segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Atletas do Instituto Winners no Campeonato Pan-americano




Os atletas do Instituto Winners estão se preparando para representar Ponta Porã e Mato Grosso do Sul no Campeonato Pan-americano que se realizará na cidade de Santiago no Chile, nos dias 5, 6 e 7 de outubro.

O técnico e atleta Prof. Regis Luiz Jochims estará acompanhado os alunos: Daisy Jochims, Rebeca Jochims, Giuliano Cogorno, Eder Villalba, Davi Miranda, Mauricio Cogorno e Davi Villalba, que pelo momento estão se preparando para este novo desafio.

O campeonato terá ainda a participação de Rebeca Jochims e Regis Jochims nas competições da divisão do Top Ten, ambos classificados entre os dez melhores da América em: Fórmula Tradicional, Fórmulas Armas Orientais e Sparring (luta), sendo também únicos classificados do Mato Grosso do Sul e Centro-Oeste brasileiro.

Resultados de atletas do Instituto Winners no ano:


CAMPEONATO MUNDIAL  -  ESTADOS UNIDOS – 22 A 25 DE JUNHO DE 2012
Prof. Regis Luiz Jochims
Categoria Faixa Preta 4º e 5º Dan – 40 a 49 anos 
Divisão de TOP TEN – incluem os dez melhores do mundo em cada categoria.
CAMPEÃO MUNDIAL DE FÓRMULA TRADICIONAL

CAMPEONATO INTERNACIONAL - ASSUNÇÃO/PARAGUAY – 25 DE AGOSTO DE 2012
MAURICIO COGORNO 
Categoria Tiny Tigers – Faixa Amarela - 03 a 06 anos
CAMPEÃO em FÓRMULA e CAMPEÃO em LEALDADE

GIULIANO COGORNO
Categoria Faixa Azul a Vermelha – 07 e 08 anos
VICE-CAMPEÃO em FORMULA / TERCEIRO LUGAR EM ARMAS e TERCEIRO em SPARRING

REBECA JOCHIMS
Categoria Faixa Preta 2º e 3º Dan – 11 a 13 anos
CAMPEÃ em FÓRMULA / TERCEIRO LUGAR em ARMAS e TERCEIRO LUGAR em SPARRING

Prof. REGIS JOCHIMS
Categoria 4º e 5º Dan – 40 a 49 anos
CAMPEÃO em FÓRMULA / VICECAMPEÃO em ARMAS e CAMPEÃO EM SPARRING.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Ponta Porã sediou a “VII COPA PONTA PORÃ INTERNACIONAL DE JUDÔ”







Foi realizado nos dias 7 e 8 de setembro no Ginásio Poliesportivo Pepe Portela a “VII Copa Ponta Porã Internacional de Judô”. A abertura oficial da competição na sexta-feira reuniu importantes autoridades do judô tanto a nível estadual quanto a nível mundial.
Os organizadores do evento tiveram a honra de contar com a presença do Sensei Sekini, representante do Brasil na Kodokan (berço do judô em Toquio), Sensei Harada, um dos primeiros presidentes da Federação de Judô de Mato Grosso do Sul e do Sensei Cesar Paschoal atual presidente da FJMS.
A realização do evento ficou a cargo da Federação de Judô de Mato Grosso do Sul e teve o apoio da Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã – FUNCESPP e da Associação Nico Judô através do Professor Nicodemos Filgueiras Junior.
A competição contou com a participação de 24 importantes clubes de diferentes estados e países, como São Paulo, Rio Grande do Norte, Goiás, Paraná, Argentina e Paraguai, totalizando 600 atletas. Ponta Porã participou com 150 atletas na qual obteve 6 medalhas de ouro, 11 de prata e 35 de bronze ficando em quarto lugar no geral, mas como a equipe organizadora não participa na premiação geral a colocação geral ficou da seguinte forma:
1º lugar: Judô Futuro Campo Grande
2º lugar: Moura Campo Grande
3º lugar: Rocha Campo Grande
4º lugar: Samambaia Dourados
5º lugar: A.F.P.J- Campo Grande
lugar: Matos Campo Grande

Festival Família Banzai de Judô

Na sexta-feira, dia 07, foi realizado um grande festival da “Família Banzai de Judô”, reunindo todos os alunos de judô de Ponta Porã (350 alunos), Antônio João (30 alunos) e Bela Vista (25 alunos), totalizando 405 judocas com faixa etária a partir dos 3 anos de idade.
“Foi uma confraternização muito linda onde todos lutaram várias vezes e receberam medalhas com a presença e a torcida dos pais e familiares”, disse o Professor Nicodemos Filgueiras. Os Senseis Nicodemos Filgueiras Júnior e Rosileide Bernal Barrozo, foram homenageados pelos alunos da Escola Municipal de Judô Banzai, projeto mantido pela Prefeitura Municipal através da FUNCESPP.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Ponta Porã recebe Rota CineMS



Cinema itinerante apresenta Mostra Infantil de Animações Brasileiras para alunos do ensino fundamental
      
Ponta Porã recebe nesta quarta-feira (12), o Projeto Rota CineMS desenvolvido pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã.

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul leva para as escolas municipais do interior do estado uma programação de filmes nacionais com exibições gratuitas.  O Rota CineMS, é o cinema itinerante da Fundação de Cultura, que tem como objetivo difundir o cinema brasileiro e regional. O projeto, que desde 2006 leva a arte do audiovisual para os municípios, já foi visto por mais de 30 mil moradores de cidades do interior que não tinham acesso a nenhuma sala de exibição, promovendo o conhecimento e o reconhecimento da nossa identidade cultural.

A equipe do projeto Rota CineMS selecionou curtas que abordam assuntos, situações, paisagens, trilha sonora e personagens da cultura popular brasileira. Os filmes fazem parte da programação da Mostra Infantil de Animações Brasileiras, que proporcionam as crianças o acesso a essa rica arte produzida em nosso país.

O Rota CineMS em parceria com a FUNCESPP visa oferecer aos alunos do ensino fundamental (pré, 1º e 2º ano), uma Mostra cinematográfica, que apresenta todo encantamento e descoberta da cultura brasileira através dos ícones de nossa arte e costumes que fazem parte do conteúdo dos filmes. Por possuírem conteúdo sensível e inteligente, as animações nacionais são ricas em mensagens positivas e reflexivas, que representam nossa sociedade e cultura e ajudam as crianças a exercitar sua imaginação e a valorizar a cultura nacional. 

O projeto nas escolas de ensino fundamental de Ponta Porã, acontece no dia 12, com duas sessões no período matutino e duas no vespertino.Cada sessão tem a duração aproximada de 40 minutos. 

Projeto de Futebol de Campo Chute Certo e Projeto Futsal de Ponta no Assentamento Itamarati






A Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã – FUNCESPP, abriu, no dia 08 de setembro, mais uma extensão dos Projetos Chute Certo (Futebol de Campo) e Futsal de Ponta no Assentamento Itamarati.
O Diretor-Presidente da FUNCESPP, Prof. Adir Teixeira de Oliveira fez a entrega dos materiais e relatou a importância do Projeto para o assentamento, onde atenderá aproximadamente 130 alunos em diversas faixas etárias. O Prof. Adir enfatizou ainda que os projetos serão atendidos pelo acadêmico do 6º Semestre do Curso de Educação Física Wisley Júnior Arguelho Alencar Amaral, sob a supervisão do Prof. Olacir Azambuja, Diretor de Esportes da FUNCESPP.
O Projeto de Futebol de Campo Chute Certo também é realizado no Bairro da Granja, Sanga Puitã e Estádio Municipal Aral Moreira,  e o Projeto Futsal de Ponta no Ginásio Poliesportivo Pepe Portela.

Calvoso/Color Shop/FUNCESPP é campeão estadual pré-mirim





Aconteceu neste final de semana, de 07 a 09 de setembro em Campo Grande, o Estadual Pré-Mirim onde a Escola Calvoso esteve participando com duas equipes e também o Projeto de Voleibol A grande Sacada que foi a equipe destaque do evento. As meninas, que são da faixa etária dos anos de 2001 e 2002 deram show nos jogos, conseguindo encantar todos que as assistiram. 

As meninas após vencer todos os seus jogos, perderam na final para Campo Grande e o meninos conquistaram o título vencendo a equipe de Corumbá. Com mais este título a equipe do Calvoso conquista o seu 15° titulo no estado e também o título de melhor equipe de Mato Grosso do Sul pela FVMS.

Neste ano, as equipes conquistaram o Campeonato Estadual Infanto-juvenil feminino e masculino, o Campeonato Estadual pré-mirim masculino e no JOJUMS masculino e feminino. Conquistaram o vice-campeonato no Estadual Juvenil masculino e feminino e no Estadual pré-mirim feminino. 

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Academia ao Ar Livre um bem para todos




Prefeitura implantará 12 Academias em diferentes bairros
               
A Prefeitura de Ponta Porã, através da Fundação de Cultura e Esporte vem intensificando a implantação de Academia ao Ar Livre em diversas regiões do município, proporcionando saúde e bem estar para população.

As academias ao ar livre é um espaço público que conta com aparelhos para exercícios físicos, voltado para prática saudável do esporte, em favor da melhoria na qualidade de vida do cidadão.

O diretor-presidente da FUNCESPP, Adir Teixeira de Oliveira, enfatizou que a Academia ao Ar Livre  é um bem de todos, uma iniciativa do poder público que precisa ser preservada com carinho pela população.

“Esta é uma iniciativa da administração do Prefeito Flávio Kayatt, voltada para o bem estar da população.Cada individuo deve ser responsável, zelar por este patrimônio público que visa saúde, lazer e entretenimento para nossas famílias” salientou Adir.

Adir Teixeira disse ainda que a FUNCESPP conta com profissionais em Educação Física que durante a semana, orientam e auxiliam a população, quanto a maneira correta de utilizar os aparelhos da Academia ao Ar Livre.     

“A população dos bairros que contam com a Academia ao Ar Livre devidamente instalada, deve auxiliar na preservação, orientando e conscientizando as pessoas que utilizam os aparelhos em favor da prática esportiva” frisou.  

O Professor de Educação Física Ageu de Oliveira, levou os alunos 8º e 3º ano da Escola Estadual Fernando Saldanha para conhecer a Academia do bairro Ipê, onde realizaram atividades físicas e receberam uma breve explanação, objetivando a utilização dos aparelhos e a conscientização para preservação do patrimônio público.

“É preciso que a população tenha consciência que a Academia ao Ar Livre, é um direito adquirido em favor da melhor idade, jovens e crianças, e sua preservação é um dever de todos, para o bom funcionamento de toda sua estrutura” disse Ageu.

A Prefeitura de Ponta Porã deve implantar 12 Academias ao Ar Livre nos diferentes bairros. Encontram-se instaladas nas seguintes localidades: São João, Ipês, Granja, Coophafronteira e Santa Izabel. Neste mês está sendo feita a base para a instalação nos bairros Ignês Andreazza e Marambaia. 

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Banda do “Onze” dará espetáculo para arrecadar alimentos

A Banda do 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado apresentará um espetáculo musical nesta quarta-feira, a partir das 20h00min, no Centro de Convenções de Ponta Porã. O ingresso será um quilo de alimento não perecível.


O evento tem a finalidade de arrecadar produtos alimentícios para o “Sopão da Igreja Batista”, um projeto sócioassistencial que a instituição realiza anualmente.


Para o pastor Milquizedeque, organizador do evento na Igreja Batista, “O sopão é um dos projetos da 1ª Igreja Batista que visa apoiar as redes sócioassistenciais no cuidado e reponsabilidade de contribuir na garantia e melhoria da qualidade de vida de indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, tanto na parte central da cidade como na periferia”.


Ele revela que “com quase três anos de atividade, este projeto atende centenas de pessoas semanalmente, oferecendo alimentos, agasalhos, orientação e encaminhamento aos órgãos públicos da rede socioassistencial do município”.


O trabalho é composto predominantemente por jovens que procuram de uma maneira saldável e construtiva investir do seu tempo e recursos na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.


“Além dos cuidados físicos e materiais, é proporcionado um momento de reflexão espiritual e as oportunidades que se apresentam diante das mudanças de hábitos, comportamentos e direções na vida de cada um”, completa o pastor Milquizedeque.

Ponta Porã participa de reunião do Plano Estadual de Cultura


 Município de fronteira  pertence ao Território IV o maior do PEC/2012  

           Ponta Porã vem  participando de forma efetiva do processo de  construção do Plano Estadual de Cultura, que vem sendo elaborada pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul com acompanhamento do Ministério da Cultura e propostas dos 78 municípios do estado.

         Ponta Porã que faz fronteira com Pedro Juan Caballero, pertence ao Território IV ao lado de 35 municípios: 
Região do Conesul – Eldorado, Iguatemi, Itaquirai, Japorã, Juti, Mundo Novo, Naviraí.
Região Grande Dourados – Caarapó, Deodápolis, Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Itaporã, Jateí, Maracaju, Rio Brilhante e Vicentina, Nova Alvorada do Sul.
Região Sul Fronteira – Amambaí, Antonio João, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Laguna Carapã, Ponta Porã, Sete Quedas e Tacuru.
Região Leste – Anaurilândia, Angélica, Bataguassu, Batayporã, Ivinhema, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul e Taquarussu.

      O Diretor de Cultura da FUNCESPP, Eder Rubens da Silva, esteve participando nos dias 28 e 29 de agosto em Navirai, da reunião ampliada sobre Diagnóstico do Território IV que permitiu uma avaliação superficial da região em seus aspectos de incentivo a cultura, produção cultural e segmentos culturais existentes, bem como a sua fomentação.

     Esta foi a terceira reunião voltada para elaboração do Plano Estadual de Cultura, que estará norteando as ações  e metas em favor do desenvolvimento do setor cultural, sua produção e artistas existente mediante um amplo mapeamento cultural.

   Na oportunidade os representantes dos municípios dividiram-se em 05 grupos, para leitura e eventual aprovação do Texto Base do PEC/MS 2012, em suas várias vertentes e temas.

    O representante de Ponta Porã, Eder Rubens conduziu os debates e questionamento quanto ao tema Cultura e Desenvolvimento Sustentável, que foi aprovado na integra, após observações de projetos e experiências  sócio-culturais bem sucedidos que aproximam arte e cultura, com sustentabilidade.  
   
   Os demais textos também foram debatidos, com ressalvas em alguns pontos.Vários questionamentos foram levantados em favor da consolidação da produção cultural da região, no entanto um tema foi unânime: a maior valorização da cultura de Mato Grosso do Sul. Foi sugerido a criação de espaços públicos, eventos e iniciativas que possibilitem a divulgação da produção cultural em suas várias manifestações. Foi solicitada também uma maior integração entre a mídia imprensa, webs, rádio e televisão, utilizando período maior nas programações para tratar da produção cultural de Mato Grosso do Sul.     

“Este é um momento histórico para o setor de cultura do nosso estado e país. É a valorização e democratização dos diversos segmentos culturais e sua produção cultural. A elaboração do Plano Estadual de Cultura, vem sendo feito de forma democrática, com seminários, fóruns e questionários que ajudam a entender a nosso realidade e reais necessidades para sua consolidação de fato” disse Eder Rubens.

          Eder Rubens lembrou ainda que nos dias 16 e 22 de agosto, foi realizada em Ponta Porã, uma reunião ampliada com os diversos segmentos culturais, instituições de ensino, clubes de serviços, artistas, fomentadores e produtores culturais que debateram de forma conjunta propostas para o Plano Estadual de Cultura.

“A reunião foi produtiva e democrática, com boa presença e efetiva participação dos nossos fomentadores de arte e cultura.Sabemos que muitos não puderam participar, mas que terão nova chance de expor suas idéias e iniciativas em favor do setor cultural” salientou Eder.

     A próxima etapa para formulação do PEC/MS esta prevista para setembro e outubro de 2012, quando ocorre em todos os territórios a Consulta Virtual disponibilizada para todos os segmentos culturais dos municípios de Mato Grosso do Sul.