segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Abertas as inscrições para projetos esportivos e culturais na FUNCESPP



Estão abertas as inscrições para o curso de Violão Popular na FUNCESPP. As aulas estão previstas para começar no dia 01/02 (quarta-feira) e serão ministradas pelo professor Gustavo Matos nas segundas, quartas e sextas nos períodos matutino e vespertino.

Além do violão, também estão abertas vagas para aulas de Flauta Doce, Escola de Música (preparatória para a Banda Municipal), Judô, Atletismo, Capoeira, Futsal, Basquetebol, Voleibol e Futebol de Campo.

Todos os projetos realizados na Fundação são mantidos pela Prefeitura Municipal de Ponta Porã através da FUNCESPP. Os interessados devem procurar a FUNCESPP na Rua General Osório – 2150 (antiga Estação Ferroviária) das 7h às 11h e das 13h às 17h. As aulas são gratuitas.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

FUNCESPP mantém investimentos na Escola Municipal de Música



Banda Professor Isaac Borges Capillé recebeu novos instrumentos e se destaca como uma das melhores de Mato Grosso do Sul.

A Escola Municipal de Música mantida pela Prefeitura através da FUNCESPP – Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã, desenvolve projetos que beneficiam diretamente 98 jovens de diferentes idades.

A Banda de Música Municipal Professor Isaac Borges Capillé conta com 45 componentes. Todos são oriundos da Escola Municipal de Música que realiza um trabalho de formação dos jovens, tornando-os capacitados para inclusive seguir carreira no meio musical.

A escola de música da Banda possui 20 alunos. Outro projeto desenvolvido pela Escola Municipal de Música é a Orquestra de Flauta Doce Sem Fronteiras (13 alunos em 2011) e o Corpo Coreográfico (20 alunos).

“Para nós é uma satisfação podermos proporcionar as condições para que os jovens tenham acesso ao aprendizado ideal. São crianças que têm a oportunidade de, mais tarde, seguirem os estudos visando a profissionalização. O mais importante é que estes jovens passam a ter uma vida melhor, saudável, ocupando o tempo com atividades culturais que enriquecem e valorizam as pessoas”, afirma o prefeito Flávio Kayatt.
O diretor presidente da FUNCESPP, Professor Adir Teixeira, informa que a Banda Professor Isaac Borges Capillé tem recebido um tratamento especial pois se destaca em todo o Mato Grosso do Sul.

Recentemente, foram adquiridos, com recursos próprios da Prefeitura, mais 14 novos instrumentos para que a IBC tenha condições de efetuar os ensaios e apresentações que encantam os expectadores não só de Ponta Porã, bem como de diversas localidades que formalizam convites para que a Banda marque presença em ocasiões especiais: “com a chegada dos novos instrumentos, a Banda de Música Municipal Professor Isaac Borges Capillé possui hoje 74 instrumentos em boas condições de uso”, afirma Adir.

Além da aquisição de novos instrumentos, a FUNCESPP tem efetuado investimentos na recuperação dos instrumentos mais antigos. Nos meses de maio e agosto de 2011 foram investidos mais de R$ 8 mil na recuperação de 25 instrumentos pertencentes à Banda IBC.

A Escola de Música Municipal é dirigida e coordenada pelo Maestro Jucilei Inácio Martins.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

FUNCESPP e Conselho de Cultura planejam evento cultural em memória da Figueira




A Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã, através de seu Departamento de Cultura esteve reunido nesta segunda-feira, com o Presidente do Conselho Municipal de Cultura, Augusto Palermo.

Participaram da reunião o Diretor-Presidente da FUNCESPP, Adir Teixeira de Oliveira e o Diretor de Cultura, Eder Rubens, que trataram sobre as ações voltadas para fomentação da arte e cultura no ano de 2012, bem como o planejamento de eventos culturais em favor da memória da Figueira.

