quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Cursos incentivam reaproveitamento de materiais recicláveis





Ponta Porã intensifica capacitação em artes e cultura através de parcerias

Eder Rubens

O Programa Interação 2010, desenvolvido pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Funarte – Fundação Nacional de Artes em parceria com a Prefeitura de Ponta Porã, através da FUNCESPP - Fundação de Cultura e Esporte, vem intensificando a capacitação em artes e cultura.
Ponta Porã recebe no período de outubro e novembro deste ano, 15 cursos em artes e cultura em 05 áreas - Fotografia, Artes Plásticas, Teatro, Música, Audiovisual e Dança, realizados em dois períodos com inscrições gratuitas.
No total já foram realizados 07 cursos: Fotografia, Dança – Composição e Criação Coreográfica; Didática e Metodologia para o Ensino de Dança; Música: Construção de Instrumentos; Artes Plásticas - Curadoria e Montagem de Exposição; Circo – Solo e Palhaço.
Os cursos de Construção de Instrumentos e Manipulação de Materiais na Construção da Obra de Arte, incentivaram os alunos no reaproveitamento de materiais recicláveis, para auxiliar na produção da arte.
Materiais recicláveis como garrafas pet, tampinhas, madeiras, canos de PVC, latas e outros foram utilizados como matéria prima para construção de instrumentos e obras de arte.
Conforme afirmou Maestro Jucilei Inácio Martins, que ministrou o Curso de Construção de Instrumentos, o reaproveitamento dos materiais recicláveis é fundamental para conscientização da população, visando a preservação do meio ambiente.
“Durante o curso tivemos um resultado satisfatório na construção de instrumentos mediante a reutilização de materiais recicláveis.Os alunos ficaram interessados em contribuir na boa prática da coleta seletiva e multiplicar o conhecimento através da criação de projetos musicais, que incentive a reciclagem sem comprometer a qualidade musical” explicou Martins.
A Artista Plástica Ana Chermont, responsável pelo Curso de Manipulação de Materiais na Construção de Instrumento, também incentivou os alunos na criação de obras a partir de materiais recicláveis.
“Cada vez mais o mundo percebe que é possível criar boas obras, com o reaproveitamento de materiais recicláveis. Esta tendência vem contagiando diversos segmentos culturais e contribuindo para um mundo melhor, mais limpo e menos degradável” frisou Ana.
De acordo com o Programa Interação 2010, ainda estão previstos os cursos de; Direção Teatral – 04 a 07/11; Figurino 05 a 07/11; Harmonia e Arranjo – 17 a 21/11; Teatro de Rua - 18 a 21/11; Oficina de Documentário e Produção de Documentário – 22 a 29/11.
As vagas são limitadas e as inscrições já estão abertas, podendo ser feitas na sede FUNCESPP – localizado na Rua General Osório, 2150 – bairro Noroeste (antiga estação ferroviária) de segunda a sexta-feira em horário comercial.Maiores informações 3431-5675 Departamento de Cultura.
Fotos – Divulgação
Legenda – Alunos produziram instrumentos através de materiais recicláveis
Legenda 2 – Obras de artes nascem através da criatividade e material reciclável

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

11º RC-MEC realiza ação social hoje em Ponta Porã

Divulgação (TP)

Hoje sábado dia 23 de outubro, teve inicio as 8 horas e vai até 17 horas o 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado está realizando, em parceria com órgãos públicos, iniciativa privada e Entidades Filantrópicas, uma Ação Cívica Social no bairro Alto da Glória, na Escola Municipal Profª Conceição Capiberibe Saldanha, localizada na rua Jardim dos Estados nº 1.270.

Estão sendo executados diversos serviços tais como, atendimento médico, odontológico, vacinação, palestras, área de recreação infantil, confecção de identidades, teatros, entre outras atividades.

A atividade contará com a participação das seguintes Entidades: 4º BPM, UEMS, UFMS, Faculdades Anhanguera, Magsul, Prefeitura Municipal (Secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social e FUNCESP), Câmara Municipal, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Polícia Civil, Associação Comercial, Associação do Comércio Varejista, Sindicato Rural, Lions Clube, Rotary Club Pedro Juan Caballero – Ponta Porã, Rotary Clube Novas Gerações, Loja Maçônica Ponta Porã nº 2303, Moto Clube Renegados da Fronteira e Primeira Igreja Batista.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

CALVOSO E BRASILÂNDIA SÃO OS CAMPEÕES DA 8º COPA PROF. TEIXEIRA



A escola Calvoso realizou neste feriado de 09 a 12/10 a 8º edição da Copa Prof. Teixeira de Voleibol Estadual, o evento que é um projeto de Educação Fisica do ensino médio da escola retornou após 04 anos, ressurgindo com muito êxito, sob a organização do prof. Ademir e seus auxiliares conseguiram resgatar a participação em massa das equipes de voleibol do nosso estado. " Este evento ja estava no calendario de quase todas as equipes do estado" e era solicitado a volta da realização do mesmo, porém devido as datas que coincidiam com os eventos do JEMS e JOJUMS não conseguiamos realiza-lo, mas agora estamos de volta e Ponta Porã além de ter uma das melhores equipes de voleibol do estado volta a fazer parte do calendário dos campeonatos de voleibol da maioria das equipes do estado. Neste ressurgimento da Copa prof Teixeira, tivemos a participação de 12 equipes de Ponta Porã, Dourados Brasilândia, Navirai, São Gabriel D'oeste e Bodoquena. A categoria foi a Infato-Juvenil para atletas nascidos em 1994 no feminino e 1993 no masculino, e também demos inicio a categoria pré mirim para atletas nascidos em 1997 mas só no feminino. No naipe masculino o campeão foi a equipe de Brasilândia que venceu a equipe do Gravol de Dourados por 3x1 na disputa de 3º lugar ficou a equipe de Bodoquena que venceu a equipe do Calvoso por 3x2. No naipe feminino a equipe do Calvoso deu um show, venceu a equipe de Brasilândia por 3x0 assim como todos os outros jogos na disputa de 3º lugar ficou a equipe de Navirai que venceu a equipe de São Gabriel do Oeste por 3x1. Na categoria pré mirim que teve inicio neste ano a Escolinha do Calvoso ficou em primeiro lugar com Brasilândia em segundo e a Escola Mappe em Terceiro.

Destaques da Copa Prof. Teixeira 2010

MASCULINO:
Levantador: Robmar de Dourados
Atacante: Guilherme de Brasilândia
Libero: Marcos de Dourados

FEMININO:
Lavantadora : Amanda - Calvoso
Atacante : Rayane - Calvoso
Libero: Carol -Calvoso

Agradecemos a participação de todos e também aos alunos do ensino medio do Calvoso que ajudaram na organização e as empresas e órgãos publicos que nos ajudaram a realizar mais uma vez a Copa Prof. Teixeira de Voleibol: Prefeitura de Ponta Porã, Cimentão, Coimmal, Cia Cursos Profissionalizantes, Panificadora Requinte, Pneus Porã-Pirelli e a Color Shop.

Copa da Juventude da Tv Morena conheceu os campeões em Ponta Porã

Aconteceu no sábado, dia 16, no Ginásio de Esportes Pepe Portela em Ponta Porã, a grande final da copa da Amizade, evento organizado pela TV Morena que reuniu equipes das escolas de Ponta Porã, Pedro Juan Caballero, Aral Moreira e Escola indígena de Amambaí.

Após 97 jogos e marcação de 730 gols, a competição se consolidou como um grande evento envolvendo os atletas nas faixas etárias de 11 e 12 e 13 a 14 anos, como também na categoria Feminino.

Na rodada final ficaram frente a frente na primeira partida o CRE, Centro Regional de Educação de Pedro Juan Caballero e Fernando Correia da Costa de Aral Moreira. O placar final foi de CRE 4 x 3 Fernando Correa da Costa, sendo que o CRE ficou com o titulo de campeão nessa categoria.

No segundo jogo pela categoria A, 11 e 12 anos, estiveram frente a frente duas escolas de Pedro Juan Caballero. Centro Regional de Educação e Santíssimo Redentor (Escola Rossentil) se enfrentaram e o placar foi de 4 x 0 a favor do CRE, que ficou com o titulo também nessa categoria.

No último jogo do evento, o CRE, Centro Regional de Educação, achou que levaria o titulo nas três categorias, mas não conseguiu suplantar a Escola Calvoso, que mostrou alem de um ótimo futebol, muita raça, força de vontade e amor a camisa, saindo vencedor pelo placar de 5 x 0. Conquistando com este resultado o titulo de campeão na categoria B, ou seja 13 e 14 anos.

A arbitragem esteve a cargo de Douglas, Marcos, e José Cabral. A coordenação do evento do evento foi de Wande Márcio.

A prefeitura de Ponta Porã, através da Funcespp, apoiou o evento cedendo as instalações do Ginásio de Esportes Pepe Portela para realização do mesmo.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

FUNCESPP desenvolve recreação no Dia das Crianças





Alunos participaram de lazer e cinema com acompanhamento de monitores da FUNCESPP e PELC


