quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

FUNCESPP realiza formatura de Violão Popular e Erudito



Oficina de Violão Popular e Erudito formou 46 alunos que receberam certificados no Centro de Convenções Internacional Miguel Gomez

A Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã realizou a Formatura da segunda Turma de Violão Popular e Erudito de 2012, em cerimônia que atraiu um excelente público no Centro de Convenções Internacional de Ponta Porã.

No total 46 alunos receberam o Certificado de conclusão da Oficina Municipal de Violão Popular e Erudito, após 06 meses de aulas teóricas e práticas oferecidas gratuitamente pela Prefeitura de Ponta Porã, através da FUNCESPP.

No período de aprendizagem os alunos tiveram aulas ministradas pelo Professor Gustavo Matos, seguindo metodologia de ensino da Escola de Música Municipal Isaac Borges Capilé desenvolvida na sede da FUNCESPP, localizada na antiga estação ferroviária.

A cerimônia de entrega dos certificados aos alunos da Oficina Municipal de Violão Popular e Erudito, teve inicio coma  apresentação da Banda Municipal Isaac Borges Capilé que interpretou as seguintes peças musicais:  Hey Baby, California Dream, Ever Seen The Rain, Cheia de Charme e Amigos para Sempre, que arrebatou o público presente.

  Em seguida foi a vez dos formandos da Oficina Municipal de Violão Popular e Erudito, apresentar um pouco de seu aprendizado para platéia presente, formada em sua maioria por pais, familiares, amigos e autoridades.

Na oportunidade os alunos interpretaram as seguintes canções:Chalana, Faz um Milagre em Mim, Tocando em Frente, Meu carnaval, Saudades da Minha Terra e Felicidade.Após a apresentação foram feitas as entregas dos certificados aos alunos da oficina Municipal de Vilão Popular e Erudito.

O Diretor-Presidente da FUNCESPP, Adir Teixeira de Oliveira, destacou a importância da Oficina de Violão Popular e Erudito desenvolvida, pela administração do Prefeito Flávio Kayatt, que desde 2007 formou centenas de alunos em dois semestres.

“É muito gratificante que o projeto desenvolvido pela FUNCESPP, alcançou centenas de alunos por meio da música, com aulas gratuitas que permitiram a crianças, jovens e adultos a inserção junto a arte musical” frisou Adir, ressaltando “parabéns aos formandos e toda equipe da Funcespp pelo empenho e dedicação neste período, contribuindo para o sucesso deste importante projeto de formação musical”.

A Oficina de  Violão Popular teve inicio em 2007 e integra a Escola de Música Municipal Isaac Borges Capilé, sendo desenvolvida pela Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã.

Anualmente o Projeto forma cerca de 60 alunos divididos em dois semestres com aulas gratuitas, teórica e prática, obedecendo a metodologia pedagógica da Escola de Música Municipal Isaac Borges Capillé.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Última etapa do Campeonato Estadual de BMX





Foi realizada no domingo, dia 09, a última etapa do Campeonato Estadual de BMX na pista em frente à FUNCESPP. Estiveram participando da etapa atletas de todo o estado de Mato Grosso do Sul e do Paraná.

Destaque para os atletas de Ponta Porã que sagraram-se campeões estaduais do ano de 2012. Foram eles: Gustavo Mioranza (Bolsa-Atleta Municipal), Jonatan Pereira, Marcos Andrei, Lucas Fagundes, Diego Maidana, Gabrieli Brum e Theles Marcel. O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Ponta Porã, Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã e Secretaria Municipal de Saúde.

Resultado da última etapa:
Categoria Elite Men
1º lugar: Gustavo Satti – Ponta Porã
2º lugar: Henrique Espindola – Pedro Juan Caballero
3º lugar: Anderson Agostinho – Pedro Juan Caballero

Categoria Cruiser 24 anos
1º lugar: Osvaldo Quinelato – Ponta Porã
2º lugar: Thales Marcel – Ponta Porã
3º lugar: Gelte Vieira – Palotina (PR)

Categoria 15 a 16 anos
1º lugar: José Victor Maia – Ponta Porã
2º lugar: Jonatan Pereira – Ponta Porã
3º lugar: Ronaldo Martines – Pedro  Juan Caballero

Categoria 13 a 14 anos
1º lugar: Marcos Andrei – Ponta Porã
2º lugar: Mateus Jesus – Ponta Porã
3º lugar: Pedro Soares – Ponta Porã
Categoria 11 a 12 anos
1º lugar: Lucas Fagundes – Ponta Porã
2º lugar: Robert Souza – Ponta Porã
3º lugar: Kaique Tamaregute – Ponta Porã

Categoria 9 a 10 anos
1º lugar: Diego Maidana – Ponta Porã
2º lugar: Pedro Henrique – Ponta Porã
3º lugar: Gabriel de Barros – Ponta Porã

Categoria 9 a 12 anos feminino
1º lugar: Gabrieli Brum – Ponta Porã
2º lugar: Franciele de Souza – Ponta Porã
3º lugar: Adriele da Silva – Ponta Porã

Categoria 7 a 8 anos
1º lugar: Rubens Danilo – Ponta Porã
2º lugar: Carlos Augusto – Ponta Porã
3º lugar: Carlos Eduardo Gimenes – Dourados

Resultado da final do Campeonato Estadual:
Categoria Elite Men
1º lugar: Gustavo Mioranza (Bolsa-Atleta Municipal) – Ponta Porã
2º lugar: Gustavo Satti – Ponta Porã
3º lugar: Luis Rodrigues – Ponta Porã

 Categoria Cruiser 24 anos
1º lugar: Thales Marcel – Ponta Porã
2º lugar: Osvaldo Quinelato – Ponta Porã
3º lugar: Thiago Romeiro – Ponta Porã

Categoria 15 a 16 anos
1º lugar: Jonatan Pereira – Ponta Porã
2º lugar: José Victor Maia – Ponta Porã
3º lugar: Ronaldo Martines – Pedro  Juan Caballero

Categoria 13 a 14 anos
1º lugar: Marcos Andrei – Ponta Porã
2º lugar: Joelson Benitez – Ponta Porã
3º lugar: Gustavo Henrique – Ponta Porã

Categoria 11 a 12 anos
1º lugar: Lucas Fagundes – Ponta Porã
2º lugar: Jonatan Wellington – Ponta Porã
3º lugar: Robert Souza – Ponta Porã

Categoria 9 a 10 anos
1º lugar: Diego Maidana – Ponta Porã
2º lugar: Pedro Henrique – Ponta Porã
3º lugar: Gabriel de Barros – Ponta Porã

Categoria 9 a 12 anos feminino
1º lugar: Gabrieli Brum – Ponta Porã
2º lugar: Franciele de Souza – Ponta Porã
3º lugar: Vitória Izabelli – Ponta Porã

Categoria 7 a 8 anos
1º lugar: Carlos Eduardo Gimenes – Dourados
2º lugar: Rubens Danilo – Ponta Porã
3º lugar: Jonatan Anastácio – Ponta Porã

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Artistas de Ponta Porã participam do Kit Difusão Musical 2012




Atos Falhos, Retorno Comum, Surfistas de Trem e dupla Leandro e Gabriel terão músicas  do 4º Kit Difusão Musical de Mato Grosso do Sul

A arte musical de Ponta Porã cidade que faz fronteira com Pedro Juan Caballero, confirma a sua característica e estará participando do 4º Kit Difusão Musical de Mato Grosso do Sul, idealizado e promovido pelo Governo do estado através da Fundação de Cultura de MS.

Na edição do ano passado a banda Surfistas de Trem participou do Kit Difusão Musical de Mato Grosso do Sul com dois trabalhos autorais: Soy Surfista e Canto pra Jah, nesta edição de 2012, o segmento rock and roll consolida a sua força e potencial na região de fronteira e participa com as bandas:Retorno Comum com as músicas “Um Pouco de todos Nós” e “Nada é Igual” e a banda Atos Falhos – “Me da uma dose” e “Homem contra o tanque”.A banda Surfistas de Trem que vem marcando presença no cenário musical do estado com o seu estilo samba-rock-reggae, retorna ao Kit Difusão 2012 com a canção; “Para Melhorar” e “Aeroina”.  O segmento sertanejo também estará representando Ponta Porã e participando da edição 2012 com a dupla Leandro Henrique e Gabriel.   

De acordo com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul - (FCMS), serão produzidos kit’s que conterão duas músicas, um release e duas fotos de cada um dos artistas selecionados. Eles serão disponibilizados gratuitamente aos meios de comunicação de alcance estadual e nacional e aos artistas participantes, visando promover a circulação da produção musical dos artistas de MS. A intenção é divulgar a produção musical sul-mato-grossense, evidenciando preferencialmente a produção autoral e priorizando a diversidade de linguagens musicais produzidas no estado, conforme a Fundação de Cultura.

O Diretor de Cultura da FUNCESPP, Eder Rubens, destacou este momento como uma conquista dos músicos da fronteira, contribuindo para consolidar a arte musical em Ponta Porã.

“É o reconhecimento ao trabalho dos nossos artistas.Nos últimos anos tivemos um crescimento considerável de músicos na fronteira, principalmente no formato de bandas no segmento alternativo” disse Eder, ressaltando “parabenizo ao Governo de Mato Grosso do Sul, que através da Fundação de Cultura do estado vem fazendo um trabalho de divulgação dos artistas do interior e da capital, através do Kit Difusão Musical”. 

Os artistas e obras foram  selecionados mediante Edital de seleção de artistas para o projeto KIT DIFUSÃO MUSICAL-4ª edição/2012, que foi lançado em dezembro de 2011, após análise da FCMS.
  A cerimônia de entrega do 4º Kit Difusão Musical edição 2012, acontece nesta terça-feira, a partir das 15 horas no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo - Sala Germano de Barros / Parque dos Poderes em Campo Grande-MS.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Ponta Porã no Campeonato Paranaense de BMX





A cidade de Marechal Cândido Rondon sediou a etapa do Paranaense de BMX, que contou com a participação de aproximadamente 50 pilotos. Os atletas de Ponta Porã Bicicross Clube estiveram participando no evento que ocorreu nos dias 24 e 25 de novembro.

Resultados

2º lugar: Diego Maidana – cat boys 9 anos
2º lugar: José Vitor Maia – cat boys 16 anos
2º lugar: Tales Marcel – cat máster cruiser
3º lugar: Marcos Anderei – cat boys 15 anos
4º lugar: Gustavo Calistro (bolsa-atleta municipal)
4º lugar: Osvaldo Quinelato – cat máster cruiser
7º lugar: Thiago Romero – cat máster cruiser

Neste domingo, dia 09, será realizada em Ponta Porã a final do Campeonato Estadual de BMX. A etapa final contará com a participação de atletas de todo o estado do Mato Grosso do Sul e do Paraná. O início do evento está previsto para as 13h30min na pista em frente à FUNCESPP.



Oficina Berimbau realiza batismo e troca de cordões na FUNCESPP



A Oficina Municipal de Capoeira Berimbau, desenvolvida pela Prefeitura Municipal através da  Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã, realizou na última sexta-feira, ás 19 horas,  a cerimônia de batismo e troca de cordões.

O evento aconteceu na sede da FUNCESPP sendo organizado pelo Mestre Erimar Gordinho, coordenador da Oficina Municipal de Capoeira Berimbau, que contou com a presença dos mestres de capoeira Helder e Sérgio Raul Pradella, ambos do interior de São Paulo e dos professores Dirceu Moicano e João Renato de Ponta Porã.

No total  20 crianças participaram do batismo e entrega de cordões na FUNCESPP, além de jogar e apresentar técnicas da Capoeira que foram repassadas pelo Mestre Erimar Gordinho, durante 01 ano de aulas práticas e teóricas.A Oficina Municipal Berimbau realizou troca de cordões e batismo de forma descentralizada neste ano, alcançando alunos das escolas da rede municipal e estadual de ensino.

“Este é um momento que nossos alunos, passam a ser denominados como capoeiristas.Parabenizo a todos os alunos e agradeço aos pais pelo incentivo a prática da capoeira e a equipe da Funcespp que sempre ofereceu suporte para continuidade da Oficina de Capoeira Berimbau nestes últimos 08 anos” disse Mestre Erimar Gordinho.

O Diretor de Cultura da FUNCESPP, Eder Rubens, elogiou o empenho dos alunos durante o período de aprendizado, a dedicação do Mestre Erimar Gordinho e o constante apoio dos pais para a prática da capoeira.

“A Oficina Municipal de Capoeira Berimbau formou nestes últimos 08 anos milhares de crianças e jovens, que tiveram acesso a prática desta arte legitimamente brasileira, tendo oportunidade de crescer enquanto cidadão, aprendendo a valorizar a disciplina e a família” frisou Eder, ressaltando que “a capoeira esta consolidada em Ponta Porã de forma planejada e responsável, por meio da Oficina de Capoeira Berimbau”. 

A diretora-executiva da FUNCESPP, Professora Celma Pelush, acompanhou toda cerimônia de batismo e troca de cordões, e destacou a importância da Capoeira como forma de integrar crianças e jovens.

“A capoeira teve um crescimento nestes últimos 08 anos, ajudando a formar cidadão e contribuindo para que os participantes tenham disciplina, uma vida saudável e bom convívio com os colegas e familiares” frisou Celma.

O vereador Marquinhos Bello, que acompanhava a sua filha na cerimônia de batismo e troca de cordões da Oficina Municipal Berimbau, elogiou o trabalho realizado pelo Mestre Erimar Gordinho e toda equipe da FUNCESPP.

“As vezes na correria do dia-a-dia, não temos tempo de acompanhar o crescimento de nossos filhos.É necessário incentivar projetos como da Capoeira, pois oferece aos participantes conhecimento da cultura brasileira e forma cidadão”  enfatizou Marquinhos.

   Na oportunidade pais, alunos e professores realizaram roda de capoeira, visando a integração entre os participantes e aproximação do jogo com a arte, considerada patrimônio cultural do Brasil.