O Diretor-Presidente da FUNCESPP, Adir Teixeira lembrou que a Figueira é um símbolo tombado como patrimônio histórico, e o município cresceu ao seu entorno e por motivos da forte chuva no final de 2011, sucumbiu vindo a ser derrubado.

“Enquanto gestor público de cultura, logo que soubemos que a Figueira havia caído em virtude da chuva, tomamos as providencias necessárias, informando o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, por meio de oficio e análise de nossa técnica ambiental” explicou Adir, ressaltando que “a medida é necessária, já que a Figueira é um patrimônio tombado pela Lei Municipal, obedecendo normas e legislação legais”.

Buscando preservar a memória da Figueira que possui uma forte ligação com o desenvolvimento sócio-cultural de Ponta Porã, a FUNCESPP e o Conselho Municipal de Cultura, planejam realizar eventos culturais que envolvam os diversos segmentos de arte e cultura: literatura, audiovisual, arte cênica, música, artesanato e artes plásticas, para produção de material tendo como tema principal a Figueira.

“Vamos convocar uma reunião com os membros do Conselho de Cultura e representantes dos segmentos de arte e cultura, para definirmos o evento cultural, que possibilitará a divulgação das manifestações culturais e a preservação da memória da nossa Figueira” disse Augusto Palermo.

O Diretor de Cultura da FUNCESPP, Eder Rubens destacou a importância da preservação da memória da Figueira como forma de fomentar os segmentos culturais e alertar a população para importância de zelar pelos símbolos históricos de Ponta Porã.

“Vivemos em uma sociedade que não tem como hábito preservar sua riqueza histórica.É lamentável.Compete aos gestores de arte e cultura, criar ações voltados para o despertar desta prática muito comum em paises evoluídos” salientou Eder Rubens.

Ele lembrou ainda que preservar a memória do patrimônio histórico de um povo, é respeitar os costumes e tradição de uma comunidade, contribuindo para construção de uma sociedade comprometida com sua história.

O evento voltado para preservação da memória da Figueira, deverá fazer parte da programação cultural do Centenário de Ponta Porã, que vem sendo elaborada por uma comissão formada por representantes do Executivo e de Instituições de Ensino, Clubes de Serviços, ONG’s e Instituições Religiosas.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Karateca Pontaporanense ganha destaque e conquista três medalhas na Copa “Golden Fight de Karatê” em Assis-SP



Após cumprir os compromissos oficiais estipulados no calendário de 2011, o atleta Felipe Geovani Caffarena Loureiro viajou, no começo deste mês, para a cidade de Assis, interior do Estado de São Paulo, na expectativa de realizar uma série de treinamentos específicos.

Estiveram reunidos, por 10 dias, karatecas que fazem parte da seleção brasileira de karatê inter-estilos com o objetivo de aprimorar os conhecimentos técnicos e táticos voltados ao kumite (luta). O convite foi feito pelo Sensei Marcos Kamaguso, 5º Dan do estilo Wadoryu e árbitro com credenciamento internacional pela WUKF (World Union Karate Federation).

Para finalizar a série de treinamentos, os atletas foram testados na Copa “Golden Fight de Karatê”, evento realizado no último dia 11 no Ginásio Municipal de Assis “Jairão”.

Todos os atletas superaram as expectativas do Sensei Kamaguso. O destaque foi para o karateca pontaporanense que conquistou três medalhas de ouro. Uma medalha na modalidade Kata (forma), outra no Kumite (luta) e, por fim, uma no Kumite por equipe onde 3 atletas se revezam na luta.

O Karatê de Ponta Porã se despede de 2011 com a sensação de dever cumprido, certos de que em 2012 será um ano de muitas novidades.

Por fim, o atleta Felipe Caffarena e seu Sensei Ígor Caffarena agradecem o apoio da Prefeitura Municipal por meio da Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã pela concessão da Bolsa Atleta, na certeza de que os resultados obtidos neste ano serão considerados para a renovação da Bolsa em 2012.