sexta-feira, 27 de novembro de 2009
Diretor da CBB coordenou curso de basquete em Ponta Porã
Ponta Porã recebeu no último domingo um dos mais importantes nomes do basquetebol brasileiro. Trata-se de Francisco das Chagas Oliveira, Diretor de Departamento Social da Confederação Brasileira de Basquetebol e Coordenador Nacional do projeto Basquete do Futuro Eletrobrás.
Ele esteve na cidade, coordenando o Curso de Capacitação Basquete do Futuro Eletrobrás, voltado para a orientação em relação ao trabalho social desenvolvido pelos profissionais da educação física.
A platéia foi formada por 31 professores e acadêmicos do curso de educação física. Mais de trinta crianças e adolescentes dos dois pólos de basquete mantidos pela FUNCESPP, também participaram do evento, realizado na Poliesportiva Pepe Portela.
Francisco ressaltou a importância do professor de educação física no contexto social. E relacionou a prática do basquetebol, como uma forma de promover a integração das pessoas e até mesmo a busca de soluções de problemas que afligem a comunidade.
O diretor, alertou para o papel dos profissionais da educação física na formação das crianças e adolescentes. "Nós somos uma referência. É em nós, que muitas crianças se espelham e tomam como exemplo de vida. Daí a importância da nossa postura no meio das crianças", declarou.
Para ele, vários profissionais precisam rever a opção por um trabalho que visa apenas o rendimento dos alunos em competições. Chagas repassou orientações práticas que contribuem para o desenvolvimento do aspecto cognitivo dos alunos. Por isso que o curso teve o objetivo de valorizar o basquete com o caráter formativo, e não competitivo.
"Infelizmente, são vários os casos em que um evento esportivo que visa promover a integração entre as pessoas, acaba se tornando uma disputa acirrada, inclusive por conta do aspecto pessoal. Nós, da Confederação Brasileira de Basquete, que procuramos estimular o esporte amador por todo o Brasil, já presenciamos situações, nas quais, os treinadores das equipes durante um jogo, travaram uma disputa pessoal. Um não queria perder para o outro. E as crianças ficaram no meio daquela situação. Ali, os profissionais perderam uma ótima oportunidade de repassarem valores como companheirismo, entrosamento, confiança e união de um grupo. Infelizmente, dá-se muito valor à competição, deixando-se de lado os verdadeiros objetivos da prática esportiva que é o congraçamento, o encontro, a integração das pessoas", frisou.
O diretor-presidente da FUNCESPP, Professor Adir Teixeira, considerou a realização do curso em Ponta Porã como um dos momentos mais importantes no desenvolvimento do projeto Arremessando para o Futuro. Ele destacou ainda o interesse dos profissionais de educação física e dos acadêmicos pela busca do aprendizado ideal, compartilhando os conhecimentos repassados por um profissional de altíssimo nível, como Francisco Chagas.
"Foi um privilégio poder contar com a presença do Francisco aqui em Ponta Porã", afirmou Adir que destacou ainda a participação das crianças dos dois pólos mantidos pela Prefeitura em parceria com a Confederação Brasileira de Basquete, Federação Estadual com apoio da Eletrobrás.
"Esta é a segunda vez que conseguimos viabilizar, junto à CBB, a vinda de renomados profissionais do basquete brasileiro. Há dois anos, com total apoio do prefeito Flávio Kayatt, e do Reginaldo Senna, presidente da Federação de Basquete de Mato Grosso do Sul, viabilizamos a vinda do Geraldo Fontana, que, além de ser da CBB, também é o embaixador da Federação Internacional de Basquetebol, a FIBA.
Fonte: www.pontapora.ms.gov.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário