forma útil do tempo livre dos jovens, potencializando sua auto-estima, incentivando a criatividade, o trabalho em equipe e as atitudes democráticas.
O coordenador da Fundação Tierra Nuestra e do Projeto Sonido de la Tierra, o conceituado Maestro Luis Szarán, esteve visitando a sede da FUNCESPP - Fundação de Cultura e Esporte, onde se reuniu com os coordenadores do projeto desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Ponta Porã. “Esta é uma visita de avaliação do projeto que completou 1 ano de seu desenvolvimento em Ponta Porã. Estamos contentes com os resultados obtidos neste período, que é a inclusão social das crianças que se encontram nas ruas ou enfrentando graves problemas sociais” disse Luis Szaran.
Ele lembrou ainda que o Projeto Sonidos de La Tierra busca ampliar as suas ações, com a implantação de aulas de Harpa que também estaria atendendo aos jovens em situação vulnerável por meio de aulas de música. “Apresentamos o projeto aos nossos parceiros e esperamos concretizar mais este objetivo, em favor da inclusão social. A Prefeitura de Ponta Porã tem dado todo suporte necessário para que o projeto alcance o seu êxito. Como sempre digo, um jovem que durante o dia interpreta Mozart, não quebra vidraças na noite” frisou o Maestro Szarán.
Durante a reunião o Maestro que possui diversas participações de concertos em todo o mundo, relatou a história de sucesso de uma das etapas do Projeto de Sonidos de La Tierra em Assunção-capital do Paraguai. Lá, ele conseguiu formar uma Orquestra Sinfônica com crianças e jovens que viviam à mercê de drogas e marginas em um terminal de ônibus.
“Em parceria com 7 diferentes denominações religiosas, que participam do projeto, através do fornecimento de alimentos e acompanhamento aos jovens, estamos conseguindo excelentes resultados” disse Szarán.
O professor Adir Teixeira, diretor presidente da FUNCESPP, destacou o projeto como forma de resgatar vidas e o sucesso da parceria que tem ajudado crianças e jovens, através da beleza da arte musical. “Aproveitamos para acertar detalhes de uma possível apresentação da Orquestra Sonidos de La Tierra durante a programação de aniversário de Ponta Porã” salientou Adir Teixeira.
(“Criança que estuda Mozart durante o dia, não quebra vidraças à noite”, afirmou Maestro que coordena projeto de inclusão social através da música.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário