sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Escritoras brilham em noite de autógrafos promovida pela FUNCESPP




Obra retratando a literatura de Mato Grosso do Sul na ótica dos escritores foi apresentada em Ponta Porã pelas escritoras Maria da Gloria Sá Rosa e Albana Xavier Nogueira.

As escritoras Maria da Gloria Sá Rosa e Albana Xavier Nogueira lançaram em Ponta Porã, o livro “A Literatura Sul-Mato-Grossense na ótica de seus construtores”, produzido com apoio do Fundo de Investimentos Culturais (FIC) da Fundação de Cultura de MS.

O lançamento foi feito Centro Internacional de Convenções, evento promovido pela Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã, FUNCESPP. A obra é a primeira no gênero em Mato Grosso do Sul a dissecar as razões do envolvimento dos autores com a escrita, as lutas para conseguirem impor-se num Estado onde a literatura ainda não atingiu status de cidadania. O que lhes dá coragem de prosseguir - além do prazer de criar, de transformar em letra de imprensa a substância frágil de idéias e emoções - é a certeza de que abrem espaço para a revelação do que temos de criativo, de importante no ramo da ficção e da poesia.

A noite foi fabulosa. O grupo Repertório Nobre, formado por músicos da Banda de Música Municipal Isaac Borges Capillé, foi a principal atração cultural da noite, tocando clássicos da música mundial.

A Professora e escritora Sellamari foi a convidada especial para abrir o evento. Ela declamou o poema “Pioneiros”, que retrata a chegada daqueles que iniciaram o povoamento da fronteira.

O diretor presidente da FUNCESPP, Professor Adir Teixeira, destacou o papel das escritoras para o engrandecimento das letras em mato Grosso do Sul. O diretor do campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Amauri Junior, destacou que “a vinda das escritoras Maria da Glória e Albana para lançar um dos mais importantes livros de Mato Grosso do Sul foi motivo de orgulho para os pontaporanenses e fronteiriços”. Ele parabenizou a FUNCESPP pela organização do evento.

A também escritora Idara Duncan, amiga das autoras, destacou a presença de representantes das instituições culturais. “É muito bonito ver Ponta Porã recebendo o grande nome da literatura de Mato Grosso do Sul”, declarou, referindo-se à Professora Maria da Glória.

Uma das autoras, Albana, disse que o livro é resultado dos sonhos dos pioneiros. “Foram três anos de trabalho, conversando, entrevistando os escritores. Agradeço pela oportunidade de poder apresentar esta obra numa cidade alegre, dinâmica, como é Ponta Porã. Este momento solene, fantástico, vou guardar na memória com muito carinho”.
Sua colega, Maria da Gloria Sá Rosa, caracterizou o livro como uma obra incompleta. “Não colocamos aqui todos os grandes nomes da nossa literatura. Há outros. Por isso que nossa obra é contínua. Conseguimos coletar depoimentos sensacionais de 21 autores e de quatro críticos. Penso que nós, sul-mato-grossenses, temos o que oferecer para o mundo. São obras literárias de qualidade”, garantiu.

Após a solenidade no auditório do Centro Internacional de Convenções, as autoras atenderam carinhosamente as pessoas que adquiriram o livro e solicitavam autógrafos.
Entre os presentes se destacaram os membros da Academia Pontaporanense de Letras e várias autoridades que prestigiaram o evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário