segunda-feira, 21 de junho de 2010

CALVOSO/COLOR SHOP/FUNCESPP CAMPEÃO ESTADUAL


As equipes do CALVOSO/COLOR SHOP/FUNCESPP estiveram disputando o Campeonato Estadual de voleibol em Campo Grande no periodo de 16 a 20 de junho, nos naipes: juvenil feminino, mirim feminino e infanto juvenil masculino. O evento tem por finalidade selecionar os atleas que irão compor a Seleção do estado nas categorias infanto e tambem no juvenil. A equipe masculina que era uma das favoritas ao titulo na categoria infanto-juvenil, ficou de fora da semi-final por três pontos, pois Calvoso, Dom Bosco e Dourados empataram em em saldo de vitoria e sets e no criterio pontos a equipe de Ponta Porã ficou ficou com diferença de pontos atras dos adversarios. A parte boa é que o atleta Giovani pode ser convocado para a Seleção do estado. Na categoria juvenil, a equipe do Calvoso só tinha uma atleta da faixa etária as demais eram da categoria infanto e mirim e mesmo assim deu muito trabalho para as adversárias e ficou com o 3º LUGAR.


Na categoria mirim feminino que também éramos favoritos, vencemos todos os adversarios por 2x0 e na final repetiu-se a mesma do estadual Pré-mirim de 2009, mas desta vez as meninas da fronteira não deram chances as suas adversarias a forte equipe de Jardim que bem que tentou mas desta vez nós as vencemos por 2x1 e conquistamos o titulo de Campeão Estadual Mirim feminino 2010.


DESTAQUE:


Queremos destacar aqui a atleta LARISSA pela superação, determinação e pela atuação no campeonato, cumprindo corretamente o sitema tatico da equipe, assim como as demais atletas, Tais pelos seus bloqueios e saque, Laura pela garra, Kathyuscia pelos seus levantamentos Carol pela segurança do time e Paula pela superação e as demais atletas que quando entraram noS jogos deram conta do recado e ajudaram a equipe: Lorena, Quesia, Monalisa, Mirela e Milena.


SELEÇÃO DO ESTADO:


Três atletas do Calvoso poderão ser convocados para compor a seleção do estado: Giovani na categoria infanto-juvenil masculino e Amanda e Rayane na infanto-juvenil feminino.


AGRADECIMENTOS:


A escola Calvoso em nome da direção, professor e atletas, agradecem a todos que nos ajudaram para que pudessemos participar deste campeonato, foi muito dificil conseguir os recursos necessarios, mas conseguimos e o resultado do investimento de todos está ai CALVOSO CAMPEÃO ESTADUAL MIRIM 2010.


COLABORADORES:


Prefeitura de Ponta Porã, Funcespp, Color Shop, Pneus Porã, Cia Informatica, City Publicidades, Claju Sport, Coimal, Cimentão, Ravane Fiat, Ferraço Auto Peças, Equagril, aos Pais dos atletas, aos atletas que se empenharam ao máximo.

Banda Municipal de Ponta Porã se apresenta em Maracajú


A Banda de Música Municipal Isaac Borges Capillé tornou-se uma das principais atrações culturais nas comemorações do aniversário do município de Maracajú. A apresentação foi realizada sexta-feira à tarde, durante a programação referente aos 86 anos daquele município. O convite especial para a apresentação da IBC partiu do Prefeito daquela localidade, Celso Vargas.
A Banda Isaac Borges Capillé desfruta de um grande prestígio em todo o Mato Grosso do Sul porque é detentora do título de campeã nacional da categoria. Mantida pela Prefeitura, através da Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã, é regida pelo Maestro Jucilei Inácio Martins e já se apresentou em diversos municípios, inclusive no Paraguai.

Coordenador do “Fronteiras Abertas” elogia parceria com FUNCESPP


Instituto da Itália deve ampliar o projeto cultural na fronteira que também conta com o apoio da UFMS.

O italiano Nahuel Oddone, coordenador nos países do MERCOSUL do Projeto Froteras Abiertas desenvolvida pela CeSPI Centro Studi Política
Intarcionale com sede em Roma, capital da Itália, esteve em Ponta Porá onde avaliou Projeto Cultural desenvolvido em parceria com a FUNCESPP- Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porá.
Durante a sua visita Nahuel Oddone, elogiou a parceria com a FUNCESPP, que vem obtendo resultados positivos em relação ao Projeto Orquestra da Fronteira, que alcançam jovens brasileiros e paraguaios com aulas de flauta e violão. ”É importante destacar o trabalho desenvolvido pela FUNCESPP, que vem cumprindo todo o acordo previsto na parceria. Fiquei encantado com o empenho dos funcionários, dos professores que permite o êxito do projeto musical” disse Nahuel Oddone.
Ele lembrou ainda que ficou impressionado com a dedicação e zelo da equipe da FUNCESPP, para o pleno desenvolvimento do Projeto que visa resgatar a auto estima dos participantes, através da música. “Fomos apresentados à FUNCESPP, por intermédio do professor Tito Machado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Esta aproximação foi importante, apresentamos o projeto ao Ministério de Relações Exterior da Itália que apoiou a iniciativa” explicou Oddone.
Segundo revelou Nahuel Oddone, o sucesso da parceria com a FUNCESPP, poderá render novos projetos de maior extensão, objetivando a coesão-social e o exercício da cidadania por meio da educação. “O projeto de Orquestra da Fronteira, será desenvolvido no prazo de 01 ano. Estamos avaliando juntamente com UFMS, um possível novo projeto com maior amplitude, mas que também possa alcançar tanto brasileiros como paraguaios”.
O diretor da FUNCESPP, Adir Teixeira, agradeceu ao apoio da CeESPI e da UFMS, que possibilita o desenvolvimento do Projeto Cultural que alcança crianças e jovens da fronteira.”Estas parcerias são fundamentais para que possamos desenvolver novos projetos culturais. A CeSPI é uma instituição com credibilidade, que desenvolve projetos em toda América do Sul” salientou.
O projeto Orquestra da Fronteira teve início em maio deste ano e terá duração de 01 ano,devendo alcançar aluno9s brasileiros e paraguaios em igual a proporção de vagas, com aulas práticas e teóricas de flauta e violão.
A FUNCESPP fica responsável pela viabilização do local para as aulas e do professor de música, enquanto o instituto CeSPI fez a doação de recursos pra aquisição de uniformes do projeto, e os instrumentos musicais:violão e flautas.
As aulas acontecem na sede da FUNCESPP localizado na Rua General Osório, 2.150 (antigo prédio da Ferroviária) – Bairro Noroeste.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

TABELA DE JOGOS FINAL DA 1ª FASE DA LPBMS

SABADO, 19 DE JUHO

CAMPEONATO ESTADUAL DA LIGA PRO BASQUETEBOL DE MS

GINASIO DE BASQUETEBOL OSCAR SCHMIDT

PONTA PORÃ
SUB 17 FEMININO - 09:00h - PORÃBASK x ANGLO/DOURADOS
SUB 14 FEMININO - 10:00h - PORÃBASK x ELDORADO

SUB 17 MASCULINO - 14:00h - PORÃBASK x ELDORADO
SUB 15 MASCULINO - 15:00h - PORÃBASK x ELDORADO
SUB 17 MASCULINO - 18:00h - PORÃBASK x FESNAVI/NAVIRAI

Seleção de Basquetebol do Estado de Mato Grosso do Sul Sub-15 treina em Ponta Porã


A Seleção de Basquetebol do Estado de Mato Grosso do Sul Sub-15 estará se reunindo em Ponta Porã para uma série de treinamentos nos dias 18, 19 e 20 de junho no Ginásio de Esportes Oscar Schmidt juntamente com o Prof. Hugo Roberto da Costa como técnico da seleção do Estado.
A convocação ocorreu após a realização do Campeonato Estadual Sub-15 realizado em Ponta Porã no período de 02 à 06 de junho. Os atletas são de Campo Grande, Rio brilhante, Dourados, Nova Andradina e Ponta Porã somando um total de 12 atletas.
Os treinamentos visa a participação da equipe na primeira divisão do Campeonato Brasileiro Sub-15 que será realizado em Joinville – SC no período de 02 à 09 de julho de 2010.
Este treinamento é uma realização da Federação de Basquete do MS, com apoio da Prefeitura Municipal de Ponta Porã/FUNCESPP, Secretaria Municipal de Educação e Porãbask.

Resultado 4ª Taça Cidade Ponta Porã de Futsal - 17/06

União Sul Esporte Clube 04 x 02 Dimension (Masculino)
Flávio Feltrin (01) Paulo Ortiz (02)
Renan Canteiro (03)
Árbitros: Wander Márcio e Nélson Charif

D´Repente 02 x 00 Joaquim Murtinho (Feminino)
Elisangela Romeiro (02)
Árbitros: Nélson Charif e Olacir Azambuja

Mec. Marambaia 04 x 04 Esporte Clube Sta. Isabel (Masculino)
José Roberto (02) Gerardo Arévalo (03)
Paulo Cardoso (01) Nélson Lopes (01)
Geder Silva (01)
Árbitros: Douglas Ramires e Wander Márcio

Dados:
• 21 partidas realizadas (07 femininas e 14 masculinas);
• 34 gols marcados na categoria feminina;
• 111 gols marcados na categoria masculina;
• Total de 145 gols em 07 rodadas.

Próxima Rodada:
Data: 22/06 (terça-feira)
18:45 Masc. – Bermudinhas x Casa Nica
19:15 Fem. – Master Esporte x Sporte Lourdes Monteiro
19:45 Masc. – Faculdades Magsul x Joaquim Murtinho

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Atletas da Escola Municipal de Judô Banzai participam da X Copa MAC-Internacional de Judô


Os atletas da Escola Municipal de Judô Banzai mantida pela Prefeitura Municipal de Ponta Porã através da FUNCESPP, da Escola Municipal Ignês Andreazza e da Escola Estadual Joaquim Murtinho participaram no dia 12/06 da X Copa MAC Internacional de Judô em Maracajú somando ao todo 70 atletas de nosso Município com os técnicos Nicodemos Filgueiras Júnior e Rosileide Bernal. Desta vez os atletas iniciantes tiveram destaque, pois fizeram uma ótima participação com resultados expressivos já que a competição é de alto nível tendo atletas de várias parte do Brasil e de outros países como Argentina e Paraguai. A equipe agradece o apoio da Prefeitura Municipal de Ponta Porã e da empresa China Tur.

Resultados
Judoquinha
Camila Ramos Martins - Ponta Porã

Infantil - Fem // Ligeiro, -28kg
2º. Gabriela Moraes Esquível - Ponta Porã

Infantil - Fem // Meio-Médio, -36kg
1º. Roberta Azambuja - Ponta Porã

Infanto-Juvenil - Fem // Ligeiro, -31kg
3º. Cinara Moreira - Ponta Porã

Infanto-Juvenil - Fem // Meio-Leve, -34kg
3º. Sheila Bogado - Ponta Porã

Infanto-Juvenil - Fem // Meio-Médio, -42kg
3º. Elisama Miriam Salina – Ponta Porã

Infanto-Juvenil - Fem // Meio-Pesado, -52kg
2º. Emili Bogado - Ponta Porã

Pré-Juvenil - Fem // Ligeiro, -40kg
2º. Angela Pereira - Ponta Porã

Pré-Juvenil - Fem // Meio-Leve, -44kg
3º. Liz Fátima Duarte - Ponta Porã
3º. Claudinéia Dias - Ponta Porã

Juvenil - Fem // Meio-Leve, -48kg
3º. Ana Caroline Pinheiro - Ponta Porã


Juvenil - Fem // Médio, -63kg
3º. Drieli Wider – Ponta Porã

Juvenil - Fem // Meio-Pesado, -70kg
1º. Daiane Nunes (Ciarama) - Ponta Porã

Aberto - Fem // Ligeiro, - 48KG
2º. Rosileide Bernal (L.A.P) - Ponta Porã
3º. Daryene da Silva Wider (China Tur) - Ponta Porã
Aberto - Fem // Leve, - 57kg
3º. Jenifer Gabriela Lopes - Ponta Porã
3º. Priscila Arce - Ponta Porã

Aberto - Fem // Médio, - 70kg
2º. Daiane Nunes de Moura (Ciarama) - Ponta Porã

JUDOQUINHA
Isidro Lhopis – Ponta Porã
Abner Cruz - Ponta Porã
Tiago Monteiro - Ponta Porã
Igor Pereira - Ponta Porã
Marcos Lacerda - Ponta Porã
Infantil - Masc // Ligeiro, -30kg
3º. Marcos Barbosa - Ponta Porã

Infantil - Masc // Médio, -45kg
3º. Agson Tiago Lima - Ponta Porã

Infantil - Masc // Meio-Pesado, -50kg
2º. Leonardo Centurion - Ponta Porã
3º. Eliam Ayala - Ponta Porã
Pré-Juvenil - Masc // Meio-Pesado, -64kg
3º. Fernando Dorneles Franco - Ponta Porã

Aberto B/Laranja - Masc // Leve, -73kg
3º. Luís Carlos França - Ponta Porã

Aberto B/Laranja - Masc // Pesado, +100kg
3º. Leonardo Penzo - Ponta Porã

Ponta Porã participa dos Jogos da Juventude de Mato Grosso do Sul - JOJUMS 2010


No dia 12 de junho, Ponta Porã participou dos Jogos da Juventude de Mato Grosso do Sul (JOJUMS 2010) na cidade de Maracajú com quatro atletas conquistando três medalhas. Os atletas fazem parte da Escola Municipal de Judô Banzai e tiveram como técnicos os Professores Nicodemos Filgueiras Jr. e Rosileide Bernal.
Resultados individuais:
Juvenil - Fem // Leve, -52kg
3º. Ana Caroline Pinheiro - Ponta Porã

Juvenil - Fem // Médio, -63kg
2º. Daniela Nunes de Moura - Ponta Porã

Juvenil - Fem // Meio-Pesado, -70kg
2º. Daiane Nunes de Moura (Ciarama) - Ponta Porã

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Ponta Porã recebe Exposição Cultura e Sociedade em MS


Ponta Porã recebe Exposição Itinerante “Cultura e Sociedade em MS”, promovida pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e Arquivo Público Estadual que acontece de 09 a 16 de junho no saguão da Prefeitura de Ponta Porã.


A Exposição “Cultura e Sociedade em MS” retrata por meio de 26 registros fotográficos, curiosidades e cotidiano da sociedade de Mato Grosso do Sul na década de 70, com fotos que registraram momentos marcantes como os bons tempos do futebol sul-mato-grossense em partida entre Operário e Mixto de Cuiabá no Estádio Morenão completamente lotado em 1974, com foto de Roberto Higa.
Outro momento marcante é a inauguração da primeira escada rolante de Mato Grosso do Sul, instalada na Casas Pernambucanas, em registro de Roberto Higa, que demonstra o espanto e curiosidade da população, em registro dos tempos modernos que viria.


A coordenadora da Exposição “Cultura e Sociedade em MS”, Áurea Coeli, lembrou que a mostra de fotos é fundamental para que nova geração conheça a história do nosso estado, pro meio de imagens que retratam o cotidiano de nosso povo, nossa gente e seus costumes.“Esperamos que os alunos, jovens, instituições de ensino aproveitem a exposição de fotos e possam conhecer um pouco mais da rica história de Mato Grosso do Sul.A maioria das fotos são de Roberto Higa, mas muitas são do arquivo público doadas por pessoas que conseguiram registrar estes momentos” disse Áurea
Conforme disse Áurea Coeli, a Exposição Itinerante “Cultura e Sociedade” deve percorrer 14 municípios de Mato Grosso do Sul, Ponta Porã é a quinta cidade a receber o acervo, antes passou por Caarapó, Costa Rica, Maracaju e Ribas do Rio Pardo.


O Diretor-Presidente da Fundação de Cultura de Ponta Porã, Adir Teixeira, destacou a importância da Exposição fotográfica, que mais uma vez permite a população de Ponta Porã um evento de grande valor histórico. “O município vem sendo sede de várias mostras e exposição de obras que contribui para construção da nossa identidade cultural. Agradeço a equipe da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e do Arquivo Público do estado em escolher Ponta Porã para esta importante exposição itinerante” frisou Adir.


A Exposição Itinerante “Cultura e Sociedade em MS” é aberta ao público das 08 ás 17 horas, no saguão da Prefeitura de Ponta Porã.


O público poderá conferir fotos em preto e branco da década de 70 abordando a comunidade indígena, negra e momentos que contribuíram para formação da nossa sociedade, como imagens que retrataram a alegria da população, quando foi decretada a divisão do estado em 1977 e o primeiro trote universitário da UFMS em 1971. Vale a pena conferir.

Confira os resultados da 4ª Taça Cidade Ponta Porã de Futsal

A 4ª Taça Cidade Ponta Porã de Futsal teve sequência na quiinta feira dia 10 de junho com os seguintes resultados:

Transporte Tuiuiu 04 x 06 União Sul Esporte Clube (Masculino)

Rogério Fernandes (02) Julio Cardoso (01)
Flavio Benites (01) Renan Canteiro (03)
Mailson Lima (01) Juliano Graeff (01)
Flavio Vera (01)

Árbitros: Marcos Mendes e Nélson Charif

Sport Puka 02 x 00 D´Repente (Feminino)

Cecília Lopes (01)
Francieli Sanabria (01)

Árbitros: José Cabreira e Nélson Charif

União Futebol Clube 01 x 07 Mec. Marambaia

Diego Drews (01) Paulo Cardoso (02)
Cezar Bittencourt (01)
Marcos Alexandre (01)
José Bittencourt (03)

Árbitros: Douglas Ramires e José Cabreira

Próxima Rodada:

Data: 15/06 (terça-feira)
18:45 Masc. – Sab-Renô x Bermudinhas
19:15 Fem. – Faculdades Magsul x Master Esporte
19:45 Masc. – Faculdades Magsul x Chacra Boy

Ponta Porã marcou presença na III Conferência Nacional do Esporte

(Delegação de MS que participou da Conferência Nacional do Esporte)
As propostas para aperfeiçoar as práticas esportivas elaboradas pela população de Ponta Porã e de Mato Grosso do Sul foram apresentadas durante a realização da 3ª Conferência Nacional do Esporte, entre os dias 3 à 6 de junho em Brasília – DF.

O diretor-presidente da FUNCESPP, Professor Adir Teixeira, esteve na capital federal compondo a delegação estadual no evento. Ao todo, foram 15 delegados de MS.

Na conferência foram aprovadas as linhas estratégicas para o Esporte no Brasil, como: Sistema Nacional de Esporte e Lazer; Formação e valorização profissional; Esporte, lazer e educação; Esporte, saúde e qualidade de vida; Ciência, tecnologia e inovação; Esporte de alto rendimento; Futebol; Financiamento do esporte; Infra-estrutura; Esporte e economia. Foram aprovadas 4 metas por ações e a Carta de Brasília.

Adir explica que todo o trabalho foi desenvolvido com a intensa participação de um plenário contendo l.075 delegados de todos os estados. O resultado final será encaminhado para o Ministério do Esporte pela Comissão Nacional de Sistematização – Etapa Nacional para um Plano Decenal do Esporte.

A Conferência Nacional é resultado de um processo iniciado nos municípios. Primeiro ocorreram as Conferências Municipais e/ou Regionais; depois as Conferências Estaduais e, por fim, a Conferência Nacional.

“Ficamos sabendo que houve no processo, a participação de mais de 230.000 Brasileiros em todas as etapas com a participação e aproximadamente 3.000 Municípios. No processo reafirmou-se o cerne do debate sugerido: fazer o Brasil uma potência esportiva. Além do destaque olímpico e paraolímpico, um anseio também validado nos Estados e Municípios” frisou Adir.

“Isso significa valorizar as diversas dimensões esportivas de forma equilibrada, predominando a dimensão educativa e promover o desenvolvimento humano e social. Entendemos que o maior desafio é consolidar direitos e fortalecer o esporte e o lazer como políticas de Estado. O Plano Decenal deverá ser encaminhado para o Congresso Nacional para buscarmos a legitimidade”.

O dirigente destacou o momento da realização da Conferência Nacional do Esporte, que ocorreu às vésperas do Brasil sediar importantes competições de nível internacional: “Neste momento importante, que vamos sediar grandiosos eventos esportivos como Olimpíada Militar, Copa do Mundo, Olimpíadas e Paraolimpíadas temos que buscar unidade e apoio para a aprovação do Plano Decenal,” afirmou.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Ponta Porã participa de Campeonato Estadual de Bicicross em Sonora


A Federação de Bicicross de MS realizou a 7.ª e 8.ª etapa do 22.º Campeonato Estadual 2010, em comemoração ao aniversário do município de Sonora. O evento contou com a participação de 90 pilotos de vários municípios do Estado, como Ponta Porã, Dourados, Sidrolândia, Sonora, Maracajú, Coxim, Campo Grande, Rio Verde, pilotos do Paraguai além dos pilotos de Rondonópolis. Segundo informações da Policia Militar do Município o evento foi prestigiado por cerca de 600 pessoas que acompanharam as disputas dos pilotos na pista.
A equipe de Ponta Porã formada pelos alunos do Projeto de Bicicross Criança no Esporte, Cidadão no Futuro foi para o Campeonato com 08 atletas conquistando excelentes resultados juntamente com o instrutor Prof. Talles Marcel.

• Gustavo Satti – Infantil – 1º lugar
• Jean Lucas – Infanto Juvenil – 1º lugar
• Gustavo Calistro – Júnior – 1º lugar
• Talles Marcel – Elite – 1º lugar
• Lucas Rodrigo Lima – Juvenil – 2º lugar
• Henrique Daniel – Juvenil – 3º lugar

O Projeto de Bicicross Criança no Esporte, Cidadão no Futuro é realizado pelo Governo do Estado/FUNDESPORTE em parceria com a Prefeitura Municipal de Ponta Porã/FUNCESPP na pista de Bicicross em frente à FUNCESPP.

Ponta Porã sedia Campeonato Estadual de Basquetebol


A Federação de Basquetebol de MS em parceria com a Prefeitura Municipal de Ponta Porã através da FUNCESPP realizou em nosso Município no período de 03 à 05 de junho o Campeonato Estadual de Basquetebol na categoria sub 15 masculino. Este foi o primeiro Campeonato oficial disputado no Ginásio de Basquetebol Oscar Schmidt inaugurado recentemente. O Município foi representado pelos atletas do Porãbask com o técnico Prof. Hugo da Costa onde conquistaram o título de campeões estadual. O Campeonato foi uma seletiva para a formação da Seleção do Estado de MS para o Campeonato Brasileiro Sub-15, que será realizado na cidade de Joinvile-SC no período de 02 a 09 de Julho.
Resultados da equipe de Ponta Porã Porãbask:
Porãbask 123x24 Paranhos
Porãbask 79X52 Águia Negra (Rio Brilhante)
Porãbask 93X59 Dom Bosco (Campo Grande)
Final
Porãbask 66X58 Anglo (Dourados)

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Maestro paraguaio Luis Szaran visita Ponta Porã

A música como forma de inclusão social de crianças e adolescentes, que se encontram em situação vulnerável na sociedade. Com esta proposta o Projeto Sonidos de La Tierra/Sintonia de Ponta, desenvolvido em Ponta Porã através da Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã e Secretaria Municipal de Assistência Social, completa quase ano de atuação no município de fronteira.
Com o objetivo de integração social e comunitária, o Programa Sonidos de La Tierra, busca através da música, combater a violência juvenil, mediante o preenchimento de forma útil do tempo livre dos jovens, potencializando sua auto-estima, incentivando a criatividade, o trabalho em equipe e as atitudes democráticas.
O coordenador da Fundação Tierra Nuestra e do Projeto Sonido de la Tierra, o conceituado Maestro Luis Szarán, esteve visitando a sede da FUNCESPP - Fundação de Cultura e Esporte, onde se reuniu com os coordenadores do projeto desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Ponta Porã. “Esta é uma visita de avaliação do projeto que completou 1 ano de seu desenvolvimento em Ponta Porã. Estamos contentes com os resultados obtidos neste período, que é a inclusão social das crianças que se encontram nas ruas ou enfrentando graves problemas sociais” disse Luis Szaran.
Ele lembrou ainda que o Projeto Sonidos de La Tierra busca ampliar as suas ações, com a implantação de aulas de Harpa que também estaria atendendo aos jovens em situação vulnerável por meio de aulas de música. “Apresentamos o projeto aos nossos parceiros e esperamos concretizar mais este objetivo, em favor da inclusão social. A Prefeitura de Ponta Porã tem dado todo suporte necessário para que o projeto alcance o seu êxito. Como sempre digo, um jovem que durante o dia interpreta Mozart, não quebra vidraças na noite” frisou o Maestro Szarán.
Durante a reunião o Maestro que possui diversas participações de concertos em todo o mundo, relatou a história de sucesso de uma das etapas do Projeto de Sonidos de La Tierra em Assunção-capital do Paraguai. Lá, ele conseguiu formar uma Orquestra Sinfônica com crianças e jovens que viviam à mercê de drogas e marginas em um terminal de ônibus.
“Em parceria com 7 diferentes denominações religiosas, que participam do projeto, através do fornecimento de alimentos e acompanhamento aos jovens, estamos conseguindo excelentes resultados” disse Szarán.
O professor Adir Teixeira, diretor presidente da FUNCESPP, destacou o projeto como forma de resgatar vidas e o sucesso da parceria que tem ajudado crianças e jovens, através da beleza da arte musical. “Aproveitamos para acertar detalhes de uma possível apresentação da Orquestra Sonidos de La Tierra durante a programação de aniversário de Ponta Porã” salientou Adir Teixeira.
(“Criança que estuda Mozart durante o dia, não quebra vidraças à noite”, afirmou Maestro que coordena projeto de inclusão social através da música.)

