terça-feira, 30 de outubro de 2012

RESULTADOS TÊNIS DE MESA JESPP 2012








Os jogos de Tênis de Mesa foram realizados no sábado, dia 27, no Ginásio de Esportes da Escola Mappe, com a participação de 10 escolas.

         Na classificação geral, no feminino, a Escola MAPPE foi a campeã, seguida das escolas Juvenal Fróes e Magsul, segunda e terceira colocadas respectivamente. Já no masculino quem levou a melhor foi a Escola Mace, seguida pelo Magsul e em terceiro com a Escola Estadual João Brembatti Calvoso.
Resultados - Individuais:
Masculino
1. Sérgio Yudi Ohara – Magsul
2. Eije Matsunaga – Mace
3. Gustavo da Silva Araújo – Mace

Feminino
1. Sayuri Matsunaga – Mace
2. Isabeli Saikkonen – Mappe
3. Mai Shirakawa – Magsul

Resultados - Duplas:
Masculino
1. Eije Matsunaga e Gustavo da Silva Araújo – Mace
2. Giovani Oviedo e Nicolau Freitas – Calvoso
3. David Paniagua e Sérgio Yudi Ohara – Magsul

Feminino
1. Isabeli Saikkonen e Giulia Soto Arévalo – Mappe
2. Karen Domingues e Maiara Chaves – Juvenal Fróes
3. Aline Shirakawa e Mai Shirakawa – Magsul

Os Jogos Escolares de Ponta Porã – JESPP/2012 é uma realização da Prefeitura Municipal de Ponta Porã, através da FUNCESPP, que agradece a Associação Japonesa pela parceria na realização da competição, cedendo os materiais para que o evento fosse realizado, e pela participação na coordenação do mesatenista Davi Figueiredo.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Magsul e Topo Gigio conquistam Handebol Jespp 2012








Escolas sagraram-se campeã e representarão Ponta Porã no JEMS

A Escola Objetivo Magsul e a Escola Topo Gigio conquistaram o titulo de campeão na modalidade de handebol dos Jogos Escolares de Ponta Porã, promovido pela Prefeitura Municipal através da Fundação de Cultura e Esporte-FUNCESPP.

As finais aconteceram no Ginásio Poliesportivo Pepe Portela, na quinta-feira. Na primeira final pela categoria feminino a equipe da Escola Topo Gigio venceu por 07 a 03 ao Centro Educacional Perpetuo Socorro-CEPS.   

“Estamos felizes em participar e conquistar o titulo na modalidade de Handebol feminino do Jespp 2012.Os atletas e professores estão de parabéns, é um objetivo que buscamos em edições anteriores e que neste ano conquistamos, ganhando o direito de representar Ponta Porã no JEMS de 2013”  disse Tais Cereser Bras, diretora da Escola Topo Gigio.

Na final masculina de handebol a equipe da Escola Objetivo Magsul, comandada pelo treinador Jonas Ornelas venceu a equipe do Centro Educacional Perpétuo Socorro pelo placar de 19 golas contra 07.

“Foi a conquista de um intenso resultado de trabalho e dedicação dos atletas, bem como condições de trabalho oferecida pela direção do Objetivo Magsul.Estamos felizes por conquistar o titulo e a  vaga para representar Ponta Porã no Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul” frisou Ornelas, ressaltando que “aproveito para parabenizar a equipe da Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã, que sempre desenvolveu um bom trabalho em favor das competições estudantis”.

O professor Faiçal Sharif do CEPS que comandou os atletas na categoria masculino e feminino, parabenizou os adversários e destacou a importância do JESPP com forma de integrar professores, atletas e alunos das instituições de ensino.

“Os Jogos escolares permite a integração entre os atletas de forma saudável.Preparamos a equipe durante todo ano para conquistar o titulo, mas que pode vir no próximo ano, uma vez que temos atletas com idade suficiente para mais dois JESPP” explicou Faiçal.

O terceiro lugar na categoria feminina ficou com a Escola Objetivo Magsul que venceu pelo placar de 06 a 02 a Escola estadual Pedro Afonso Goldoni.Na disputa de terceiro lugar pelo handebol masculino, a Escola Estadual Pedro Afonso Goldoni venceu por 16 a 04 a Escola Estadual João Brembatti Calvoso.    

O Diretor-Presidente da FUNCESPP, Professor Adir Teixeira de Oliveira realizou a entrega da premiação e elogiou a participação das equipes na modalidade de handebol nas duas categorias.

“Todas as escolas estão de parabéns, demonstrando que temos equipes de bom nível técnico.Parabenizo a direção das escolas em prestigiar a prática das diversas modalidades esportivas entre elas o handebol” salientou Adir Teixeira, enfatizando que “observamos bons valores individuais que poderão contribuir para ascensão do handebol em Ponta Porã”.

Jardim Ivone campeã no Basquetebol do JESPP








Mais uma vez a Escola Municipal Jardim Ivone confirmou sua hegemonia no basquete em Ponta Porã. As competições da modalidade começaram na segunda, dia 22 e tiveram suas finais nesta quinta-feira. Os jogos foram realizados no Ginásio da Escola MAPPE.

Ao todo, 3 equipes femininas e 7 masculinas participaram. No feminino as participantes foram as escolas Jardim Ivone, João Carlos Pinheiro Marques e Magsul. No masculino, participaram as escolas Jardim Ivone, João Carlos Pinheiro Marques, Magsul, Fernando Saldanha, MAPPE, Geni Marques Magalhães e Manoel Martins. A coordenação da modalidade ficou sob a responsabilidade do Educador Físico Robson Valdez e a equipe de arbitragem foi composta pelos árbitros Sandro Ducci, Ronaldo Liamando e Cleyton Garcia.

No feminino, em disputa de “todos contra todos” a equipe do Jardim Ivone sagrou-se campeã, tendo as escolas João Carlos e Magsul em segundo e terceiro lugar respectivamente.

No masculino a equipe do Jardim Ivone venceu na final a escola Geni Marques Magalhães por um placar de 49 a 24. O terceiro lugar ficou com a escola Fernando Saldanha que venceu a MAPPE por 34 a 12.

As equipes campeãs têm o direito de representar o Município na modalidade nos Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul no ano de 2013. Os Jogos Escolares de Ponta Porã – JESPP/2012 é uma realização da Prefeitura Municipal de Ponta Porã através da FUNCESPP.

Conselho Municipal de Cultura faz reunião nesta sexta-feira


Os conselheiros municipais de cultura estão sendo convidados para uma reunião marcada para esta sexta-feira, dia 26 de outubro, às 17:30 hs. na Casa dos Conselhos Municipais, Avenida Baltazar Saldanha, esquina com Avenida Brasil, nº 232, Centro de Ponta Porã.

De acordo com Augusto Palermo, presidente do Conselho Municipal de Cultura,o encontro servirá para que sejam tratados alguns ajustes na organização da entidade, bem como à legislação pertinente ao setor cultural.

Augusto informa ainda que a reunião será aberta para o tratamento de quaisquer assuntos levantados pelos conselheiros, por isso solicita que cada um leve dúvidas ou sugestões para futuras ações. Ele destacou que um dos temas será a realização, neste fim de ano, de um grande evento cultural na Praça Pedro Manvailler que, após a saída dos ocupantes, está desimpedida para que a comunidade promova e participe de eventos de natureza cultural.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

O maior evento esportivo da fronteira começa domingo dia 28




Foi realizado na noite desta quarta-feira (24), nas dependências da Funcespp uma reunião com as equipes que estarão compondo os 16 grupos da 12ª Copa Kayatt de futebol suíço e vai reunir 64 equipes em oito campos em toda cidade de Ponta Porã.

O presidente da Comissão organizadora Paulinho Vieira, Wander Márcio e José recepcionaram os dirigentes no local da reunião, onde foi feito a leitura do regulamento pelo jornalista Tião Prado e ficou assim definido os grupos e locais dos jogos neste domingo, dia 28, a partir das 8h15min com mais 15 minutos de tolerância para a primeira partida:

Campo do Noroeste, no primeiro jogo ACS 4º BPM x Transportadora Fenix; segundo jogo Tucanos de Antonio João x Eletro Poli; terceiro jogo Sport King x São João e no último jogo da rodada Brito Serralheria x Sport Linha.

Campo do Parque de Exposições, no primeiro jogo Nosso Lar x Atletico Serve Seg, segundo jogo Mooca x 5 Estrelas; terceiro jogo D’Repente x Sport Agui e fechando a rodada no quarto jogo Rejes Católicos x Jaca F.C.

Campo do Andreazza, no primeiro jogo Andreazza x Alianza ; segundo jogo Bermudinhas x Tereré; terceiro jogo Sport Aikemil x São Domingos e no quarto jogo Los Lobos x Atlético Junior.

Campo do Arsenal, no primeiro jogo Arsenal x Jardim Independência; segundo jogo Jardim Botânico Universitário x União 45; terceiro jogo Sport Cafi x Antaño e no quarto jogo Marambaia x Sport 10.

Campo do Bom Gosto, no primeiro jogo Bom Gosto x 4 x 4 Imporcar; segundo jogo 15 de Agosto Marmoraria Pantanal x Grupo Humanitário; terceiro jogo Amigos da Vila x SocioKuetê e no último jogo Correcta Industria de Óleo x Saleciano.

Campo do Planalto, Sport Ovidio x Sport Vago, segundo jogo Comercial Cometa x Butecos; terceiro jogo San Jorge x São Miguel e no último jogo Sport Robocop x São Rafael.

No campo da SEVA, no primeiro jogo REM Seva x Sport Atalan; segundo jogo Amogram x San Martin, terceiro jogo Sport Jardim x Formiga e no último jogo Residencial x Sport Patos.

No campo da Cophafronteira no primeiro jogo estarão jogando, Cophafronteira x Golden Boys, segundo jogo Mercado Estrela x Santa Izabel; terceiro jogo CEC (Cumpadres) x Sport Carolo e no último jogo estarão em campo Rossonero x São Francisco.

As 64 equipes estarão correndo atrás de uma belíssima premiação que será oferecida aos 4 primeiros colocados, sendo que o quarto colocado vai receber 300 reais, troféu, 10 pacotes de cervejas; o terceiro colocado reberá 500 reais, troféu, 18 medalhas e 15 pacotes de cervejas; segundo colocado estará recebendo hum mil reais, troféu, 18 medalhas e 25 pacotes de cervejas e o grande campeão estará recebendo dois mil reais, troféu, 18 medalhas, troféu transitório e mais 50 pacotes de cervejas.
Haverá ainda troféu para o goleiro menos vazado e o artilheiro da competição.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

JESPP conhece os campeões no judô




A modalidade de Judô dos Jogos Escolares de Ponta Porã foi realizada na quarta-feira, dia 17, na FUNCESPP. A disputa contou com a presença de 9 escolas tanto no feminino quanto no masculino. Todos os atletas pertencem aos projetos realizados pela Prefeitura Municipal através da FUNCESPP, da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho e do Projeto Família Porã.

         No feminino, a campeã foi a escola Nova Itamarati, seguida do  Joaquim Murtinho e com três escolas empatadas no terceiro lugar: São João, Topo Gigio e Mendes Gonçalves.

No masculino, a campeã foi a escola Ignês Andreazza, seguida das escolas Nova Itamarati e Joaquim Murtinho, em segundo e terceiro lugar respectivamente. A modalidade foi coordenada pelos Professores Nicodemos Filgueiras Junior e Rosileide Bernal.

Classificação geral feminino:
1º lugar: E. E. Nova Itamarati
2º lugar: E. E. Joaquim Murtinho
3º lugares: E. M. São João, Topo Gigio e E. E. Mendes Gonçalves
4º lugares: E. E. Adê Marques

Classificação geral masculino:
1º lugar: E. M. Ignês Andreazza
2º lugar: E. E. Nova Itamarati
3º lugar: E. E. Joaquim Murtinho
4º lugar: E. E. Fernando Saldanha
5º lugar: E. E. Mendes Gonçalves
6º lugar: E. E. Profª Geni Marques Magalhães

Resultado Individual:

Feminino:
Super-ligeiro
1º lugar: Beatriz Souza Santos (E. E. Nova Itamarati)

Ligeiro
1º lugar: Alice Kelly C. Cruz (E. E. Nova Itamarati)

Meio-leve
1º lugar: Estefani Duarte Brum (E. M. São João)
2º lugar: Karina Weslaine (E. E. Adê Marques)
3º lugar: Desuderia S. Silva (E. E. Nova Itamarati)

Leve
1º lugar:  Aline Morato (E. E. Joaquim Murtinho)
2º lugar: Estefani Farias Camargo (E. E. Nova Itamarati)

Meio-médio
1º lugar: Juliane Cristina Lui Lopes (Topo Gigio)
2º lugar: Ingrid Barbosa Barros (E. E. Profª Geni Marques Magalhães)
3º lugar: Caroline Chimenes (E. E. Nova Itamarati)

Médio
1º lugar: Roberta Azambuja Paiva (E. E. Joaquim Murtinho)
2º lugar: Juliana Gonçalves Morel (E. E. Adê Marques)
3º lugar: Luane Barbosa Pereira (E. E. Profª Geni Marques Magalhães)

Meio-pesado
1º lugar: Melody Isabel Roa (E. E. Mendes Gonçalves)

Pesado
1º lugar: Camila Silva Santos (E. E. Nova Itamarati)
2º lugar: Patricia Ortiz Santana (E. E. Profª Geni Marques Magalhães)
3º lugar: Valesca Pinto Aspet (Magsul)
3º lugar: Tamisi Kamoshita (E. E. Profª Geni Marques Magalhães)

Masculino:
Super-ligeiro
1º lugar: Adonias Mariano Ramos (E. E. Joaquim Murtinho)
2º lugar: Gabriel Ferreira da Silva (E. E. Fernando Saldanha)
3º lugar: Welligton Portilho (E. E. Fernando Saldanha)

Ligeiro
1º lugar: Vinícius Bíscaro Miguel (E. E. Fernando Saldanha)
2º lugar: Luciano Moura Cardozo (E. E. Fernando Saldanha)
3º lugar: Julio Cesar Nascimento (E. E. Nova Itamarati)
3º lugar: Tiago Matias (E. E. Joaquim Murtinho)

Meio-leve
1º lugar: Lucas da Silveira (E. E. Nova Itamarati)
2º lugar: Alles Oliveira Correa (E. M. Ignês Andreazza)
3º lugar: Janderson Gomes (E. E. Profª Geni Marques Magalhães)
3º lugar: Miguel Alves Ferreira (E. E. Nova Itamarati)

Leve
1º lugar: Iran Lhopis Martines (E. E. Joaquim Murtinho)
2º lugar: Tiago Rafael Pazeto (E. E. Mendes Gonçalves)
3º lugar: Josué Lopes Souza (E. E. Profª Geni Marques Magalhães)
3º lugar: Marco Paulo Benites (E. E. Nova Itamarati)

Meio-médio
1º lugar: Willan Duran Ramires (E. E. Mendes Gonçalves)
2º lugar: Lucas Falcão Souza (E. E. Profª Geni Marques Magalhães)

Médio
1º lugar: Marco da Silva (E. E. Nova Itamarati)
2º lugar: Alex Peralta (E. E. Profª Geni Marques Magalhães)
3º lugar: Gabriel Carpes (Magsul)


Meio-pesado
1º lugar: Leonardo Centurion (E. M. Ignês Andreazza)
2º lugar: Willian Leguisamon Maldonado (E. E. Fernando Saldanha)
3º lugar: Roberto Pontes Cortez (E. E. Nova Itamarati)
3º lugar: Vitor Mateus Sales (E. E. Nova Itamarati)

Pesado
1º lugar: Rodrigo Raul Jara (E. M. Ignês Andreazza)
2º lugar: Agson Jahel Lima (E. E. Mendes Gonçalves)
3º lugar: Cleiton Santos (E. E. Profª Geni Marques Magalhães)

JESPP teve abertura na última quarta-feira, dia 17






Cerimônia foi realizada no Ginásio Pepe Portela. Competição reunirá milhares de atletas em várias modalidades.

Os jogos Escolares de Ponta Porã - JESPP, foram abertos nesta quarta-feira. A cerimônia de abertura foi realizada no Ginásio Poliesportivo Pepe Portela e contou com a presença das delegações que estarão disputando os jogos. Como sempre costuma ser, a abertura deixou o ginásio Pepe Portela de alunos das escolas participantes.

A competição será disputada até o dia 31 de outubro em oito modalidades:
Basquetebol, futsal, handebol, tênis de mesa, voleibol, xadrez, judô e atletismo. Disputam os jogos as instituições educacionais públicas e privadas. As escolas participantes são as seguintes: CESP, Colégio Objetivo Magsul, Escola Estadual Adê Marques, Escola Estadual Miguel Marcondes Armando, Escola Estadual Fernando Saldanha, Escola Estadual Brembatti Calvoso, Escola Estadual Joaquim Murtinho, Escola Estadual Mendes Gonçalves, Escola Estadual Nova Itamarati, Escola Estadual Pedro Afonso Pereira Goldoni, Escola Estadual Prof. Carlos Pereira da Silva, Escola Estadual Profª Geni Marques Magalhães, Escola Municipal Ignês Andreazza, Escola Municipal Jardim Ivone, Escola Municipal João Carlos Pinheiro Marques, Escola Municipal Manoel Martins, Escola Municipal Maria Ligia Borges Garcia, Escola Municipal Ramiro Noronha, Escola Municipal São João, Escola Municipal Rural Juvenal Fróes, MACE, MAPPE e Topo Gigio.

O JESPP é uma realização da Prefeitura de Ponta Porã com organização da Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã, sendo um dos maiores eventos esportivos, que possibilita a integração de alunos e atletas por meio da prática saudável de esporte.

“Temos sempre o objetivo de levar o esporte para as nossas crianças e adolescentes. O JESPP envolve toda a comunidade escolar. Tanto quem disputa os jogos, como os alunos que comparecem para torcer pelos atletas de suas escolas. É uma festa para a garotada, tradicional no nosso município e que sempre acaba revelando novos talentos para o esporte do município em todas as modalidades”, afirmou Adir Teixeira, diretor presidente da Fundação de Cultura e Esporte do município.

Na solenidade de abertura, realizada na Poliesportiva Pepe Portela, alguns atletas ganharam destaque como Vitor Adriano Afonso dos santos, aluno da escola Estadual Calvoso que conduziu o fogo simbólico dos Jogos. A atleta Roberta Azambuja Paiva, vice-campeã brasileira de Judô em Manaus, fez o juramento dos atletas.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

FUNCESPP agita a semana da criança com os Projetos “Cinema para as Escolas” e “Recreação e Lazer”







Em comemoração ao dia das crianças, a Prefeitura Municipal de Ponta Porã através da FUNCESPP realizou os Projetos “Cinema para as Escolas” e “Recreação e Lazer” nas Escolas Prefeito Adê Marques, Osvaldo de Almeida Matos (Cabeceira do Apa) e Pedro Afonso Goldoni e nos Ceinfs Joana Franco e Eurora Ramos.
Foram realizadas atividades recreativas para aproximadamente 300 crianças em cada escola e 100 nos Ceinfs. As crianças participaram de diversas brincadeiras como cama elástica, mini gol, bambolês, perna de pau, Dama e Xadrez, além de se divertirem assistindo diversos filmes do projeto Cinema para as Escolas.
O Diretor-Presidente da FUNCESPP, Professor Adir Teixeira de Oliveira, salientou a importância desse projeto para saúde dessas crianças. “É com as brincadeiras que as crianças aprendem a pensar, a interpretar o mundo que as cercam e a interagir com ele. É nas brincadeiras que aprendemos a nos inserir na sociedade e nos grupos estruturados que a compõe”, disse Adir.
A direção da FUNCESPP informa que as instituições de ensino que desejam realizar um dia de lazer e recreação, devem entrar em contato pelo telefone 3431-5675 ou ainda na sede da Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã, localizada na Rua General Osório, 2.150 – Bairro Noroeste.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

FUNCESPP abre o JESPP 2012


Evento esportivo vai reunir mais de 20 instituições de ensino de Ponta Porã

A Prefeitura Municipal, através da Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã, promove na manhã desta quarta-feira, a partir das 8 e meia da manhã, no Ginásio Poliesportivo Pepe Portela, mais uma edição do JESPP - Jogos Escolares de Ponta Porã que vai reunir centenas de atletas de instituições de ensino das redes públicas e privadas

A competição deverá ser disputada até 31 e outubro em oito modalidades: Atletismo, Futsal, Basquetebol, Handebol, Voleibol, Tênis de Mesa, Judô e Xadrez masculino e feminino.

As disputas acontecerão nos seguintes locais: Atletismo – Pista do 11º RC MEC; Futsal Feminino – Ginásio da Escola Estadual Joaquim Murtinho; Futsal Masculino – Ginásio Poliesportivo Pepe Portela e Escola Estadual Joaquim Murtinho; Basquetebol – Ginásio da Escola MAPPE; Handebol – Ginásio Poliesportivo Pepe Portela; Voleibol – Ginásio Poliesportivo Pepe Portela; Judô – FUNCESPP; Tênis de Mesa – Escola Mappe; Xadrez, em local ainda a ser definido.

O JESPP é uma realização da Prefeitura de Ponta Porã com organização da Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã, sendo um dos maiores eventos esportivos, que possibilita a integração de alunos e atletas por meio da prática saudável de esporte.

O Diretor-Presidente da FUNCESPP, Professor Adir Teixeira de Oliveira lembra que o JESPP 2012 conta com total apoio da administração do Prefeito Flávio Kayatt e da equipe de funcionários e profissionais de Educação Física da FUNCESPP. “Este é seguramente um dos eventos esportivos de maior tradição entre os estudantes de Ponta Porã. Envolve diversas instituições de ensino da rede pública e privada de Ponta Porã, às quais agradecemos pela constante participação e confiança” frisou Adir Teixeira.

As escolas participantes do JESPP 2012 são as seguintes: CESP, Colégio Objetivo Magsul, Escola Estadual Adê Marques, Escola Estadual Miguel Marcondes Armando, Escola Estadual Fernando Saldanha, Escola Estadual Brembatti Calvoso, Escola Estadual Joaquim Murtinho, Escola Estadual Mendes Gonçalves, Escola Estadual Nova Itamarati, Escola Estadual Pedro Afonso Pereira Goldoni, Escola Estadual Prof. Carlos Pereira da Silva, Escola Estadual Profª Geni Marques Magalhães, Escola Municipal Ignês Andreazza, Escola Municipal Jardim Ivone, Escola Municipal João Carlos Pinheiro Marques, Escola Municipal Manoel Martins, Escola Municipal Maria Ligia Borges Garcia, Escola Municipal Ramiro Noronha, Escola Municipal São João, Escola Municipal Rural Juvenal Fróes, MACE, MAPPE e Topo Gigio.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Marco Rossi lança livro “Ponta Porã - 100 Anos”





Publicação teve apoio da Prefeitura de Ponta Porã/FUNCESPP e contou com bom público em seu lançamento

Para celebrar o centenário de Ponta Porã, comemorando neste ano, o jornalista Marco Rossi, produziu o livro “Ponta Porã – 100 anos”.A obra é uma coletânea de artigos crônicas, contos, causos e ensaios sobre aspectos sócio-econômicos, culturais, políticos, além do cotidiano da cidade, um marco literário tendo no horizonte os cem anos do município de Ponta Porã. O lançamento da obra literária acontece nesta quarta-feira, a partir das 19h30, no Centro de Convenções Internacional de Ponta Porã.

O eixo central do livro são estórias – ou histórias – com sabor local, com elegância, ainda que possam ser consideradas politicamente incorretas.Uma ode ao aniversário que certamente agradará os leitores, ou ainda a população local de um modo geral.

A cerimônia de lançamento aconteceu no Centro de Convenções Internacional Miguel Gomez de Ponta Porã, com apoio da Prefeitura de Ponta Porã através da Fundação de Cultura e Esporte –FUNCESPP e a presença de um bom público que prestigiou o evento cultural.

O autor Marco Rossi lembrou que o livro é uma homenagem ao centenário de Ponta Porã, com excelente qualidade gráfica, e apresenta a cidade através de artigos de inúmeras personalidades.

“O objetivo é não só comemorar os cem anos da cidade, como também prestigiar os homens de negócio da cidade de maneira especial, uma forma de apresentar a cidade aos empreendedores e investidores, trazendo novos negócios para Ponta Porã” frisou Marco Rossi.

Rossi disse ainda que o livro serve ainda para marcar junto á população lembranças da história de Ponta Porã, destacando as suas principais atividades e os ramos de negócios, a história social, as curiosidades, de modo que a população também tenha um marco histórico com o seu lançamento.   

Na oportunidade Marco Rossi realizou a entrega de 50 exemplares do livro ao Diretor-Presidente da FUNCESPP, Professor Adir Teixeira de Oliveira.

“Durante os sete anos e meio da administração do Prefeito Flávio Kayatt, buscamos apoiar todos os segmentos culturais existentes, objetivando divulgar e incentivar a nossa produção cultural em suas variadas vertentes” disse Adir Teixeira.

Adir Teixeira lembrou que assim como a obra  “Ponta Porã – 100 anos”, a FUNCESPP apoiou a publicação e lançamento de algumas obras literárias de autores pontaporanenses, como: “A Vida de um Carteiro” de Alci Massaranduba, “A voz do Universo” e “O Sapo que não era Sapo” de Elza Veron e o lançamento do Livro “O Outro Lado da Janela” – professor Roberto Ribeiro de Andrade.     
 