A Fundação de Cultura e Lazer de Ponta Porã, em parceria com o Projeto Esporte e Lazer na Cidade (PELC) realizou nesta semana diversas atividades voltadas para o lazer e recreação das crianças de instituições de ensino pública e privada.
As atividades marcaram as comemorações pelo Dia das Crianças, e contou com total apoio da equipe da FUNCESPP, que disponibilizou brinquedos, monitores e equipamentos do projeto Cinema para as Escolas.
Conforme programação as atividades foram alcançadas aos alunos do Jardim II ao 5º ano da Escola Municipal Cooporã que participaram de recreação, cerca de 150 alunos da APAE, participaram de recreação enquanto os alunos do EJA, conferiram filmes disponibilizados pelo Projeto Cinema para ás Escolas .
O Projeto Cinema Para ás Escolas, também alcançou os alunos do Ensino Fundamental e Médio da Escola MACE. Em seguida os alunos do Centro de Educação Infantil Eurora Ramos e do Centro de Educação Infantil Laureana Palermo, também puderam participar de lazer e recreação.
A diretora da Escola Municipal Cooporã,Sônia Fróes, agradeceu a equipe da FUNCESPP e da PELC, elogiando a iniciativa, que permitiu ás crianças momentos de diversão e recreação, feitas de forma saudável.
“Esta é uma iniciativa que deve ser realizada mais vezes. Ás crianças ficaram felizes e demonstraram muito interesse em todas as atividades.A Funcespp e o PELC estão de parabéns” frisou.
A direção da FUNCESPP informa que as instituições de ensino que desejam realizar, um dia de lazer, recreação e cinema, devem entrar em contato pelo telefone 3431-5675 ou ainda na sede da Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã, localizada na rua General Osório, 2.150 – bairro Noroeste.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Cantora sul-mato-grossense disputa prêmio em São Paulo


A cantora sul-mato-grossense Alice Fernandes, se classificou entre as três finalistas do Prêmio Divas da Música Brasileira, promovida pela Icatu Seguros e Ela Lucros, com apoio da CBN e disputa a grande final no próximo dia 06 de outubro em São Paulo.

Após participar de etapas a nível nacional, com cantoras de todo país, que demonstraram muita qualidade, afinação e boa escolha nos repertórios e nas interpretações, Alice Fernandes, de 26 anos, conseguiu se classificar com estilo próprio, interpretando a canção “Tocando em Frente” de Almir Sater.

Alice Fernandes, que reside atualmente em Dourados, onde cursa o sexto semestre de Jornalismo na Unigran, falou com a reportagem local, onde agradeceu ao total apoio da família e amigos, falou do amor pela música, da importância do Prêmio Divas da Música Brasileira e a riqueza musical de Mato Grosso do Sul.

“Resolvi participar do Prêmio Divas da Música Brasileira, sem grandes expectativas, mas com vontade de vencer, sabia que seria difícil, o Brasil tem grandes cantoras.Agradeço a minha família e a todos os amigos, que tiveram uma grande participação na etapa de classificação e ainda tem no meu dia-a-dia” disse.

Ela lembrou que sempre gostou de música principalmente do estilo MPB. ‘Participar do Prêmio Divas, é uma forma de homenagear grandes músicos e estar próximo daquilo que realmente gosto, a boa música, interpretada por cantoras consagradas” frisou Alice, enfatizando que “Uma coisa posso afirmar: eu estava muito confiante desde a preparação do arranjo musical até a decisão de competir com candidatas de todo o País”, disse a nova promessa da MPB.

Alice Fernades ressaltou ainda que é uma honra representar Mato Grosso do Sul e que a escolha de “Tocando em Frente” foi uma forma de homenagear Almir Sater. “Amo Almir Sater, a sua obra é muito rica. O legítimo representante da boa música de Mato Grosso do Sul, fiquei feliz em se classificar interpretando a canção de um grande artista do estado, reconhecido nacionalmente”.

A cantora Alice Fernandes, que possui um talento nato para música, com uma afinação invejável e estilo próprio, não esquece as origens e durante a entrevista, aproveitou para agradecer ao apoio que sempre teve em Dourados e Ponta Porã fronteira com Pedro Juan Caballero, onde morou e fez grandes amizades. “Adoro Ponta Porã, fiz estágio na Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã, na qual fiz grandes amizades e construí o que considero uma família também” disse, enfatizando que “conheci pessoas importantes para minha vida”.

Alice Fernandes concorre ao Prêmio juntamente com as cantoras Aline Paes, carioca de 25 anos e a mineira Janaina Moreno, 30 anos, onde irá interpretar “O que é o que é?” de Gonzaguinha.

As três cantoras se apresentam no próximo dia 6, no Bourbon Street, em São Paulo, acompanhadas da orquestra do Maestro Roberto Sion, responsável pela produção musical do prêmio. Nesse dia haverá também uma apresentação inédita das veteranas homenageadas ― Alaíde Costa, Ademilde Fonseca e Dóris Monteiro ―, cantando juntas a música “Carinhoso”, de Pixinguinha e João de Barro, além de seus grandes sucessos.

Prêmio Divas da Música Brasileira – Elas&Lucros ● Icatu Seguros tem o objetivo de celebrar o aumento da longevidade, homenageando a carreira musical de três das maiores divas da música brasileira ainda em plena atividade ― Dóris Monteiro, Alaíde Costa e Ademilde Fonseca ― e revelando um novo talento que ainda não tenha atingido projeção nacional. A grande vencedora receberá R$ 5 mil, aplicados em um plano de previdência VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre).