quinta-feira, 26 de abril de 2012

Escola Municipal de Judô representa Ponta Porã em Campeonato Brasileiro






O Campeonato Brasileiro de Judô - Região IV foi realizado nos dias 21 e 22 de abril em Brasília-DF. Participaram do evento aproximadamente 600 atletas dos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Distrito Federal, Goiás, Rondônia e Tocantins.

Os atletas de Mato Grosso do Sul embarcaram para Brasília com 100 atletas e voltaram com 96 medalhas e com o primeiro lugar geral com 39 medalhas de ouro, 23 de prata e 34 de bronze.

Ponta Porã teve uma importante participação, sendo representada por 6 atletas e a técnica, Profª Rosileide Bernal Barrozo 1º DAN faixa preta, da Escola Municipal de Judô Banzai, mantida pela Prefeitura Municipal através da FUNCESPP, conquistando 4 medalhas, sendo 1 de ouro com a atleta Daryene Silva dos Santos, 1 de prata com Roberta Azambuja Paiva (Bolsa-Alteta Municipal) e 2 de bronze com Daiane Nunes de Moura e Iran R. Martinez Lhopis.

A segunda colocação geral ficou o Distrito Federal, com 19 ouros, 24 pratas e 27 bronzes. Goiás ficou com a terceira colocação com 10 ouros, 10 pratas e 20 bronzes, Mato Grosso foi o quarto com 10 ouros, 6 pratas e 27 bronzes, Rondônia terminou em quinto lugar com 2 ouros, 11 pratas e 15 bronzes e Tocantins ficou em sexto, com duas pratas e nove bronzes.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

DEFINIDOS OS 12 ATLETAS DA SELEÇÃO INFANTO MASCULINA DE VOLEIBOL DE MS

Após os primeiros treinamentos da Seleção do Estado Infanto-juvenil de voleibol que aconteceu em Ponta Porã nos dias 20,21 e 22 de abril, onde 20 atletas pré-convocados das equipes de todo o estado vieram participar, o Professor Ademir definiu os 12 que irão representar a Seleção de Mato Grosso do Sul no Campeonato Brasileiro de Seleções da primeira divisão que acontecerá no periodo de 06 a 12 de maio em São Paulo-SP.

O próximo treinamento será no periodo de 01 a 05 de maio também em Ponta Porã. Os treinamentos vieram para nossa cidade devido a FVMS ( federação de Voleibol de Mato Grosso do Sul) valorizar, incentivar e apoiar o voleibol do interior e juntamente com o apoio da prefeitura de Ponta Porã e também com o empenho da Funcespp que estão dando toda estrutura e condições para que isso acontecesse.Agora é nos preparar-mos da melhor forma possivel para que possamos representar bem o nosso estado, nos manter na primeira divisão e tentar um boa colocação.


OS ATLETAS QUE IRÃO PARA O BRASILEIRO SÃO:

Levantadores:
ROBMAR SOARES - CALVOSO PONTA PORÃ
THOMAS SORIANO - D'LUA TRÊS LAGOAS

Oposto:
FAGNER SANABRIA - CALVOSO PONTA PORÃ
DIONE SANTANA - OTACILIO CORUMBA

Central:
LUCAS ROCHA - CALVOSO PONTA PORÃ
OSCAR BERNAL - CALVOSO PONTA PORÃ
ADRIANO PICHINELI DOM BOSCO CAMPO GRANDE

Libero:
ROBSON GARCIA -OTACILIO- CORUMBA

Ponteiros:
MARCELO VICENTE - CALVOSO PONTA PORÃ
JEOVANO COUTINHO - CALVOSO PONTA PORÃ
WENDER GOMES - JBR CAMPO GRANDE
VINICIOS GOMES - D' LUA TRÊS LAGOAS

FUNCESPP desenvolve ginástica laboral em projeto cultural

A Fundação de Esporte e Cultura de Ponta Porã – FUNCESPP, implantou, como forma de prevenção para os alunos da Banda Municipal Isaac Borges Capilé a Ginástica Laboral, buscando melhorar a qualidade de vida de seus alunos.