“Ficamos felizes em contribuir com a expansão do nosso rico cenário do segmento literário, que sempre produziu boas obras por meio de excelentes escritores e cronistas.Parabéns ao jornalista e amigo Marco Rossi e a todos que direta ou indiretamente contribuíram para publicação deste importante registro literário” salientou Adir. 
      

A elaboração do livro contou com a colaboração do Jornalista Luca Maribondo, que cuidou a edição; e da designer Mary Saldanha, responsável pelo projeto Gráfico. Colaboram com textos os seguintes autores: Marco Rossi, Paulo Vargas Freire, Luís Alfredo Marques Magalhães, Ney Magalhães, Anabela Bingre de Négrier, Luca Marimbondo, Lúcio Leal, Paulo Saldanha, Janaina Lima, Júlio Cezar Alvarez, Sacha Benitez e Douglas Diegues.

Calvoso é a campeã da Copa Prof. Teixeira






A equipe masculina de vôlei do Calvoso, foi a campeã na categoria infanto-juvenil, da 10° Copa Prof. Teixeira de Voleibol, ao vencer, no domingo a representação de Ivinhema, por 3 sets a zero.

Na mesma categoria, o time feminino de Marechal Rondon (PR) venceu, também por 3 X 0, a equipe de Glória de Dourados, ficando com o primeiro lugar.

Na categoria mirim, o título feminino ficou com Brasilândia “A”, que venceu por 2 X 0 o time “B”, da mesma cidade. No masculino, o vencedor foi Campo Grande, que derrotou o Calvoso por 2 X 0.

A 10° Edição da Copa Prof. Teixeira de Voleibol, realizada na quadra poliesportiva da Escola João Brembatti Calvoso, em Ponta Porã, no último final de semana, contou com a participação de 10 cidades, sendo uma do Paraná (Marechal Rondon), além de Ponta Porã, Campo Grande, Brasilândia, Bonito, Bodoquena, Bela Vista, Gloria de Dourados, Ivinhema e Maracaju.

A faixa etária foi para atletas que nasceram até 1995, e ainda a categoria mirim para atletas com até 15 Anos. Ao todo foram 21 equipes participando do evento, o que foi um recorde em se tratando de um evento realizado por uma instituição escolar (Escola João Brembatti Calvoso) que é a única entidade escolar a realizar um evento deste porte em Ponta Porã.

Este evento, além do caráter esportivo, teve o aspecto social, pois foram os alunos da escola quem arrecadaram a alimentação para os atletas e sempre os produtos que sobraram serviram para preparar cestas básicas que serão entregues a famílias carentes. 


Além disto, o torneio também deixou um legado para a escola, pois o prof. Ademir, juntamente com seus atletas, reformou o ginásio para os jogos e posteriormente agora os alunos da escola estão usufruindo deste beneficio.

Para realizar a copa, os organizadores contaram com a ajuda da Prefeitura De Ponta Porã, da Funcespp, da Color Shop Importados, da City Comunicação Visual, do Cimentão, da Pneus Porã, da Comercial Biroca, do Restaurante Hzão, da Academia Stronger Gym e do Professor Hugo.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Livro comemora 100 anos de Ponta Porã


Obra do Jornalista Marco Rossi é uma coletânea de artigos, contos, crônicas e causos que ajudam compor a história de Ponta Porã

Para celebrar o centenário de Ponta Porã, comemorando neste ano, o jornalista Marco Rossi, produziu o livro “Ponta Porã – 100 anos”.A obra é uma coletânea de artigos crônicas, contos, causos e ensaios sobre aspectos sócio-econômicos, culturais, políticos, além do cotidiano da cidade, um marco literário tendo no horizonte os cem anos do município de Ponta Porã. O lançamento da obra literária acontece nesta quarta-feira, a partir das 19h30, no Centro de Convenções Internacional de Ponta Porã.

O eixo central do livro são estórias – ou histórias – com sabor local, com elegância, ainda que possam ser consideradas politicamente incorretas.Uma ode ao aniversário que certamente agradará os leitores, ou ainda a população local de um modo geral.

O autor Marco Rossi lembra que o livro é uma homenagem ao centenário de Ponta Porã, com excelente qualidade gráfica, e apresenta a cidade através de artigos de inúemras personalidades.

“O objetivo é não só comemorar os cem anos da cidade, como também prestigiar os homens de negócio da cidade de maneira especial, uma forma de apresentar a cidade aos empreendedores e investidores, trazendo novos negócios para Ponta Porã”  frisou Marco Rossi.

Rossi disse ainda que o livro serve ainda para marcar junto á população lembranças da história de Ponta Porã, destacando as suas principais atividades e os ramos de negócios, a história social, as curiosidades, de modo que a população também tenha um marco histórico com o seu lançamento.    

A elaboração do livro contou com a colaboração do Jornalista Luca Maribondo, que cuidou a edição; e da designer Mary Saldanha, responsável pelo projeto Gráfico.Colaboram com textos os seguintes autores:Marco Rossi, Paulo Vargas Freire, Luís Alfredo Marques Magalhães, Ney Magalhães, Anabela Bingre de Négrier, Luca Marimbondo, Lúcio Leal, Paulo Saldanha, Janaina Lima, Júlio Cezar Alvarez, Sacha Benitez e Douglas Diegues. 
       
O Autor

Marco Rossi nasceu no interior do estado de São Paulo, na Fazenda Palmeiras, no município de Cedral.Em 1968 a família Rossi mudou-se para Ponta Porã e ele se tornou sul-mato-grossense por opção e gosto.

Tem uma formação humanista, sendo diplomado em jornalismo pela Universidade Federal do Paraná, trabalhando em diversos veículos de comunicação: “O Estado do Paraná”, semanário “Correio do Povo”, de Ponta Porã, no qual foi repórter e editor.

Trabalhou vários anos para o Governo de Mato Grosso do Sul:Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Turismo, diretor do SebraE, e diretor da Codesul durante a gestão do secretário Eraldo Moreira – Governo Wilson Barbosa Martins – e com secretário de estado Valdir Guerra, já no Governo Marcelo Miranda.

Sua formação inclui ainda curso de Fotografia no Brooks Institute no Estado da Califórnia, EUA: mestrado em Desenvolvimento Econômico e Planejamento na Universidade de Birmingham, na Inglaterra.

Esteve e morou em vários países e atualmente vive em Ponta Porã, onde é jornalista free lancer, tradutor e editor de textos com os selos Horizonte Verde e Lobo Vermelho; considera-se um cidadão do mundo e um universalista, mas abraça a idéia de ser um fronteiriço por opção.

Marco Rossi é ainda autor dos livros “Viajantes do Pantanal – Do Século XVI ao XX” e “Noroeste – Ferrovia do MS”, pelo seu Horizonte Verde, e Cozinha do Coração Saudável, que foi editado pela LDA Editora, de São Paulo, da qual foi associado por um tempo.

COPA MOURA DOM BOSCO INTERNACIONAL DE JUDÔ






Os alunos da Escola Municipal de Judô Banzai, mantida pela Prefeitura Municipal através da FUNCESPP, participaram da “Copa Moura Dom Bosco Internacional de Judô”. As lutas classificatórias e semifinais foram realizadas no Ginásio Dom Bosco e a final no Shopping Campo Grande.

O evento contou com a participação de 20 clubes do MS e dos estados de Minas Gerais, Distrito Federal, São Paulo e Paraná com atletas que participaram do circuito Europeu e que irão participar das seletivas para Olimpíadas 2016 além da equipe de Formosa - Argentina que também marcou  presença.

Ponta Porã participou do evento com 15 atletas, conquistando 12 medalhas, sendo 2 de ouro, 2 de prata e 8 de bronze.

Resultados:
1º lugar: Fernando Dorneles Franco (Bolsa-Atleta Municipal) - Juvenil
1º lugar: Roberta Azambuja Paiva (Bolsa-Atleta Municipal) – Inf. Juvenil
2º lugar: Iran Lhopis Martines – Pré Juvenil
2º lugar: Tâmara Milena Winckler – Sênior
3º lugar: Agnaldo F. Jahel Lima – Pré Juvenil
3º lugar: Agson T. Jahel Lima – Inf. Juvenil
3º lugar: Alvaro Henrique Pereira Dias – Juvenil
3º lugar: Alvaro Henrique Pereira Dias – Sênior
3º lugar: Carla Beatriz Tavares – Juvenil
3º lugar: Carlos Damião Ferreira – Juvenil
3º lugar: Drieli da Silva Wider (Bolsa-Atleta Municipal) - Sênior
3º lugar: Fernando Dorneles Franco (Bolsa-Atleta Municipal) – Sênior
3º lugar: Juliane Cristina Lui Lopes – Inf. Juvenil
3º lugar: Leonardo Palermo Penzo – Sênior