quinta-feira, 25 de março de 2010

Ponta Porã se destaca nos Jogos Abertos de MS

A delegação de Ponta Porã foi destaque nos Jogos Abertos de Mato Grosso do Sul – JAMS/2010 nos dias 20 e 21 de março em Sidrolândia. O Município foi representado por atletas dos projetos esportivos mantidos pela Prefeitura Municipal de Ponta Porã/FUNCESPP com as modalidades de Judô e Atletismo, onde a grande meta era a conquista da vaga para os Jogos Abertos Brasileiros – JABS na cidade de Cuiabá em Maio.

A Escola de Atletismo Prof. Teixeira, com o técnico Prof. Ageu de Oliveira, conquistou os seguintes resultados:

Masculino

• Julio César - 5º lugar na prova de 1.500m
• Leonardo Penzo - 8º lugar no arremesso de peso

A equipe de Judô da Escola Municipal de Judô Banzai, com o técnico o Professor Nicodemos Filgueiras Junior conquistou os seguintes resultados:

Feminino (3º Lugar Geral)

• Daryene da Silva Wider (atleta patrocinada pela China Tur) – 1º lugar Super Ligeiro (-44 kg)
• Rosileide Bernal – 1º lugar Ligeiro (-48 kg)
• Camila Maranho – 2º lugar Leve (-57 kg)
• Cliselma Braga Pare – 2º lugar Meio Médio (-63 kg)
• Crislaine Pereira – 3º lugar Meio Leve (-52 kg)
• Daniela Nunes de Moura – 3º lugar Médio (-70 kg)
• Cliselma Braga Pare – 3º lugar Absoluto


Masculino (1º Lugar Geral)

• Dieter Santos – 1º lugar Super Ligeiro (-55 Kg)
• Nanderson Gomes – 1º lugar Ligeiro (-60 kg)
• Evaldo Costa Siqueira – 1º lugar Leve (-73 kg)
• Kristian Weiller Castro – 1º lugar Meio Médio (-81 kg)
• Mateus Felipe Santos – 1º lugar Médio (-90 kg)
• Kristian Weiller Castro – 2º lugar Absoluto
• Georges Ibrahim – 3º lugar Meio Pesado (-100 kg)
• Wanderson Santos – 3º lugar Pesado (+100 kg)

Resultados Gerais no Masculino por Entidade
1º PONTA PORÃ/FUNCESPP
2º CAMPO GRANDE
3º NIOAQUE
4º DOURADOS
5º AGUA CLARA
6º SIDROLANDIA
7º JARDIM
8º NAVIRAI

Resultados Gerais no Feminino por Entidade
1º CAMPO GRANDE
2º SIDROLÂNDIA
3º PONTA PORÃ/FUNCESPP
4º DOURADOS
5º NIOAQUE
6º JARDIM

(Equipe Ponta Porã/Funcespp)

(Técnico Prof. Nico recebendo o troféu de 1° Lugar Geral Masculino)

(Técnico Prof. Nico recebendo o troféu de 3° Lugar Geral Feminino)

segunda-feira, 22 de março de 2010

Ponta Porã sediará Conferência Regional do Esporte

Ponta Porã será sede da Conferência Regional de Esporte, que acontece nos dias 26 e 27 de março de 2010, nas dependências da Faculdade Magsul e vai reunir representantes dos municípios de Ponta Porã, Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Bela Vista, Caracol, Coronel Sapucaia, Laguna Carapã, Paranhos, Sete Quedas e Tacuru.

A abertura oficial da Conferência Regional do Esporte, acontece a partir das 18 horas no Anfiteatro do MAGSUL, através do credenciamento dos participantes. Em seguida Palestra de Apresentação da Conferência Nacional do Esporte.

Ainda no primeiro dia de evento ocorre a Apresentação do Regulamento Estadual da Conferência, Apresentação e Aprovação do Regimento da Conferência Regional e Inicio dos trabalhos em grupo.
No segundo dia do evento a programação tem início ás 07h30 com a continuação dos trabalhos em grupos; Plenária final e socialização dos grupos, debates, apresentação de emendas e aprovação dos planos de metas e Eleição dos delegados da Conferência Estadual do Esporte.

O principal objetivo da Conferência Regional do Esporte é Mobilizar municípios para aperfeiçoar a estruturação institucional e política de esporte e do lazer; Promover ampla mobilização, articulação e participação popular em torno de proposições ao Plano Decenal do Esporte e Lazer; Avançar na construção do Sistema Nacional de Esporte e Lazer; Consolidar a Política Nacional do Esporte Votar e hierarquizar o plano de metas a ser levado à I Conferência Estadual do Esporte, que se realizará em Campo Grande nos dias 26 e 27 de abril de 2010; Eleger os delegados e delegadas, titulares e suplentes, para a I Conferência Estadual do Esporte.

A Conferência Regional do Esporte é uma realização da Prefeitura Municipal, através da FUNCESPP – Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã e acontece nas dependências da Faculdade MAGSUL, sito a Avenida presidente Vargas, 706 – centro. Maiores informações pelo telefone 3431-5675.

Fonte: Conesulews

terça-feira, 16 de março de 2010

Ponta Porã participa dos Jogos Abertos de Mato Grosso do Sul



Ponta Porã será representada nos Jogos Abertos de Mato Grosso do Sul – JAMS/2010 em Sidrolândia nos dias 20 e 21 de março pelas equipes de Atletismo e Judô.
A seleção será composta por 26 atletas e 02 técnicos, onde estarão competindo com o objetivo de conquistar índice para os Jogos Abertos Brasileiros – JABS/2010 em Cuiabá nos dias 21 à 26 de maio. A classificação no Atletismo será por índice técnico feito pela FUNDESPORTE e no Judô a classificação será através dos campeões de cada categoria.

Ponta Porã participa de evento do IPHAN em Amambai


Foi realizado no dia 15 de março em Amambaí uma reunião estratégica do patrimônio cultural do Conesul com a presença da superintendente do IPHAN – Instituto do Patrimônio Cultural Histórico Artístico Cultural Nacional, Sra. Margareth Ribas Lima e da gerente de patrimônio cultural da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Sra. Neusa Narico, no ato representando o Sr. Américo Calheiros, diretor-presidente da FCMS.
Estiveram presentes no evento municípios do Conesul, entre eles Ponta Porã representado pelo Diretor-Presidente da FUNCESPP, Sr. Adir Teixeira de Oliveira, Sra. Livrada da Silva Bello, Diretora de Cultura da FUNCESPP e Sra. Walkíria Capusso, Diretora de Turismo do Município.
O evento teve a discussão sobre temas como o ciclo da erva mate, que se iniciou em 2006 com o Inventário Nacional de Referências Culturais, com o levantamento documental e pesquisa histórica em 2007 e com o vídeo Roda de Tereré em 2008. Em 2010 será realizado o levantamento de inventário de edificações no ciclo da erva mate em Porto Murtinho, Juti e Fazenda Campanário. No estado encontram-se 676 sítios arqueológicos onde foram citados os mais destacados como o Forte Coimbra (Corumbá), Forte Iguatemi (Paranhos), Arquitetura Militar (Ponta Porã, Amambaí, Aquidauana, Bela Vista, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Nioaque, Porto Murtinho e Três Lagoas) e Sítio Ivinhema (Naviraí).
A representante da Fundação de Cultura de MS, Sra. Neusa Narico, comentou sobre o projeto do Plano Estadual do Livro e Leitura, patrocinado pela Abril Educação, onde serão contemplados 04 pólos nos estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Em MS o evento será realizado em Bonito nos dias 07, 08 e 09 de abril de 2010.

segunda-feira, 15 de março de 2010

TORNEIO INÍCIO DE JUDÔ

A Escola Municipal de Judô Banzai participou do Campeonato Estadual de Judô no dia 13 de março no Ginásio Guanandizão em Campo Grande. A Escola participou do evento com 19 atletas acompanhados pela Técnica/Atleta Profª Rosileide Bernal Barrozo em que foram conquistadas 16 medalhas onde os atletas Daryene da Silva Wider, Daiane Nunes de Moura (patrocinada pela Ciarama), Rosileide Bernal Barrozo e Wanderson dos Santos garantiram, com o primeiro lugar, vaga para o Campeonato Brasileiro Regional de Judô que será realizado em Cuiabá – MT nos dias 17 e 18 de abril.
Segundo o Diretor-Presidente da FUNCESPP, Prof. Adir Teixeira de Oliveira, é uma grande satisfação ver os atletas da Escola Municipal de Judô Banzai conquistando vagas para o Campeonato Brasileiro de Judô.

(Agson Tiago Jahel Lima Campeão Infantil 9/10 anos, categoria médio até 45k)

(Daryene da Silva Wider Campeã na classe Júnio e sênior, super ligeiro até 44k.)

(Rosileide Bernal Barrozo Campeã na Classe sênior, ligeiro até 48k.)
(Wanderson dos Santos campeão na classe Júnior e vice-campeão no sênior mais de 100k.)
(Fernando Dornelles Franco vice Campeão classe Pré-juvenil até 64k.)

Obras de Araci Vendramini impressionam público da 36ª Exporã

(Peças de Araci Vendramini é elogiada por todos os que visitam o estande)
As obras de arte – estátuas em tamanho natural – produzidas pela artista plástica Araci Marques Vendramini, 61 anos, impressionam o público da 36ª Exporã (Exposição Agropecuária de Ponta Porã) que vista a exposição no estande da Funcespp (Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã), no interior do Parque de Exposições ‘Alcindo Pereira’.

Em entrevista exclusiva ao Jornal da Praça, a artista conta que consegue transmitir as expressões às esculturas com a técnica de gravar as feições das pessoas apenas no olhar. É justamente a forma como as obras estão produzidas que chama a atenção dos visitantes. “O mais difícil da obra é definir a expressão, que é a realização do artista; meus trabalhos reúnem a história, então eu digo que não é a gente que olha a história, é a história que te olha”, afirma.

Nascida em Ponta Porã, Araci Marques Vendramini foi para Sete Quedas e depois se mudou para Presidente Prudente, no interior de São Paulo. Há dez anos dedicou-se à vida de artista propriamente dita. As esculturas que está mostrando são todas indígenas, num total de 8 peças, quatro delas doadas ao município de Ponta Porã. Elas deverão ser expostas no Centro de Convenções, após sua inauguração.

Em 2000 ela disse ter participado de uma exposição em Presidente Prudente e notou certo preconceito com suas esculturas de índios e negros. “Percebi que não vendem, mas o mundo indígena é o mundo dos brasileiros; comecei e vi que a discriminação sobrepõe a arte, ou seja, os brancos não deixaram os índios gravarem suas tradições, as tradições deles estão se perdendo no tempo”, explica a artista.

Paradoxo de expor suas obras justamente numa festa da classe produtora não a preocupa nem constrange. “Tenho minhas próprias concepções a respeito do assunto”, justifica, revelando algumas delas e pedindo: “Isso você não precisa anotar”. Para tudo o que vai criar, Araci diz que faz estudo para adquirir conhecimento e entender o tema.

“Nesse pajé (mostra escultura de um pagé guarani-kaiowá, que está entre as suas mais belas obras), a parte mais difícil é o cocar, porque exigiu muito estudo sobre os tipos e cores das penas, das sementes, seus significados”, revela. De acordo com a artista, sua técnica em trabalhar a cerâmica é oriunda dos guarani e dos goitacazes. “Hoje eu procuro reensinar os índios seus próprios costumes”, aponta, realizada.

Há peças bastante complexa, como uma urna goitagaz, com detalhes surpreendentes. Índios e índias guarani-kaiowá integram o acervo. Para produzir uma escultura como as que estão expostas, a artista diz que chega a levar mais de seis meses, podendo chegar a um ano, porque a argila é sobreposta e precisa de tempo para secar, camada após camada, enquanto é feita.

O custo estimado de cada uma? R$ 3 mil, por baixo, segundo a artista. Dos que passaram pelo estande da Funcespp, ninguém achou caro. A beleza das peças se sobrepõe a qualquer tipo de análise econômica. Araci Marques Vendramini encerrou este ciclo e está com projeto para fazer outro, igualmente com peças de humanos em tamanho natural, contando a história de Mato Grosso do Sul.

Fonte:Mercosul News

sexta-feira, 12 de março de 2010

Diretor-Presidente da FUNCESPP presente na Exporã 2010

O Professor Adir Teixeira também nos visitou agora a pouco juntamente com o vereador Rony Lino e confirmou o sucesso do stand da Funcespp na Exporã.

Várias obras já foram vendidas, tanto que teve que ser pedido aos compradores para só retirarem suas peças após a festa, senão o stand poderia ficar vazio. Realmente a sociedade está prestigiando a parte cultural realizada pela Funcespp.

Exporã 2.010 - FUNCESPP homenageia Gicela Brusamarello em estande


A FUNCESPP – Fundação de Esporte e Cultura de Ponta Porã, contará com um estande dedicado as manifestações artísticas e culturais, nas áreas de música, literatura e artes plásticas.

Neste ano o estande cultural da FUNCESPP estará homenageando uma das grandes artistas plásticas da fronteira, a professora Gicela Maria Van Gyssel Brusamarello, que foi brutalmente assassinada no dia 12 de agosto de 2009, após suposto seqüestro.

A artista plástica Gicela Van Gyssel, será homenageada através da exposição de suas obras, que acontecerá de 06 á 14 de março, no estande da FUNCESPP, no Parque de Exposições Alcindo Pereira.

A homenagem é uma forma de agradecer pela sensibilidade em suas obras, pelos diversos serviços prestados ao município em favor da valorização e consolidação da arte fronteiriça, bem como pela preservação de sua memória e suas diversas obras.

“Será uma espaço, uma sala dedicada especialmente a obra de Gicela Brusamarello.É uma forma de homenagear, mas também uma oportunidade da população conhecer as suas obras, mantendo viva a sua arte” disse Livrada Bello, diretora do departamento de Cultura da FUNCESPP.

A Exposição em homenagem a artista Gicela Maria Van Gyssel Brusamarello, acontece de 06 a 14 de março, durante a 36º Exporã, a exposição é aberta ao público.

Exporã 2010 - FUNCESPP terá estande cultural

A FUNCESPP - Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã, estará marcando presença durante a 36º Exporã (Exposição Agropecuária de Ponta Porã), que acontece de 06 a 14 de março de 2010.

A equipe do Departamento de Cultura da FUNCESPP, elaboraram uma extensa programação para o estande Cultural, localizado no pátio do Parque de Exposições Alcindo Pereira.

Conforme informações da FUNCESPP, o estande estará desenvolvendo diversas atividades nos variados segmentos culturais como: Mostra de Artes, exposições, literatura e música. O local é aberto a visitação pública.

Neste ano o estande da FUNCESPP, estará prestando uma justa homenagem a conceituada Artista Plástica, Gicela Brusamarello, assassinada brutalmente em 2009, em crime que chocou toda sociedade fronteiriça e em especial ao movimento cultural de Ponta Porã.

“Estaremos homenageando a querida e saudosa Gicela, através da exposição de suas obras, durante todos os dias da exposição agropecuária.É uma forma de agradecer aos serviços prestados, através de suas telas junto a comunidade fronteiriça, bem como uma ótima oportunidade da população conhecer o trabalho desta grande pessoa e artista de nossa cidade” lembrou Livrada Bello, diretora do Departamento de Cultura da FUNCESPP.

O estande cultural da FUNCESPP, estará recebendo a Exposição de Artesanato, com obras e peças feitas pelos artesãos da fronteira, a Exposição em Homenagem a Artista Gicela Brusamarello e a Exposição “João Vitorino Marques”, da Artista Plástica Araci Vendramini. Estas exposições acontecem de 06 a 14 de março, durante todos os dias da 36º Exporã.

Na abertura da Exposição Agropecuária de Ponta Porã, no próximo sábado (06), o estande Cultural terá a apresentação da Banda Municipal Professor Isaac Borges Capilé, com regência do Maestro Inácio Martins, em seguida ás 20h30 acontece o Lançamento do Livro: Músicas de Mato Grosso do Sul – MS, Idara Negreiros Duncan e Maria da Glória Sá Rosa.

Neste mesmo dia haverá apresentação musical com duas gratas revelações musicais da fronteira, AliceA Fernandes (voz e violão) interpretando músicas no estilo Bossa Nova, de sua autoria e grandes sucessos da MPB - Música Popular Brasileira, acompanhada de João Caetano, vocalista da Banda Samba-Regaae Surfistas de Trem.

Na quarta-feira dia 10/03, a partir das 20 horas, haverá mais uma apresentação musical com João Caetano (voz e violão), interpretando sucessos da MPB.

O Diretor-Presidente da FUNCESPP, Adir Teixeira, disse que o estande será um espaço dedicado a cultura sul-mato-grossense e fronteiriça, aberta ao público que deseja conhecer os nossos artistas e suas obras. “Toda equipe da FUNCESPP, esta empenhada para deixar um lugar agradável, buscando recepcionar toda população que deseja prestigiar o nosso estand cultural” frisou Adir Teixeira.

O estande cultural da FUNCESPP, estará aberta ao público de 06 a 14 de março, no Parque de Exposições Alcindo Pereira, sendo uma ótima opção de entretenimento e diversão das 19 ás 23 horas.
(Artesanato tem espaço garantido no Estande da FUNCESPP)

Presidente da Federação se reuniu com desportistas de Ponta Porã

(Reunião no gabinete do presidente da Câmara de Ponta Porã Daniel Valdez)
O presidente da Câmara Municipal e da Liga de Esportes Amadores de Ponta Porã, Daniel Valdez Puka, recebeu na tarde desta terça-feira, o presidente da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul, Francisco Cezário. A reunião foi mantida no gabinete da presidência e contou com a presença de assessores da Federação, do presidente do Ponta Porã Sociedade Esportiva, Paulinho Vieira, do diretor-presidente da Funcespp, professor Adir Teixeira, do professor de educação física, Jacinto Calonga, do presidente do MS Saad, Romeu de Carvalho, e do secretário de Turismo e Integração, Marcelino Nunes.

Durante a reunião com Francisco Cezário, Puka ressaltou o trabalho que vem desenvolvendo para organizar o futebol amador em Ponta Porã. “Estamos batalhando para organizar uma Liga forte com clubes reforçados. Nosso objetivo é auxiliar os dirigentes a prepararem suas equipes de forma administrativa para que todas possam estar regularizadas para a disputa dos campeonatos oficiais. É um trabalho sério e que temos certeza será revertido de sucesso”, disse.

Puka pediu o apoio da FFMS no sentido de colaborar com a Liga de Ponta Porã na reestruturação dos clubes. Francisco Cezário disse que vai colocar assessores para auxiliar na regularização das equipes da fronteira. “Hoje temos três das oito equipes totalmente em dia com a documentação. Vamos nos reunir com os dirigentes para saber qual a real situação de cada um e estaremos colaborando para que todos estejam aptos para as disputas”, ressaltou Puka.

De imediato o presidente da FFMS, Francisco Cezário, assegurou que repassará dez bolas oficiais que serão utilizadas nas disputas do campeonato amador, três redes e trinta coletes para uniformizar os maqueiros, gandulas e massagistas. “Sabemos que o presidente Puka está fazendo um bom trabalho e vamos colaborar da melhor forma possível para que Ponta Porã volte a ocupar espaço de destaque no cenário esportivo de Mato Grosso do Sul”, disse Cezário.

Fonte:conesul news

Sab-Reno vai disputar a Copa Morena em Ponta Porã

(Presidente da Seva Marco Armim e Anúncio falaram da preparação da equipe para Copa Morena)

O presidente Sociedade Esportiva Sab-Reno Marcos Armim Marchewicz juntamente com o diretor de Esportes senhor Anúncio estiverem presentes ao programa Jornalístico da Rádio 91.5 FM Cerro Cora, onde concederam entrevista e falaram da preparação da equipe do Sab-Reno para a Copa Morena.“ Estamos nos preparando com afinco,mais ainda que no ano passado e estamos evoluindo bastante e esperamos fazer uma grande participação esse ano”, ressaltou.

O radialista lembrou que em conversa com Adir Teixeira até o momento o departamento de eventos especiais da TV Morena, que é coordenado por Onésimo, não divulgou nada a respeito da sede de Ponta Porã e nem as equipes participantes. “ Nós já tivemos informações extra oficias que realmente não estão no site da TV Morena, mas já está previsto a etapa de Ponta Porã para os dias 12 e 13 de março, mas não sabemos quais equipes virão. A nossa equipe jogará aqui com mais três equipes”, acrescentou.

O presidente do Sab-Reno afirmou que nesse ano será cobrado ingresso com a finalidade de arrecadar fundos para a equipe, para se passar pra segunda fase, ter recursos para seguir em frente, pois o objetivo da Sab-Reno é chegar o mais perto possível do primeiro lugar.

“A Prefeitura tem dado bastante apoio, inclusive na pessoa do professor Adir, através da Funcespp, garantindo todo o apoio possível. Inclusive estamos lutando para que Ponta Porã tivesse outras etapas, não só a Primeira”, concluiu.

O custo do ingresso será de 2 reais para assistir a partida o presidente pediu para que a população compareça e prestigie o esporte e a equipe da casa nos dias 12 e 13 de março, sendo dia 12, sexta, a noite e no dia 13, sábado, de manhã e a noite. Os jogos serão televisionados.

A equipe do Sab-Reno treina duas vezes por semana, as quartas e sábado. Precisaria mais treino, mas no momento, é o que se pode fazer em treinamento.

terça-feira, 2 de março de 2010

ESCOLA MUNICPAL DE JUDÔ BANZAI PARTICIPA DE CAMPEONATO EM TRÊS LAGOAS


(Campeonato Estadual de Judô na cidade de Três Lagoas)

A equipe da Escola Municipal de Judô Banzai participou do Torneio Início do Campeonato Estadual de Judô na cidade de Três Lagoas nos dias 26 e 27 de fevereiro. A viagem foi realizada pelo micro ônibus da Prefeitura de Ponta Porã, contando com 15 atletas e um acompanhante feminino, tendo como técnica Profª Rosileide Bernal Barrozo e auxiliar técnica Daryene da Silva Wider. A competição foi realizada no Ginásio Municipal de Esportes Cacilda Acre, contando com a participação de cidades do Estado de São Paulo e de Mato Grosso do Sul, com lutas de alto nível onde 07 atletas de nosso Município trouxeram medalhas. O Diretor-Presidente da FUNCESPP, Prof. Adir Teixeira de Oliveira comemorou o grande início de ano dos atletas da Escola Municipal de Judô.


NOME DO ATLETA CLASSE CATEGORIA DE PESO PESO LIMITE
2 lugar-AGSON TIAGO JAHEL LIMA INFANTIL MÉDIO 45
AGNALDO FELIPE JAHEL LIMA INF.JUVENIL MEIO MÉDIO 42
WILLIAM FELIPE DE SOUZA PRÉ-JUVENIL LIGEIRO 40
KEVIN NOTÁRIO NUNES DE OLIVEIRA PRÉ-JUVENIL MEIO LEVE 44
3 lugar-FERNANDO DORNELLES FRANCO PRÉ-JUVENIL MEIO OESADO 64
BRUNO RAFAEL DA SILA NOTÁRIO PRÉ-JUVENIL PESADO +64
TAINÃ CESAR SILVA DE LIMA JUVENIL LEVE 66
2 lugar DIETER DOS SANTOS SÊNIOR SUPER LIGEIRO 55
ROBSON CALONGA BOMBADILHA SÊNIOR MEIO MÉDIO 73


Feminino
NOME DO ATLETA CLASSE CATEGORIA DE PESO PESO LIMITE
3 lugar DRIELLE DA SILVA WIDER JUVENIL MÉDIO 63
1 lugar DAIANE NUNES DE MOURA JUVENIL PESADO 70
1 lugar DARYENE DA SILVA WIDER SÊNIOR LIGEIRO 48
2 lugar ROSILEIDE BERNAL BARROZO SÊNIOR LIGEIRO 48
CAMILA MORATO SÊNIOR LEVE 57
DANIELA NUNES DE MOURA SÊNIOR MÉDIO 70


(Daiane Nunes de Moura em primeiro lugar.)


(Daryene da Siva Wider primeiro lugar e Rosileide Bernal Barrozo em segundo lugar.)


(Dieter dos Santos em segundo Lugar.)

Ponta Porã participa de Exposição Salto Agulha

(Marlena Medeiros representa Ponta Porã com a obra “Mulher do Pote” )
A artista Plástica Marlena Medeiros, estará representando Ponta Porã, na Exposição Salto Agulha promovida pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, que marca a homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

A exposição Salto Agulha, faz parte do Projeto Cultural Território Ocupado e vai reunir obras de artes de diversos municípios do estado, na Grande Galeria do Memorial da Cultura, de 19 e março a 30 de Abril de 2010.

Marlena Benetti Medeiros, natural de Ponta Porã, estará expondo a obra Mulher do Pote, uma releitura de Rodolfo Ledel, Dimensão 90x80 em óleo sobre tela. “É uma honra ter a oportunidade de representar o município nesta grande exposição, que homenageia as mulheres do nosso estado” disse Marlena.

A artista pontaporanense já participou de diversas exposições na fronteira: 1997 – Asociación Rural Del Paraguay - 2ª Muestra de Artes Del Amambay, Pedro Juan Caballero, Paraguay; 1998 – Asociación Rural Del Paraguay - 3ª Muestra de Artes Del Amambay, Pedro Juan Caballero, Paraguay; 2003 – Empresa Brasileira de Infra Estrutura Aeroportuária - Infraero – 30 anos com Arte; 2004 – 11º RCM – Regimento de Cavalaria Mecanizada – 1º Concurso de Arte da Fronteira; 2007 – FUNCESPP – Fundação de Cultura e Esportes de Ponta Porã – Projeto Espelho das Artes Plásticas; 2009 – Amambay Hotel Casino – Homenagem aos 15 anos de Ensino na Fronteira da Professora Fita.

Com uma busca constante pela evolução em suas obras, Marlena Medeiros, possui a seguinte formação artística: 1981 – Pintura Acadêmica com Prof. Silla em Paranavaí – PR; 1989 –Desenho e Pintura com Prof. Odete Flores em Ponta Porã – MS; 1997 – Desenho e Pintura, Lápis Aquarelado e Pintura Acadêmica com Prof. America Cardinal em Ponta Porã – MS; 1998 – Pintura Acadêmica com Maria Aparecida dos Santos Selmem em Ponta Porã – MS.

A diretora do Departamento Municipal de Cultura, Livrada Bello, lembra que esta é a segunda participação de Ponta Porã na mostra promovida pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. “É uma grande exposição e uma ótima oportunidade para os artistas apresentarem as suas obras.A Fundação de Cultura está de parabéns pela iniciativa, que valorize e integra os nossos artistas” frisou Livrada.

A Exposição Salto Agulha, será aberta no dia 18 de março, a partir das 19 horas, na Grande Galeria do Memorial da Cultura, no prédio da Fundação de Cultura do MS, Avenida Fernando Correa da Costa, 559 – Campo Grande – MS.