quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

FUNCESPP cria espaço da erva-mate


A Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã vem realizando há cerca de dois anos o plantio de Erva-Mate, nas dependências de sede da instituição localizada na antiga estação Ferroviária.

Neste período foram plantadas cerca de 80 mudas de erva-mate, que já se encontram em período de crescimento, recebendo todo cuidado necessário para que possam florescer, embelezando o prédio onde funciona a FUNCESPP.

Conforme afirmou Adir Teixeira, Diretor-Presidente da FUNCESPP, o plantio da erva-mate também serve como forma de resgatar a planta que por décadas foi fundamental na economia da fronteira, contribuindo para formação histórica de Ponta Porã. “Estamos tratando com muito carinho deste espaço, que criamos como forma de preservação ambiental, bem como contribuir para resgatar a história da erva-mate, permitindo que alunos possam conhecer esta espécie que é parte da nossa cultura” explicou Adir Teixeira.

Ele lembrou ainda que o espaço estará aberto a população, que deseja conhecer a planta, assim como aos professores e alunos das escolas da rede pública e privada de ensino que desejam fazer pesquisa e trabalhos escolares. “O espaço estará aberto para que as instituições de ensino, possam trazer os seus alunos e conheçam de perto a erva-mate, citada em diversos livros, mas cada vez mais rara de se encontrar em nossa cidade” frisou Teixeira.

Adir Teixeira enfatizou ainda que o espaço vem sendo organizado aos poucos e que um técnico agrícola, sempre presta assistência para um bom resultado no platino da erva-mate. “A erva-mate é uma planta nativa e precisa de cuidados especiais, para que cresça forte e saudável. Tomamos todos os cuidados necessários, obedecendo as orientações de técnicos especializados, para um melhor aproveitamento no plantio da erva-mate”.

O jardim da FUNCESPP fica localizado na Rua General Osório, 2.150 – Bairro Noroeste. Maiores informações 3431-5675/3431-8854.


Fonte: www.http://www.conesulnews.com.br/leitura.php?can_id=2&id=120305
Foto: Sérgio Ogeda

Nenhum comentário:

Postar um comentário