quinta-feira, 28 de abril de 2011

FUNCESPP realiza projeto “Recreação e Lazer”






Foi realizado na quarta-feira, dia 20, nos períodos matutino e vespertino o Projeto Recreação e Lazer na Escola Pólo Municipal Pref. Adê Marques em comemoração às festividades da Páscoa, sendo coordenado pelos Professores Robson Valdez, Tales Maurício, Nelson Charif e pela acadêmica Daniele Boeira. Além das atividades recreativas, as crianças contaram com apresentações musicais e teatrais realizadas pelos próprios alunos da Escola.

No dia 25 foi a vez do Jardim Planalto receber o projeto no evento “Saúde no Bairro” realizado pelos acadêmicos de Enfermagem da Universidade Anhanguera. Foram realizadas atividades recreativas com a equipe da FUNCESPP, além de atendimentos aos moradores, proporcionado a verificação da taxa de açúcar no sangue, pressão arterial e outras diversas atividades voltadas para o bem-estar da população.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Equipes do Calvoso/Color Shop/FUNCESPP participam do Campeonato Estadual de Voleibol



As equipes do CALVOSO/COLOR SHOP/FUNCESP, estiveram disputando o Campeonato Estadual de Voleibol nas categorias infanto-juvenil feminino, mirim masculino e juvenil masculino no período de 20 a 24 de abril em Campo Grande. A equipe feminina que era a favorita para o título e que ganhou todos os jogos na fase classificatória tropeçou na semi-final perdendo para Três Lagoas, disputando o 3° lugar contra a equipe do Dom Bosco de Campo Grande que também era favorita ao título vencendo por 2x0.

Já na categoria Mirim a equipe do Calvoso conquistou o seu 10° titulo estadual geral. Os garotos da fronteira que fazem parte do Projeto de Voleibol "A grande Sacada", mantido pela Prefeitura Municipal através da FUNCESPP e do projeto "Calvoso Voleibol" não deram chances para os adversários e na final venceu a equipe de Corumbá por 2x0. No mês que vem será a vez das meninas competirem no mirim e dos meninos no infanto-juvenil. O atleta Maikon foi eleito o melhor jogador mirim do Campeonato.

Os atletas tiveram o apoio e patrocínio da Prefeitura Municipal de Ponta Porã, FUNCESPP, Pneus Porã, Cimentão Materiais para Construção, City Publicidade, Cia Cursos Profissionalizantes e Academia Stronger Gym.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Acadêmicos de Medicina realizam trabalho voluntário na FUNCESPP



A Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã, recebeu a visita dos acadêmicos Júlio César da Silva Souza e Antonio Washington Leal, que cursam 4º ano de Medicina na Universidade del Pacifico de Pedro Juan Caballero (PY).
A visita resultou no trabalho voluntário junto aos alunos da Escola
Municipal de Judô Banzai e do Projeto de Futebol de Campo Chute Certo que são atendidos pela FUNCESPP. Os acadêmicos estão realizando avaliações e exames biométricos, coletando dados, informações e aferindo pressão e peso dos alunos, objetivando prevenir ou detectar possíveis lesões tanto física como hemodinâmica.

O diretor-presidente da FUNCESPP, Professor Adir Teixeira, afirmou que o trabalho voluntário é muito importante para o melhor desenvolvimento dos projetos, devendo ser estendido para os demais alunos.
“Ambos os acadêmicos foram parceiros durante a preparação para Copa Morena. Este trabalho é fundamental para avaliação de nossos alunos, evitando possíveis lesões e garantindo a prática esportiva de forma saudável, sem comprometer a integridade física dos participantes dos projetos desenvolvidos pela FUNCESPP”, disse Adir Teixeira.

Inscrições para o III Encontro Estadual de Educação Física e Saúde começam no dia 02 de maio



Campo Grande (MS) – O município de Amambai sediará no período de 25 a 28 de maio, o III Encontro Estadual de Educação Física e Saúde. As inscrições serão abertas a partir do dia 02 de maio, o arquivo com o regulamento e a inscrição para o enontro estará diponivel no site da Fundesporte. serão previstas 60 (sessenta) vagas para cada curso, que serão preenchidas por ordem de recebimento.

Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição, com letra de forma, escolher dois cursos (um em cada período), assinalar concordância com este regulamento e entregar na FUNDESPORTE, à Av. Mato Grosso, nº 5.778, bloco 4, sala 8 – CPEL, das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h30min ou enviar VIA FAX, nº (67) 3323-7224.

O encontro pretende reunir cerca de 300 profissionais de educação física e da saúde de todo o estado e de países vizinhos. O evento oferecerá aos participantes uma série de cursos, palestras e capacitações práticas, oportunizando uma atualização e troca de experiências entre os representantes dos municípios participantes.

Este evento conta com o apoio do Governo do Estado por meio da Fundesporte com recursos do FIE.

PROGRAMAÇÃO:

Quarta-feira: 25/05/11:
Horário: 15h às 17h30min – Credenciamento.
Local: Praça Central.
19h - Cerimônia de Abertura.
Local: Clube Milionários.
Conferência: “Movimento Esportivo, como pegar essa onda de sucesso em nossa profissão”.Ministrante: Prof. Ddo Antônio Ricardo Catunda – UFCE.

Quinta-feira- 26/05/11. Horário: 07h30min às 11h40min.
Cursos: 01, 02, 03, 04 e 05.
Horário: 13h30min às 17h40min.
Cursos: 06, 07, 08, 09 e 10.
Horário: 19h00min.
Conferência: “Transtornos Dismórficos Corporais e Atividade Física: Anorexia e Vigorexia”.
Prof. Pós Dr. Jefferson da Silva Novaes – UFRJ
Local: Clube Milionários.

Sexta - feira: 27/05/11.
Horário: 07h30min às 11h40min.
Cursos: 01, 02, 03, 04 e 05.
Horário: 13h30min às 17h40min.
Cursos: 06, 07, 08, 09 e 10.
Horário: 19h. Noite Cultural.

Sábado: 28/05/11.
08h - Mesa Redonda: “Atuação profissional frente às novas diretrizes do MEC”.
Debatedores: Professores e Coordenadores ou representantes das IES de MS.
Local: Ginásio Municipal Flávio Derzi.
14h - Prática Esportiva /Aulões.
Local: Recanto dos Caytés.
16h30min: Entrega dos Certificados.

Cursos:

Período Matutino.
01 – Condicionamento Físico Para a Saúde:
Prescrição dos Exercícios de Ginástica e Musculação.
Ministrante: Prof. Pós Dr. Jefferson da Silva Novaes – UFRJ.

02 – Recreação: A aplicação Lúdica dos Conteúdos na Educação Física Escolar. Ministrante:
Prof. Ddo Antônio Ricardo Catunda – UFCE.
03 – Criando e Experimentando Jogos Adaptados.
Ministrante: Profa Esp. Marli Cassoli – MS.

04 – Futebol: Periodização e suporte tecnológicos.
Ministrante: Prof. Esp. André Chita – AM.

05 – Hidroginástica Básica.
Ministrante: Profa Esp. Arethusa M. S. de Avelar – MS.

Período Vespertino
06 – Ginástica Laboral: Promoção da Saúde no Ambiente de Trabalho.
Ministrante: Profa Ms. Raquele T. K. Schroeder - UCDB/MS.

07 – Ginástica e Dança: Metodologia e Coreografia.
Ministrante: Prof. Esp. Jocelito F. Moraes – RS.

08 – Avaliação e Prescrição de Exercícios.
Ministrante: Prof. Ms. Marcelo Ferreira Miranda - UCDB/MS.

09 – Orientação: O Desporto da Natureza.
Ministrante: Prof. Esp. João Carlos Silva – MS.

10 – Atividade Física na Natureza.
Ministrante: Prof. Esp. Rogério da Cruz Montes - UNIGRAN/MS.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

ACADEMIA BLACK TIGER DE TAEKWONDO, REPRESENTA BEM PONTA PORÃ NO GPMS DE TAEKWONDO

Ocorreu neste último final de semana, dia 10 de abril de 2011, na Arena do Horto Florestal, na cidade de Campo Grande, a seletiva estadual para o campeonato brasileiro infantil, juvenil, adulto e master de Taekwondo. Onde foi formada a seleções, que estaram representando o Mato Grosso do Sul, no campeonato brasileiro de Taekwondo. No mês de junho, as seleções adulta e master na cidade de Joenvile – SC, e no mês de Julho as seleções infantil, juvenil e sub-21, na cidade de Porto Velho – RO. A seletiva aconteceu juntamente com o GPMS de Taekwondo, na cidade de Campo Grande- MS, onde a equipe Black Tiger de Taekwondo, estaria disputando duas vagas na categoria infantil maior, e conseguiu sua classificação com os atletas Alexsandro Winter Zeviani acima de 52kg e com o atleta Clayton Junior até 30 kg, na categoria faixa preta. O atleta Clayton Junior foi o grande destaque da equipe e da competição, vencendo as três lutas contra os atletas da capital, demonstrando assim a sua maturidade técnica. No GPMS de Taekwondo, a Academia Black Tiger, fez bonito mais uma vez com o excelente resultado obtido, com apenas quinze atletas representando Ponta Porã, fizemos nove campeões, demonstrando assim que temos muita qualidade técnica nessa modalidade olímpica, e por pouco não conseguimos o titulo de campeão no geral. O Me Genivaldo Rodrigues, afirma que, todo o trabalho feito ao longo dos anos, esta sendo recompensado agora com excelentes resultados competitivos e não somente isso, pois o Taekwondo busca, através de sua pratica, o equilibrio fisico, mental e espiritual, tendo uma perfeita harmonia e acima de tudo o educar através do esporte.
Agradeço a Prefeitura de Ponta Porã, através do prefeito Flávio Kayatt, a FUNCESPP, através do prof. Adir Teixeira, pelo seu apoio incondicional a essa modalidade, a perfuradora água cristalina, que nos deu todo suporte logistico na capital, aos parceiro do Projeto Adote Um Atleta, que com essa iniciativa esta oportunizando várias crianças em uma pratica saudável e assim construindo uma sociedade mais justa e honesta.

RESULTADOS INDIVIDUAIS:
CAMPEÕES:
Alexsandro Winter Zeviani
Alexia K. Winter Zeviani
Alexiani K. Winter Zeviani
Clayton Guedes Junior
Démetrio Gomes
Adonias Ramos
Maroam Fernandes Hiadar
Kathelen Chagas

ESCOLA MUNICIPAL DE JUDÔ BANZAI BRILHA NA COPA DOURADOS DE JUDÔ




Foi realizada no dia 16 de abril a Copa Dourados de Judô 2011 no Ginásio Poliesportivo da UNIGRAN, contando com a participação de cerca de 500 judocas de Dourados, Campo Grande, Três Lagoas, Água Clara, Maracajú, Itaporã, Fátima do Sul, Glória de Dourados e Ponta Porã. A Escola Municipal de Judô Banzai, mantida pela Prefeitura Municipal através da FUNCESPP, juntamente com a equipe Nico Judô participou com uma delegação de 71 atletas de todas as classes, estreando a nova geração dos Judokinhas (7 e 8 anos) e as turmas iniciantes (faixas brancas) fazendo uma ótima participação e conquistando muitas medalhas e conhecimentos, levando o vice-campeonato do evento. As equipes foram acompanhadas pelos Professores Nicodemos Júnior e Rosileide Bernal.
Os atletas tiveram o apoio da Prefeitura Municipal de Ponta Porã, pais e patrocinadores, conquistando o troféu de segundo lugar na pontuação geral com 24 medalhas de ouro, 17 de prata e 21 de bronze.


NOME CLASSE COLOCAÇÃO
1. CAROLINA SOUTO FREITAS JUDOKINHA 1º
2. MARIA ISABELLA PEREIRA INFANTIL 3º
3. GABRIELA M. ESQUIVEL INFANTIL
4. CAMILA RAMOS INFANTIL
5. ESTEFANI DUARTE BRUM INFANTIL 1º
6. VALENIA RIBAS PENAYO INFANTIL 1º
7. ROBERTA AZAMBUJA PAIVA INFANTIL 1º
8. ADRIELLI URTADO INF.-JUVENIL 1º
9. VITÓRIA C. DOS SANTOS INF.-JUVENIL
10. ROSANGELA DE OLIVEIRA INF.-JUVENIL
11. ADRIELI A. GARBIATI TRINIDADI INF.-JUVENIL 2º
12. ELISAMA DE ALMEIDA INF.-JUVENIL
13. CAMILA SILVA DOS SANTOS INF.-JUVENIL 1º
14. CINARA MARTINS MOREIRA PRÉ-JUVENIL 2º
15. CARLA BEATRIZ TAVARES PRÉ-JUVENIL 3º
16. TÂMARA MILENA WINCKLER PRÉ-JUVENIL 2º
17. ANGELA ROMEIRO PEREIRA JUVENIL 1º
ANGELA ROMEIRO PEREIRA SÊNIOR 1º
18. DRIELI DA SILVA WIDER SÊNIOR 1º
19. DAIANE NUNES DE MOURA SÊNIOR
20. ROSILEIDE BERNAL BARROZO SÊNIOR 1º
21. VITOR HUGO GIMENEZ BENITES JUDOKINHA 1º
22. GABRIEL BENITES CENÓZ JUDOKINHA 1º
23. RODRIGO DE OLIVEIRA JUDOKINHA 1º
24. CESAR M. SALINAS CRISTALDO JUDOKINHA 1º
25. KAIQUE DE SOUZA CASTRO JUDOKINHA 1º
26. JOÃO ANDRÉ JARA JUDOKINHA 1º
27. MARCOS DANIEL CABANAS JUDOKINHA 1º
28. ISIDRO RAMÃO MARTINES LLOPIS INFANTIL 1º
29. JOSÉ VITOR BRUM INFANTIL 1º
30. FLAVIO DE OLIVEIRA CHIMENES INFANTIL 2º
31. IGOR D. PEREIRA RODRIGUES INFANTIL 2º
32. PAULO CESAR DOS SANTOS INFANTIL
33. FELIPE SOARES RASTELLI INFANTIL 3º
34. IVAN RODRIGO MARTINES LLOPIS INFANTIL 1º
35. LUIS HENRRIQUE RIBAS PENAYO INFANTIL 2º
36. ALEXANDRE SARACHO INFANTIL 3º
37. MÁRCIO BASÍLIO SANCHES ROMA INFANTIL 3º
38. RODRIGO RAUL JARA INFANTIL 1º
39. JOSÉ MARCOS LOPES DA SILVA INFANTIL 3º
40. ELIAN R.T.H.AYALA INFANTIL 3º
41. ADONIAS M. RAMOS INF- JUVENIL 2º
42. BRENDO WILLIAM ARMOA FREITAS INF- JUVENIL 3º
43. VINÍCIO BÍSCARO MIGUEL INF- JUVENIL 3º
44. MARCOS DAVID CABANAS INF- JUVENIL 2º
45. ALLES OLIVEIRA CORREA INF-JUVENIL 2º
46. ALESSANDRO HERREIRA DA SILVA INF-JUVENIL 3º
47. WILLIAN DURAN RAMIRES INF-JUVENIL
48. DERLIS LUIS SALINAS INF-JUVENIL 3º
49. RICARDO D. CHAVES RETAMOZO INF-JUVENIL 2º
50. IRAN RICARDO M. LOPES INF-JUVENIL 3º
51. AGSON T. JAHEL LIMA INF-JUVENIL 2º
52. LEONARDO CENTURION INF-JUVENIL 3º
53. RAFAEL DOS SANTOS ARAÚJO INF-JUVENIL
54. ANDRÉ GUSTAVO NEVES DA SILVA INF-JUVENIL 3º
55. MATEUS RAMOS INF-JUVENIL
56. JEFERSON BARROS CUBA PRÉ-JUVENIL 3º
57. DIEGO D. AMARILHA FIGUEREDO PRÉ-JUVENIL 3º
58. AGNALDO F. JAHEL LIMA PRÉ-JUVENI 2º
59. MATEUS DE ARRUDA PRÉ-JUVENI 3º
60. JOFERMAN CÂMARA DE BARROS PRÉ-JUVENIL 2º
61. WILLIAN FELIPE DE SOUZA PRÉ-JUVENIL 1º
62. MARLOM DIOGO LACERDA PRÉ-JUVENIL 2º
63. CLAYSON RUIZ VIEIRA DIAS PRÉ-JUVENIL 2º
64. CARLOS D. FERREIRA PRÉ-JUVENIL 3º
65. FERNANDO DORNELES FRANCO PRÉ-JUVENIL 1º
66. ÁLVARO HENRRIQUE PEREIRA DIAS JUVENIL 3º
ÁLVARO HENRRIQUE PEREIRA DIAS SÊNIOR 3º
67. JOÃO HENRRIQUE F. BARBOSA SÊNIOR 3º
68. SÉRGIO DE ARAÚJO COURA SÊNIO 1º
69. LUIS CARLOS. F. FRANÇA SÊNIOR
70. ROBSOM CALONGA SÊNIOR 2º
71. DIOGO TAVARES SÊNIOR 2º

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Bicicross de Ponta Porã participa de etapa de Campeonato Paranaense


A equipe de Bicicross de Ponta Porã, representada pelos alunos do Projeto de Bicicross “Criança no esporte, cidadão no futuro”, projeto este realizado pelo Governo do Estado através da FUNCESPORTE em parceria com a Prefeitura Municipal/FUNCESPP e da Associação Pontaporanense de Bicicross, participou da 1ª etapa do Campeonato Paranaense de Bicicross nos dias 09 e 10 de abril na cidade de Marechal Cândido Rondon. Os atletas foram acompanhados do técnico Osvaldo Quinelato.

Resultados:
2º lugar: Gustavo Davi - categoria 13 anos
3º lugar: Gustavo Calixto - categoria 17 anos (Bolsa Atleta)
3º lugar: Henrique Daniel – categoria 16 anos

As novas inscrições para o Projeto de Bicicross “Criança no esporte, cidadão no futuro” já estão abertas e poderão ser feitas na FUNCESPP, sito à Rua General Osório 2150, em horário comercial.

Judô de Ponta Porã ganha três ouros no Campeonato Brasileiro - Região V






Aconteceu neste final de semana nas dependências do Ginásio de Esportes Avelino dos Reis – Guanandizão em Campo Grande, o Campeonato Brasileiro de Judô da Região V que envolve os estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Rondônia, Acre e Distrito Federal, totalizando 600 atletas nas categorias sub 13, sub 15, sub 17, sub 20 e adulto.

Ponta Porã foi representada por quatro atletas da Escola Municipal de Judô Banzai/Funcespp/Nico Judô, conquistando a importante vaga para a disputa do Brasileiro no Torneio Início da Federação de Judô no mês passado. Segundo o professor Nicodemos Filgueiras Jr, técnico dos atletas e da seleção do MS no evento, os resultados obtidos refletem a dedicação e o amor ao esporte dos atletas fronteiriços e reforçou que as conquistas de três medalhas de ouro, sendo duas na categoria principal adulto e uma na sub 15, dão uma maior visibilidade ao feito realizado e aproveitou ainda para agradecer o apoio da Prefeitura Municipal de Ponta Porã, através da Funcespp.

Os atletas de Ponta Porã foram Dieter Thiago Martins – 5º colocado Super Ligeiro Sênior, Fernando Dornelles – Campeão Pré-Juvenil Pesado (Bolsa Atleta Municipal), Daryene Wider – Campeã Sênior Super-Ligeiro (China Tur/Magsul) e Rosileide Bernal Barrozo – Campeã Sênior Ligeiro (Vet Raça/Clínica de Personal Káthia Rossatti/FUNCESPP). Os três atletas medalhistas de ouro estão classificados para o Campeonato Brasileiro Final de suas categorias onde os melhores integrarão as respectivas seleções brasileiras.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Arquivo Público Estadual realiza levantamento bibliográfico em Ponta Porã

Ponta Porã está entre as seis cidades escolhidas e terá seu nome publicado no guia de referências bibliográficas de MS O Arquivo Público Estadual vem realizando de 11 a 15 de abril, o Levantamento Bibliográfico na Biblioteca Municipal João Portela Freire e Biblioteca do Museu da Erva Mate de Ponta Porã. Conforme informou o Arquivo Público Estadual, Ponta Porã está entre as seis cidades escolhidas para o levantamento e terá seu nome publicado e divulgado no guia de referências bibliográficas de história de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso enquanto uno. A coordenadora do Arquivo Público Estadual/MS, Lira Dequech, disse que além de Ponta Porã foram escolhidas as cidades de Campo Grande, Aquidauana, Dourados, Três Lagoas, Corumbá e Coxim. “Esta é uma iniciativa que estará disponibilizando a comunidade, o arquivo bibliográfico de nosso estado.Todo este trabalho de pesquisa e arquivo, em breve estará disponível de forma impressa, bem como pelo site que está sendo construído” disse Lira Dequech. A equipe do Arquivo Público Estadual/MS, chega no dia 15 de abril em Ponta Porã e será acompanhada pela equipe da Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã, através do Departamento Municipal de Cultura. O Arquivo Público Estadual/MS é o órgão competente para o gerenciamento na questão da gestão documental (guarda, preservação e eliminação de documentos públicos) junto ás prefeituras do interior. O coordenador do Curso de História da Faculdade de Ponta Porã, Professor Nivalcir Almeida, disse que o arquivo bibliográfico é fundamental para preservação da memória e história dos fatos que contribuíram para construção de Ponta Porã. “Ponta Porã chegará aos cem anos sem um arquivo bibliográfico, por conta da falta de espaço e mesmo que houvesse é necessário que se tenham pessoas habilitadas e preparadas para organizar nosso rico arquivo” frisou. Ele lembrou ainda que muitos destes arquivos se encontram em residências, fazendo parte do arquivo pessoal das famílias pontaporanenses, porém muito pode ter se perdido ao longo dos anos.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

FUNCESPP abre inscrições para o Projeto “Futsal de Ponta”


A Prefeitura Municipal de Ponta Porã, através da Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã – FUNCESPP informa que estão abertas as inscrições para o Projeto “Futsal de Ponta”, que alcançará alunos de 10 a 16 anos de idade, a ser realizado no Ginásio Poliesportivo Pepe Portela.

O projeto consiste na formação de atletas-cidadão, com crianças e adolescentes que estejam devidamente matriculados nas escolas públicas ou particulares, freqüentando regularmente a sala de aula. Durante o projeto os alunos terão treinamento específico para aprender os quatro pilares da formação de um atleta na modalidade, que será ministrado pelo Professor de Educação Física, Sady Bueno.

O Diretor-Presidente da FUNCESPP, Professor Adir Teixeira de Oliveira, lembra que os interessados devem fazer a inscrição, com o devido consentimento e acompanhamento dos pais ou responsável. “Este é mais um projeto em favor do resgate do nosso futsal. A equipe da FUNCESPP vem desenvolvendo um excelente trabalho de base em diversas modalidades esportivas, bem como nos projetos voltados para as manifestações culturais. Desta vez é o momento de realizarmos um trabalho de base no futsal, sem deixar de lado a formação do cidadão”, frisou Adir.

O Diretor de Esporte da FUNCESPP, Prof. Olacir Azambuja, disse que Ponta Porã sempre teve tradição no futsal e o projeto busca resgatar esta modalidade, mediante um bom trabalho de base, seguido de disciplina tática e aprimoramento técnico.

Os interessados em participar do Projeto “Futsal de Ponta”, poderão realizar sua inscrição na sede da FUNCESPP, localizado na Rua General Osório, 2150 – bairro Noroeste, de segunda a sexta em horário comercial ou no Ginásio Poliesportivo Pepe Portela nas segundas, quartas e sextas em ambos os períodos.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Oficina Berimbau conquista bons resultados em Campo Grande


Atletas de Ponta Porã participaram do 10º Festival de Artes Marciais e Lutas de Mato Grosso do Sul

A Oficina Municipal de Capoeira Berimbau participou de 02 a 03 de abril, do 10º Festival de Artes Marciais e Lutas de Mato Grosso do Sul onde obteve bons resultados nas várias categorias.