Emendas parlamentares viabilizam novos materiais para a FUNCESPP

(Diretor presidente da FUNCESPP elogiou iniciativa dos vereadores que destinam emendas parlamentares para projetos mantidos pela Fundação)
A FUNCESPP – Fundação e Cultura e Esporte de Ponta Porã adquiriu novos materiais para os projetos que beneficiam centenas de crianças e adolescentes. Foram adquiridos novos instrumentos musicais para a Escolinha de Música e para a Banda de Música Municipal Isaac Borges Capillé, além de quimonos para judô; chuteiras e bolas de futebol para o Projeto Chute Certo, além de materiais para o basquetebol do projeto Arremessando Para o Futuro.

A aquisição dos novos materiais teve a participação decisiva de três vereadores: Daniel Valdez (Puka), presidente da Câmara Municipal, e os vereadores Dulce Manosso e Ramão de Deus. Eles são os responsáveis pelos recursos repassados à FUNCESPP através de emendas parlamentares.
Os materiais comprados pela FUNCESPP foram entregues nesta semana e apresentados aos vereadores. Puka e Dulce Manosso visitaram a sede da Fundação. O vereador Ramão de Deus não pôde comparecer devido a outros compromissos.

Para o diretor-presidente da Fundação, Adir Teixeira, a apresentação de tudo o que foi adquirido é uma forma de prestação de contas e transparência com as emendas parlamentares. “Recebemos as emendas parlamentares dos vereadores e destinamos às compras destes materiais que serão usados pelos programas mantidos pela FUNCESPP. E hoje, temos a felicidade de recebermos os vereadores para mostrá-los como investimos o dinheiro viabilizado por eles. Estamos prestando contas”, disse.

A vereadora Dulce Manosso destacou a importância dos novos equipamentos para a banda municipal e dos materiais esportivos para a Fundação. “É bom saber que a FUNCESPP está investindo em seus programas. Os vereadores destinam as emendas e no caso, a Fundação decide onde investir melhor para atender suas necessidades. Estamos vendo que a verba teve uma ótima destinação e atendeu o maior número de programas possível”, afirmou.

KAYATT

O presidente da Câmara Municipal, Daniel Valdez (Puka), enalteceu a iniciativa do prefeito Flávio Kayatt em destinar verbas para beneficiar instituições indicadas pelos vereadores. “É uma iniciativa louvável do prefeito Flávio Kayatt. Ele que já foi vereador, entende que o parlamentar está sempre perto da comunidade e poder ter esse importante meio para ajudar as variadas instituições, atende grande parcela da comunidade. Essa liberdade que o vereador tem de poder atender sua comunidade e entidades, nos aproxima da população. Isso é muito importante.”, declarou Puka.

O Professor Adir Teixeira agradeceu ao apoio que a FUNCESPP tem recebido de todos os vereadores e destacou o empenho pessoal do presidente, Puka, da vereadora Dulce e do parlamentar Ramão de Deus pela iniciativa de direcionarem à FUNCESPP, recursos financeiros através de emendas parlamentares.

Ele ainda fez uma referência especial ao ex-vereador Veimar Marques que já tinha direcionado uma emenda beneficiando a Fundação. “O vereador Adãozinho Dauzacker também já aprovou uma emenda para que, futuramente, possamos investir mais recursos nos nossos projetos. A iniciativa é louvável porque nos ajuda bastante. A vereadora Dulce Manosso, por exemplo, criou emenda para beneficiar a FUNCESPP pela segunda vez”, declarou Adir.