O Diretor do Departamento de Esporte da Fundação, Professor Olacir Azambuja do Carmo, elaborou um estudo junto ao Professor Tales Medeiros, onde verificou-se a necessidade de aplicar a Ginástica Laboral desenvolvendo diariamente exercícios específicos de compensação aos movimentos corporais repetitivos próprios das ações laborais, corrigindo as posturas inadequadas assumidas durante o período de ensaios do referido projeto.

O objetivo é promover o bem-estar geral dos alunos, sensibilizando e orientando para importância da atividade física no combate ao surgimento de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho, reduzir índices de estresse no ambiente de ensaio, contribuindo para o fortalecimento do espírito de grupo, da identidade dos seus componentes e de suas habilidades.

O Professor Adir Teixeira de Oliveira, diretor-presidente da FUNCESPP, ressaltou a importância do desenvolvimento dessa prática preventiva.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Felipe Caffarena conquista 1ª etapa do Estadual de Karatê

No sábado dia 31/04 a Federação de Karatê do Mato Grosso do Sul (FKMS) realizou a 1ª Etapa do Campeonato Estadual de Karatê na cidade de Campo Grande que aconteceu no Ginásio Guanandizão.

A Associação de Karatê enviou o karateca Felipe Geovani Caffarena Loureiro, de 17 anos, para representar Ponta Porã. O atleta competiu nas modalidade de Kata (Forma) e Kumite (Luta), conquistando a medalha de ouro e bronze respectivamente.

O atleta Felipe Caffarena e seu Sensei Ígor Caffarena agradecem o apoio da Prefeitura Municipal por meio da Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã pelo apoio da Bolsa Atleta, um dos elementos essenciais para a conquista de tantas vitórias.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Definidos os campeões do Campeonato Estadual infanto-juvenil de Voleibol



A equipe feminina e masculina do Calvoso/ Color Shop de Ponta Porã conquistou o título de 1º lugar do Campeonato Estadual infanto-juvenil de vôlei para atletas, no ginásio Dom Bosco, em Campo Grande.

Em 2º lugar no masculino quem levou o título foi a Escola José Barbosa Rodrigues e 3º lugar Salesiano Dom Bosco. As duas escolas são de Campo Grande.

Já no feminino o 2º lugar foi para a escola D’ Lua/Sejuvel de Três Lagoas e em 3º a escola Salesiano Dom Bosco.

Os torneios servem como seletiva para atletas que representarão Mato Grosso do Sul no Brasileiro de Seleções, 1ª Divisão. As competições nacionais ocorrem em São Paulo (SP) e no Rio de Janeiro (RJ) no mês de maio.

Ainda conforme informações da FVMS (Federação de Vôlei de Mato Grosso do Sul), a lista dos atletas convocados para as seleções do Estado serão divulgadas na próxima semana para inscrição na CBV (Confederação Brasileira de Vôlei) e a participação nos torneios nacionais.

Confira a lista dos atletas que tiveram um bom desempenho:

Melhor Levantador: Katiuscia da escola Calvoso - Robmar da escola Calvoso

Melhor Meio: Larissa - Lucas Calvoso

Melhor Ponta: Tais (Bolsa-Atleta Municipal) Calvoso - Marcelo Calvoso

Melhor Oposto: Francieli Dom Bosco - Gabriel Dom Bosco

Melhor Líbero: Maria Eduarda Calvoso - Marlon JBR

Melhor Atleta da Competição:

Tais (Bolsa-Atleta Municipal) e Robmar do Calvoso /Color Shop / Funcespp

Aos 15 anos, atleta recebe salário para jogar e sonha em viver de voleibol



Campeonato infanto-juvenil reúne meninas que jogam por lazer e garotas que querem viver de voleibol

Wendell Reis

Quando chegou em Ponta Porã, com 14 anos, Tais Estefani Peralta da Silva, hoje com 15 anos, não encontrou espaço para continuar praticando o esporte que mais gostava: o futebol. Sem saída, a garota passou a jogar voleibol e acabou sendo descoberta pelo técnico de Ponta Porã, Ademir Alves.

O treinador conta que se interessou pela impulsão da menina, que mal conseguia sacar. A evolução foi rápida e superou a expectativa do técnico. Ele prometeu a atleta que em dois anos ela estaria na seleção do Estado, mas a evolução foi tão grande que em um ano e meio ela já representava Mato Grosso do Sul no Campeonato Brasileiro.

Tais conta que o começo foi bem difícil, pois a mãe não gostava de esporte. O incentivo só começou a ser dado quando a mãe percebeu que o esporte começava a dar futuro para a garota. Por meio da Prefeitura Municipal de Ponta Porã, a atleta começou a ganhar um salário mínimo para ajudar a família e seguir no esporte.

Com 1m80cm, a atleta de 15 anos ainda tem um ano para crescer e espera alcançar mais alguns centímetros. Destaque nos campeonatos estaduais, a atleta já foi convidada para jogar em equipes da Capital e do Paraná, mas o técnico não deixou. No final do ano, ele pretende levar a adolescente para fazer um teste no Vôlei Futuro, de Araçatuba-SP.

O Mato Grosso do Sul possui alguns atletas que ganharam destaque no cenário nacional, como os jogadores de vôlei de praia, Talita e Benjamim, e a jogadora de vôlei de quadra, Natasha, que atualmente é capitã do time de Minas Gerais, que chegou a semifinal da Superliga Feminina de Vôlei deste ano. O destaque alcançado pelos atletas faz muitos adolescentes sonharem em viver do esporte.

A atleta Sisa Hirano, 15 anos, começou a jogar vôlei com 8 anos, durante as aulas de educação física. A paixão pelo esporte foi crescendo e com 11 anos a menina já treinava para disputar campeonatos. Em Campo Grande, ela disputa o primeiro campeonato fora de sua cidade, dando início ao sonho de viver do esporte. Com 1m73cm ela torce para crescer um pouco mais e viver do voleibol. “Não penso em nada. Só em vôlei mesmo”, declara ao ser indagada sobre que profissão que pretende seguir.

Marília Kintschev, 15 anos, mora em Glória de Dourados, mas está jogando o Estadual de Voleibol pela equipe de Ponta Porã. Ela começou a jogar voleibol por causa das amigas e da mãe, que já foi jogadora e incentivou. Hoje a garota tomou gosto pelo esporte e conta que não consegue parar de jogar.

Maria Eduarda Junqueira não tem o mesmo pensamento das colegas. Ela acha que o voleibol é passageiro por conta de seu tamanho e também porque não pretende ser atleta. Aos 16 anos, ela já decidiu que vai ser advogada. As finais do Campeonato Estadual de Voleibol Infanto-Juvenil acontecem neste domingo (8), a partir das 9 horas, no Ginásio Dom Bosco, localizado no final da rua 14 de Julho. A cerimônia de premiação será às 11h30.

Fonte: www.campograndenews.com.br

Por amor ao esporte, técnicos se dividem entre empresários e pais de atletas



Professores se transformam em empresários para conseguir superar as dificuldades com falta de incentivo

Wendell Reis

O técnico da equipe Calvoso/Color Shop/Funcespp, de Ponta Porã, atua como professor de voleibol há 18 anos. Nesta vida dedicada ao esporte, ela já pensou diversas vezes em parar, mas seguiu, motivado, segundo ele, pelo amor ao esporte.

A dedicação faz o professor se dividir entre a função de empresário, técnico, amigo e até psicólogo dos atletas, geralmente na fase da adolescência. “Não é fácil”, resume o treinador, que chegou a comprar uma Kombi para transportar os atletas e incentivar a prática de esporte.

Apesar de incentivar os atletas, Ademir faz questão de dizer que não ilude os adolescentes. Experiente, ele sabe que são poucos os que vão conseguir se destacar e fazer do esporte uma profissão, mas pede para os atletas se divertirem, curtir e fazer amizade , lembrando que a história construída ali vai poder ser levada para os filhos e netos.

“Tento fazer do vôlei o mais divertido possível, dando carinho e amizade. Não iludo. Lembro que tem que estudar, porque o voleibol é passageiro. Mas, quando passar, o atleta terá o estudo para proteger”. Apesar de deixar claro que o esporte é instrumento de lazer, o professor se orgulha em dizer que tem dois atletas que recebem salário para jogar.

Ademir acredita que o nível do voleibol no Estado caiu bastante nestes 18 anos que atua como técnico. A explicação, segundo ele, está na falta de incentivo. O técnico relata que o esporte tem muita despesa e pouco investimento. Para conseguir viajar com os atletas, Ademir ainda recorre a rifas e chega a tirar dinheiro do bolso para levar as meninas para jogar. “As pessoas não dão valor para as categorias de base e é lá que surgem os futuros profissionais. Já pensei em desistir várias vezes. Só não desisto por amor ao esporte”.

O treinador relata que as próprias competições da FVMS (Federação de Vôlei de Mato Grosso do Sul) não favorecem as equipes. A distância da Capital faz os campeonatos do interior serem mais competitivos, visto que são mais baratos e com menos burocracia. Só com inscrição, a equipe gastou R$ 400, somado a hospedagem e até cozinheira, contratada para acompanhar a equipe em Campo Grande. “É uma via sacra participar. A federação deveria baratear o custo”.

Ademir entende que as empresas ainda não perceberam o quanto o esporte pode servir de marketing. Ele acredita que o Governo deveria valorizar o esporte, começando, a exemplo, com a isenção de impostos para empresas que investirem no esporte.

O professor Antônio Carlos, mais conhecido como D’Lua, explica que para conseguir manter o investimento no esporte precisa ser empresário e até atuar na política, trabalhando em secretarias de esporte. Segundo ele, infelizmente, as pessoas não têm um pensamento voltado ao esporte e os incentivos ainda são pequenos.

O técnico lembra que apesar das dificuldades, ainda consegue incentivar a prática de esporte, dando bolsas de estudo. Hoje ele tem 16 bolsas da Unib-Objetivo, que são distribuídas aos atletas. Destas, metade são custeadas pela Associação Atlético D’Lua, criada por ele para conseguir financiar os atletas. A vontade de continuar está no orgulho de ver os atletas se destacando. D’Lua conta que hoje tem três atletas que jogam em Maringá, em um projeto da CBV (Confederação Brasileira de Voleibol).

Para exemplificar a despesa de uma equipe, o professor conta que gastou R$ 4,1 mil só com inscrição para os atletas do mirim, infantil e juvenil. Além disso, soma-se a este gasto as despesas com alimentação, transporte e hospedagem. Para cada atleta, o professor está gastando R$ 25 ao dia com alimentação e hospedagem em Campo Grande, o que avalia que não é um custo alto para uma empresa financiar e ajudar a tirar um adolescente da rua, do computador ou da balada.

Fonte: www.campograndenews.com.br

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Calvoso vence seletiva de voleibol para o JOJUMS 2012





A Prefeitura Municipal através da Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã realizou na quinta-feira, 29 de Março, a seletiva dos Jogos da Juventude de MS 2012 na modalidade de Voleibol no Ginásio Rachid Saldanha Derzi no Grande Marambaia. Participaram da seletiva as Escolas João Brembatti Calvoso, Joaquim Murtinho e Geni Marques Magalhães ambas representadas no masculino e no feminino.

A Escola Calvoso será a representante Pontaporanense em ambos os naipes. No feminino, venceu o Joaquim Murtinho por 3 sets a 0 e no masculino venceu o Geni M. Magalhães também por 3 sets a 0.

A conquista nas duas categorias demonstra o nível técnico de suas equipes por conta do forte ritmo de treinamento e da constante participação em competições realizadas pela Federação de Voleibol de Mato Grosso do Sul.

“Nos últimos anos temos participado de inúmeras competições a nível estadual. Com toda certeza estas competições contribuem para o amadurecimento técnico de nossos atletas que passam a adquirir um ritmo de competição forte, mantendo um intercâmbio esportivo com equipes de alto nível do nosso Estado”, frisou Ademir Alves de Oliveira, técnico da Escola campeã.

Para o diretor-presidente da FUNCESPP, Prof. Adir Teixeira, o nível da competição foi o esperado, devido a qualidade do Voleibol de Ponta Porã e parabenizou as escolas participantes.

Judocas Pontaporanenses participam do Três Lagoas Open de Judô



Os alunos da Escola Municipal de Judô estiveram no último sábado, dia 24, participando do Três Lagoas Open de Judô no Ginásio Cacilda Acre Rocha na cidade de Três Lagoas – MS.

O campeonato contou com a participação de 32 clubes de diferentes cidades e dos Estados de São Paulo e Paraná. A delegação de Ponta Porã participou com 22 atletas, sob a coordenação do Professor Nicodemos Filgueiras Júnior, e conquistou o 4º lugar geral com 22 medalhas, sendo 11 de ouro, 8 de prata e 3 de bronze.

Resultados:

1º lugar: Igor Daniel Domingues - Infantil
1º lugar: Vinicius Biscaro Miguel - Infanto Juvenil
1º lugar: Agson Tiago Lima - Infanto Juveniç
1º lugar: Iran Ricardo Lhopis - Pré Juvenil
1º lugar: Ivan Lhopis - Infanto Juvenil
1º lugar: Fernando Dorneles Franco (Bolsa Atleta Municipal) - Juvenil
1º lugar: Débora de Jesus Santos - Infanto Juvenil
1º lugar: Roberta Azambuja Paiva (Bolsa Atleta Municipal) - Infanto Juvenil
1º lugar: Camila Silva dos Santos - Infanto Juvenil
1º lugar: Gislaine Carolina Monfort - Juvenil
1º lugar: Daryene Wider dos Santos - Sênior
2º lugar: Luis Henrique Penayo - Infantil
2º lugar: Agnaldo Felipe Lima - Pré Juvenil
2º lugar: Dieter dos Santos - Sênior
2º lugar: Carla Beatriz Tavares - Juvenil
2º lugar: Drieli da Silva Wider (Bolsa Atleta Municipal) - Sênior
3º lugar: Isidro Ramão Lhopis - Infantil
3º lugar: Carla Beatriz Tavares – Sênior

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Prefeitura entrega materiais esportivos para Projetos da FUNCESPP




Projetos desenvolvidos pela FUNCESPP atende centenas de crianças em diversas modalidades esportivas

A Prefeitura Municipal através da Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã, realizou nesta quinta-feira, a entrega de kits aos projetos esportivos desenvolvidos em diversas regiões do município.

A entrega dos kits esportivos foi feita pelo Diretor-Presidente da FUNCESPP, Professor Adir Teixeira, Diretora-Executiva, Celma Pelush e o Diretor de Esportes, Olacir Azambuja, junto aos coordenadores dos Projetos: Chute Certo, Arremessando para O futuro, Basquete do Futuro Eletrobrás, Futsal de Ponta e Grande Sacada.

Adir Teixeira enfatizou sobre o constante apoio oferecido pelo Prefeito Flávio Kayatt, aos diversos projetos esportivos desenvolvidos pela equipe da Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã.

“Durante toda a sua gestão o Prefeito Flávio Kayatt, tem demonstrado total comprometimento com o desenvolvimento da prática esportiva em nosso município, através de constante apoio aos projetos desenvolvidos pela Funcespp” frisou Adir Teixeira.

Ele lembrou ainda que os kits com materiais esportivos, contendo camisetas, coletes e bolas, são distribuídos regularmente aos projetos, visando o melhor rendimento e qualidade na execução das atividades esportivas junto aos alunos.

O Professor Hugo Costa, coordenador do Projeto Basquete do Futuro Eletrobrás, desenvolvido no Jardim Ivone e região, destacou a importância da estrutura oferecida pela atual administração para continuidade dos projetos esportivos nas diversas modalidades.

“Ponta Porã conta com inúmeros atletas de bom nível técnico, a estrutura com materiais esportivos oferecidos pela administração municipal, é fundamental para manutenção dos projetos” explicou Hugo.

Para o Professor Luis Augustin “Lula”, coordenador do Projeto Chute Certo em Sanga Puitã, os kits esportivos contribuem para o bom andamento dos projetos esportivos, alcançar mais alunos e impulsionar a prática esportiva em Ponta Porã.

“Atendemos em Sanga Puitã, 110 alunos no Projeto Chute Certo.O apoio da atual administração para prática esportiva entre as crianças e jovens, contribui para o crescimento de crianças e jovens de forma saudável” disse.

A Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã, atende anualmente centenas de alunos através dos seguintes projetos: Escola Municipal de Atletismo-FUNCESPP, Escola Municipal de Judô Banzai- FUNCESPP/Andreazza, Projeto Basquete do Futuro-Jardim Ivone e região, Projeto Arremessando para o Futuro-Região dos Ipês, Projeto Chute Certo- Estádio Aral Moreira/Sanga Puitã/Granja, Projeto Futsal de Ponta-Polieportiva Pepe Portela e Projeto Grande Sacada- Ginásio Marambaia.