A delegação da Oficina Municipal de Capoeira Berimbau, desenvolvida junto a Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã, participou da competição com 10 atletas que conquistaram 08 medalhas no total, ficando na terceira colocação no geral.

O Mestre Erimar Gordinho, coordenador da Oficina Municipal de Capoeira Berimbau, que conquistou a medalha de ouro na categoria profissional de 26 a 32 anos, elogiou o desempenho dos capoeiristas de Ponta Porã.
“Participamos com apenas 10 atletas contra vários municípios de Mato Grosso do Sul.Conquistamos 08 medalhas, este resultado qualifica o bom nível técnico de nossa capoeira” disse Gordinho.

Ele aproveitou para agradecer ao total apoio da Prefeitura de Ponta Porã, através da FUNCESPP e da Secretaria Municipal de Educação, que sempre acreditam no alunos da capoeira.
“A oficina municipal de capoeira atende atualmente 260 crianças.Com estes resultados, o interesse pela modalidade cresce e a dedicação dos alunos irá aumentar com certeza” frisou Gordinho.

Confira as categorias e respectivos atletas de Ponta Porã, durante o 10º Festival de Artes Marciais e Lutas de Mato Grosso do Sul: Categoria 9 a 10 anos - 2° Lugar Samir Monges - 3° Lugar Gabriel Almeida; 10 a 11 anos: 2º Lugar Rodrigo Gaiozo - 3°Lugar Gabriel Ortis; 12 á 14 Anos masculino: 1° Lugar Gabriel Areco Peralta – 3º Lugar Denis Heitor Brum; 12 a 14 Anos Feminino - 1° Lugar Évelin Juliane Espíndola Matos; Categoria 26 a 32 anos Profissional: Mestre Erimar Gordinho.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

FUNCESPP tem Projeto Cultural aprovado pelo FIC


A Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã teve o Projeto Som da Fronteira, apresentado pelo departamento municipal de Cultura, contemplado com recursos provenientes do Fundo de Investimentos Culturais para 2011.

A noticia foi divulgada nesta terça-feira, através da Portaria nº021, de 04 de abril de 2011 publicada no Diário Oficial de Mato Grosso do Sul. Na lista estão mais 40 projetos culturais contemplados com recursos destinados pelo Governo de Mato Grosso do Sul.

O Projeto Som da Fronteira estará proporcionando a população dos diferentes bairros de Ponta Porã, apresentações de bandas e músicos do cenário musical alternativo – MPB, Pop Rock, Jazz, Blues e Clássica.

Com a intensa diversidade cultural existente em Ponta Porã, Som da Fronteira, pretende proporcionar aos artistas locais um espaço, para que possam apresentar sua produção musical, bem como descentralizar as ações na área musical, permitindo que a população tenha acesso ao evento itinerante e interaja com artistas e suas obras.

O Diretor-Presidente da FUNCESPP, Professor Adir Teixeira, destacou a importância do Projeto Som da Fronteira como forma de descentralizar as ações e projetos, assim como oportunizar aos artistas locais um espaço e estrutura adequada para divulgação de seus trabalhos.

“A aprovação do projeto, é fundamental para que possamos ampliar as nossas ações e levarmos arte e cultura para o maior número possível de pessoas em Ponta Porã.Estamos felizes com a escolha do Som da Fronteira, feita pela coordenação do FIC é um forma de impulsionar as nossas manifestações culturais”.

Para o Diretor Municipal de Cultura, Eder Rubens, aprovação do Projeto Som da Fronteira é significativo, pois permitirá a integração entre a produção musical de Ponta Porã com a população, que poderá conhecer o segmento alternativo.

“Ponta Porã possui músicos e bandas de qualidade que produzem excelentes trabalhos, mas que não possuem tanto espaço na mídia.Através do Projeto Som da Fronteira, podemos fomentar este segmento e aproximar a arte musical do nosso povo” lembrou Eder Rubens.

O Projeto Som da Fronteira estará percorrendo bairros de Ponta Porã, a partir de junho deste ano, em sete etapas que contará com a apresentação de músicos e bandas no Palco Interatividade Musical, projetos desenvolvidos na FUNCESPP, além de mostra de arte, artesanato, cinema e teatro.

Boxe de Ponta Porã é destaque em Campo Grande

Atletas da Academia Combate/UTC de Ponta Porã sob o comando do professor Bento Venildo de Campos e seu auxiliar técnico Clávis dos Santos ,participaram no último fim de semana de 10º Festival de Artes Marciais e Lutas no Ginásio de Esportes Guanandizão em Campo Grande e voltaram para Ponta Pora com troféus e medalhas de campeões , vice-campeão e terceiros lugares ,tanto no feminino como no masculino.

Os resultados foram os seguintes:

Jenifer Sabrina campeã categoria 56 kg

Fabiana Lima campeã categoria 55 kg

Natiele Alcântara vice -campeã 55 kg

Allison Saccol campeão 66 kg

Diego Guilherme campeão 70 kg

Mateus Cabral vice-campeão 67 kg

Rafael Nogueira terceiro 98 kg

Jorge Gomes terceiro 73 kg

Leonardo Wellington terceiro 61kg

Clóvis dos Santos vice-campeão 98 kg

A equipe Combate / UTC contou com apoio da Prefeitura de Ponta Porã através da Funcespp (Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã.

Dia do Jornalismo

A Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã, parabeniza a todos os jornalistas pelo Dia do Jornalismo, comemorado nesta quinta-feira – 07 de abril.

Acreditamos que o Jornalismo desempenha um papel de fundamental importância junto a sociedade, onde por meio de artigos, matérias e notas, contribuem para informação da população sobre as atividades e ações desenvolvidas nos mais variados setores da sociedade.

O Jornalismo contribui de forma significativa para formação de opinião da sociedade em que vive, ajudando através do relato e divulgação de fatos e acontecimentos, o processo de construção histórica de seu município, estado e país.

Desta forma toda equipe da Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã, deseja a todos os Jornalistas muitas felicidades e que continuem produzindo por meio de suas crônicas e materiais jornalísticos, o despertar de uma conscientização que produza justiça, ética, democracia e responsabilidade social.


Adir Teixeira
Diretor-Presidente da FUNCESPP

terça-feira, 5 de abril de 2011

Ponta Porã quer escolinha de futebol do Santos


A Prefeitura de Ponta Porã iniciou os entendimentos com representantes do Santos Futebol Clube para que os meninos que se destacam no Projeto Chute Certo, mantido pelo Município, através da Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã, FUNCESPP, tenham a oportunidade de brilhar num grande clube brasileiro.

Na semana passada, o ex-jogador Alberto esteve em Ponta Porã, para iniciar as negociações. O implantar em Ponta Porã uma das franquias do Santos Futebol Clube. Alberto coordena as atividades em duas delas, instaladas nas cidades de Campo Grande e Dourados.

O encontro aconteceu no gabinete do secretário de Governo e Comunicação, Leo Derzi. O diretor-presidente da FUNCESPP, Adir Teixeira, o secretário João Marcos Lacoski (Fazenda e Planejamento) e o presidente do Ponta Porã Sociedade Esportiva, Paulinho Vieira, participaram da reunião.

“Este encontro serviu para pudéssemos iniciar as negociações no sentido de trazermos uma escolinha de futebol de um grande clube brasileiro para Ponta Porã. Nosso objetivo é abrir portas para uma garotada que se destaca no nosso projeto Chute Certo que envolve 300 meninos nos pólos existentes na cidade e no distrito de Sanga Puitã”, informou o diretor-presidente da FUNCESPP, Professor Adir Teixeira.

O secretário municipal de Governo e Comunicação, Leo Derzi, informou que já foram iniciados os estudos na área jurídica para que uma parceria seja estabelecida com o jogador Alberto que detém franquias da Escolinha de Futebol do Santos em Mato Grosso do Sul.

O ex-jogador, campeão brasileiro pelo Santos no ano de 2002 na equipe que revelou craques como Robinho, Elano e Diego, veio a Ponta Porã com assessores especialistas para tratar de assuntos relacionados às parcerias com o poder público.

Prefeitura inicia Oficina de Harpa Paraguaia


A Prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã e Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Fundação Tierra Nuestra, iniciou a Oficina de Harpa Paraguaia.

A Oficina de Harpa Paraguaia faz parte do Projeto Acordes e estará alcançando 72 crianças entre 09 a 11 anos de idade, de Terça a Sexta-feira, com duas turmas pela manhã: das 08 ás 09 horas e das 09h15 ás 10h15 e no período vespertino das 13 ás 14 horas e das 14h15 ás 15h15.

O projeto contará com total acompanhamento pedagógico da FUNCESPP, por meio da Escola Música Municipal Isaac Borges Capilé, supervisionado pelo Pedagogo e Maestro Jucilei Inácio Martins. As aulas serão ministradas pelo professor Leonardo Diaz, nas dependências da Extensão do CREAS da Coophafronteira, localizado na antiga Escola MEZIC.

A parceria para realização da Oficina de Harpa, contou com a doação de dez harpas paraguaias, que já foram entregues pela Fundação Sonidos de La Tierra, a triagem e seleção dos alunos, bem como a disponibilização do professor de harpa realizada pela equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Para o Diretor-Presidente da FUNCESPP, Adir Teixeira, a Oficina de Harpa Paraguaia é mais uma conquista da atual administração, que vem proporcionando nos últimos anos através da Escola Municipal de Música parcerias que possibilitem a integração sócio-cultural das crianças e jovens de Ponta Porã.

“Estamos felizes com a parceria feita com Sonidos de La Tierra.Temos oferecidos projetos na área musical, como Flauta Doce, Violão Popular, Banda Municipal e agora Harpa Paraguaia” frisou Adir Teixeira.

O diretor pedagógico da Escola de Música Municipal Isaac Borges Capilé, Maestro Jucilei Inácio Martins, destacou a importância da Oficina de Harpa Paraguaia como forma de resgatar um símbolo da arte musical fronteiriça. “A Harpa faz parte da história musical da fronteira, é um símbolo que precisa ser preservado e divulgado junto ás novas gerações.O projeto possui este perfil, além de oferecer cultura musical e integração entre os participantes”.

Atletismo de Ponta Porã é destaque em Campo Grande





A Equipe de Atletismo de Ponta Porã destacou-se na Corrida de Rua realizada pela ACORP CG com apoio da FUNESP, Federação de Atletismo e CASSEMS, trazendo excelentes resultados.

Os Atletas fazem parte da Escola Municipal de Atletismo “Prof. Teixeira” mantido pela Prefeitura Municipal de Ponta Porã através da FUNCESPP e com apoio da A.P.E.V – Associação Pontaporanense Esporte e Vida. Os atletas são: Bruno Mareco – 13 anos estudante da EE Fernando Saldanha, Eduardo Araujo – 14 anos estudante da EE Fernando Saldanha, Julio Cesar – 17 anos estudante do Instituto Federal de Educação e Robson Dias – 21 anos acadêmico de Ed. Física das Faculdades Magsul, ambos acompanhados pelo Prof. e Técnico Ageu de Oliveira.

Resultados:

- Robson Dias, Campeão na categoria 20 a 25 anos na prova de 5 km
- Eduardo Araujo, Campeão na categoria 13 a 15 anos na prova de 1km,
- Bruno Mareco, Terceiro lugar na categoria 13 a 15 anos na prova de 1km
- Julio Cesar, terceiro lugar na categoria 16 a 19 anos na prova de 5km.

FUNCESPP promove arte e cultura na 37ª Exporã





Mostra de arte, artesanato e literatura montada no estande da Prefeitura recebem bom público

O estande da Prefeitura de Ponta Porã, mais uma vez é uma boa opção de lazer e descontração na 37ª EXPORÃ - Exposição Agropecuária de Ponta Porã, através da Mostra de Arte em Mandala – Brincando com Pedras e Fios, com os produtos confeccionados pelos artesãos local e a exposição de trabalhos literários de alunos da Rede Municipal de Ensino.

Os artesãos mais uma vez demonstram toda versatilidade de cores, estilos e formas, atraindo um bom público que visitam o estande da Prefeitura de Ponta Porã, no espaço estruturado especialmente para acomodar os profissionais de artesanato cadastrados junto ao Departamento Municipal de Cultura. “Toda versatilidade e criatividade do nosso artesanato, estão a disposição do público da 37ª Exporã.Os nossos artesãos tem demonstrado muita disposição para divulgar os trabalhos e neste ano o público, mais uma vez compareceu para prestigiar e adquirir produtos do nosso artesanato” disse Eder Rubens, diretor de cultura da FUNCESPP.

“Este ano estamos recebendo a visita de muita gente, o que nos oportuniza a realização de bons negócios. Temos um rico artesanato. A produção ainda é reduzida mas nossos trabalhos têm aceitação junto ao público da Exporã” declarou a artesã Vilma.

O diretor-presidente da FUNCESPP, Adir Teixeira, lembra que todos os anos o estande é um espaço democrático para manifestações culturais, para que o público da Exporã possa conhecer a rica diversidade cultural de Ponta Porã. “A administração do prefeito Flávio Kayatt mudou o perfil do estande. O estande é sempre um espaço onde o público, tem total liberdade de conhecer o nosso artesanato, adquirindo os produtos e ainda ter um momento de descanso, conferindo mostra de artes e obras literárias” frisou Adir.

O público que visita o estande da Prefeitura de Ponta Porã, que nos últimos anos conta com total organização e empenho da equipe da FUNCESPP, sempre coordenados pela diretora-executiva, Profª Celma Pelusch, também confere a Mostra de Telas em Mandala – Brincando com Pedras e Fios, através de obras feitas pela artista plástica, Soraya Pereira.

A mostra tem alcançado êxito junto a 37º Exporã, com diversas peças vendidas garantindo bons negócios e divulgando o potencial da artes plásticas de Ponta Porã. “Estou feliz em participar do estande da Prefeitura de Ponta Porã, que todos os anos apóiam os nossos artistas” disse Soraia Pereira, ressaltando que “é um espaço bem arejado, agradável onde as pessoas são bem recepcionadas e podem conhecer os nossos trabalhos”.

O estande ainda conta com o espaço literário que neste ano, conta com a participação da Secretaria Municipal de Educação, por meio de trabalhos feitos pelos alunos da Rede Municipal de Ensino durante o I Festival Cultural realizado em dezembro de 2010.