segunda-feira, 21 de junho de 2010

Coordenador do “Fronteiras Abertas” elogia parceria com FUNCESPP


Instituto da Itália deve ampliar o projeto cultural na fronteira que também conta com o apoio da UFMS.

O italiano Nahuel Oddone, coordenador nos países do MERCOSUL do Projeto Froteras Abiertas desenvolvida pela CeSPI Centro Studi Política
Intarcionale com sede em Roma, capital da Itália, esteve em Ponta Porá onde avaliou Projeto Cultural desenvolvido em parceria com a FUNCESPP- Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porá.
Durante a sua visita Nahuel Oddone, elogiou a parceria com a FUNCESPP, que vem obtendo resultados positivos em relação ao Projeto Orquestra da Fronteira, que alcançam jovens brasileiros e paraguaios com aulas de flauta e violão. ”É importante destacar o trabalho desenvolvido pela FUNCESPP, que vem cumprindo todo o acordo previsto na parceria. Fiquei encantado com o empenho dos funcionários, dos professores que permite o êxito do projeto musical” disse Nahuel Oddone.
Ele lembrou ainda que ficou impressionado com a dedicação e zelo da equipe da FUNCESPP, para o pleno desenvolvimento do Projeto que visa resgatar a auto estima dos participantes, através da música. “Fomos apresentados à FUNCESPP, por intermédio do professor Tito Machado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Esta aproximação foi importante, apresentamos o projeto ao Ministério de Relações Exterior da Itália que apoiou a iniciativa” explicou Oddone.
Segundo revelou Nahuel Oddone, o sucesso da parceria com a FUNCESPP, poderá render novos projetos de maior extensão, objetivando a coesão-social e o exercício da cidadania por meio da educação. “O projeto de Orquestra da Fronteira, será desenvolvido no prazo de 01 ano. Estamos avaliando juntamente com UFMS, um possível novo projeto com maior amplitude, mas que também possa alcançar tanto brasileiros como paraguaios”.
O diretor da FUNCESPP, Adir Teixeira, agradeceu ao apoio da CeESPI e da UFMS, que possibilita o desenvolvimento do Projeto Cultural que alcança crianças e jovens da fronteira.”Estas parcerias são fundamentais para que possamos desenvolver novos projetos culturais. A CeSPI é uma instituição com credibilidade, que desenvolve projetos em toda América do Sul” salientou.
O projeto Orquestra da Fronteira teve início em maio deste ano e terá duração de 01 ano,devendo alcançar aluno9s brasileiros e paraguaios em igual a proporção de vagas, com aulas práticas e teóricas de flauta e violão.
A FUNCESPP fica responsável pela viabilização do local para as aulas e do professor de música, enquanto o instituto CeSPI fez a doação de recursos pra aquisição de uniformes do projeto, e os instrumentos musicais:violão e flautas.
As aulas acontecem na sede da FUNCESPP localizado na Rua General Osório, 2.150 (antigo prédio da Ferroviária) – Bairro Noroeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário