segunda-feira, 30 de novembro de 2009

ESCOLA MUNICIPAL DE ATLETISMO “ PROFº TEIXEIRA” CONQUISTA TROFÉUS EM TODAS AS CATEGORIAS DA CORRIDA RÚSTICA DE PEDRO J. CABALLERO – PY




Os atletas da Escola Municipal de Atletismo conquistaram vários troféus nas categorias da Corrida Rústica em Pedro Juan Caballero - Paraguai, evento realizado pelo Departamento de Esportes da Prefeitura em homenagem aos 110 anos de Pedro Juan Caballero no dia 29 de novembro na Lagoa Punta Porã com largada às 08h00min.
Participaram mais de 50 atletas, entre brasileiros e paraguaios.

A seguir os resultados dos atletas da Escola Municipal de Atletismo Prof. Teixeira:

CATEGORIA JUVENIL: 15 A 19 ANOS
1º lugar – Julio Cesar
2º lugar – Orlim Oliveira
4º lugar – Lucas Correia

CATEGORIA INFANTO JUVENIL: ATÉ 14 ANOS

1º lugar – Julliano Lopes
2º lugar – Mateus de Andrade

CATEGORIA CONVIDADOS: IDADE LIVRE

2º lugar –Mateus Vieira
3º lugar – Damião Denner


Na Classificação Geral chegaram os seguintes atletas:

1º lugar – Wilson Aparecido ( E.Topo Gigio/E.M.R.Noronha/Sec. Educação)
2º lugar – Adolfo ( P.J.C)
3º Lugar – Joel Feltrin ( Madeireira Florida)


Os atletas da Escola Municipal de Atletismo contam com o apoio e incentivo da PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTA PORA através da FUNCESPP, que vêm fomentando o Atletismo no município, com o professor Ageu de Oliveira Pereira.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Diretor da CBB coordenou curso de basquete em Ponta Porã






Ponta Porã recebeu no último domingo um dos mais importantes nomes do basquetebol brasileiro. Trata-se de Francisco das Chagas Oliveira, Diretor de Departamento Social da Confederação Brasileira de Basquetebol e Coordenador Nacional do projeto Basquete do Futuro Eletrobrás.


Ele esteve na cidade, coordenando o Curso de Capacitação Basquete do Futuro Eletrobrás, voltado para a orientação em relação ao trabalho social desenvolvido pelos profissionais da educação física.


A platéia foi formada por 31 professores e acadêmicos do curso de educação física. Mais de trinta crianças e adolescentes dos dois pólos de basquete mantidos pela FUNCESPP, também participaram do evento, realizado na Poliesportiva Pepe Portela.


Francisco ressaltou a importância do professor de educação física no contexto social. E relacionou a prática do basquetebol, como uma forma de promover a integração das pessoas e até mesmo a busca de soluções de problemas que afligem a comunidade.


O diretor, alertou para o papel dos profissionais da educação física na formação das crianças e adolescentes. "Nós somos uma referência. É em nós, que muitas crianças se espelham e tomam como exemplo de vida. Daí a importância da nossa postura no meio das crianças", declarou.


Para ele, vários profissionais precisam rever a opção por um trabalho que visa apenas o rendimento dos alunos em competições. Chagas repassou orientações práticas que contribuem para o desenvolvimento do aspecto cognitivo dos alunos. Por isso que o curso teve o objetivo de valorizar o basquete com o caráter formativo, e não competitivo.



"Infelizmente, são vários os casos em que um evento esportivo que visa promover a integração entre as pessoas, acaba se tornando uma disputa acirrada, inclusive por conta do aspecto pessoal. Nós, da Confederação Brasileira de Basquete, que procuramos estimular o esporte amador por todo o Brasil, já presenciamos situações, nas quais, os treinadores das equipes durante um jogo, travaram uma disputa pessoal. Um não queria perder para o outro. E as crianças ficaram no meio daquela situação. Ali, os profissionais perderam uma ótima oportunidade de repassarem valores como companheirismo, entrosamento, confiança e união de um grupo. Infelizmente, dá-se muito valor à competição, deixando-se de lado os verdadeiros objetivos da prática esportiva que é o congraçamento, o encontro, a integração das pessoas", frisou.



O diretor-presidente da FUNCESPP, Professor Adir Teixeira, considerou a realização do curso em Ponta Porã como um dos momentos mais importantes no desenvolvimento do projeto Arremessando para o Futuro. Ele destacou ainda o interesse dos profissionais de educação física e dos acadêmicos pela busca do aprendizado ideal, compartilhando os conhecimentos repassados por um profissional de altíssimo nível, como Francisco Chagas.

"Foi um privilégio poder contar com a presença do Francisco aqui em Ponta Porã", afirmou Adir que destacou ainda a participação das crianças dos dois pólos mantidos pela Prefeitura em parceria com a Confederação Brasileira de Basquete, Federação Estadual com apoio da Eletrobrás.



"Esta é a segunda vez que conseguimos viabilizar, junto à CBB, a vinda de renomados profissionais do basquete brasileiro. Há dois anos, com total apoio do prefeito Flávio Kayatt, e do Reginaldo Senna, presidente da Federação de Basquete de Mato Grosso do Sul, viabilizamos a vinda do Geraldo Fontana, que, além de ser da CBB, também é o embaixador da Federação Internacional de Basquetebol, a FIBA.


Fonte: www.pontapora.ms.gov.br

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

ATLETISMO DE PONTA PORÃ É DESTAQUE NO CAMPEONATO ESTADUAL CAIXA ADULTO






A Delegação de Ponta Porã representada pela A.P.E.V – ASSOCIAÇÃO PONTAPORANENSE ESPORTE É VIDA composta de 04 atletas na responsabilidade do Profº e Téc. de Atletismo Ageu de Oliveira, com apoio da FUNCESPP, estiveram em Campo Grande participando do Campeonato Estadual Caixa Adulto. O evento promovido pela Federação de Atletismo de MS com patrocínio da Caixa, FIE/FUNDESPORTE e FUNESP aconteceu neste domingo 22/11 em Campo Grande – MS na Pista de Atletismo Vila Nasser.

RESULTADOS:
Ponta Porã conquistou o 3º Lugar por equipe, sendo que empatou em pontos com o 2º lugar e no critério de desempate classificou-se em 3º lugar.
O evento proporcionou aos atletas da categoria adulto participar de provas de pista, visando o Campeonato Brasileiro Caixa Adulto realizado pela CBAt.
Os 04 atletas conquistaram medalhas e o destaque da equipe foi o atleta JOSÉ LUIZ RUIZ OLMEDO – 27 anos (patrocinado pela PMPP/FUNCESPP E A.P.E.V), na prova de 5.000mt, foi Campeão fazendo a marca de 16’:18”, outro destaque foi o atleta WILSON APARECIDO 39 anos ( patrocinado pela Escola TOPO GIGIO, E.M.R.Noronha, Sec. Educação e A.P.E.V), na prova de 5.000mt ficando em 4º lugar com o tempo de 18’:00” e após ficar mais de 10 anos sem competir, voltou a treinar e com aproximadamente um ano de treinamento já voltou a competindo de igual para igual com os jovens atletas na categoria adulto.
Participaram também os atletas ORLIM OLIVEIRA SILVA - 16 anos (E.E.Fernando Saldanha / Escola Municipal de Atletismo Prof. Teixeira), na prova de 200mt conquistando o 2º lugar e JULIO CESAR LOPES – 16 anos (E.E.Fernando Saldanha/Escola Municipal de Atletismo Prof. Teixeira).
Na classificação geral com 7 Clubes participantes, conquistamos o 3º Lugar por equipe, perdendo apenas para os tradicionais Clubes do estado:
CLUBE COLEGIO ABC – 1º lugar: 116 pontos,
ACORP-CG – 2º lugar: 33 pontos,
A.P.E.V – Assoc. Pontaporanense Esporte é Vida – 3º lugar: 33 pontos.
Nos campeonatos realizados pela Federação de Atletismo, só podem participar clubes e associações filiadas, para tanto O ATLETISMO DE PONTA PORÃ, participa pela A.P.E.V – Associação Pontaporanense Esporte é Vida que é filiada a FAMS – Federação de Atletismo de MS e CBAt – Confederação Brasileira de Atletismo.
Ponta Porã hoje conta com mais de 50 atletas com idade dos 10 anos acima. O crescimento e o retorno do atletismo na fronteira é resultado do apoio da Prefeitura de Ponta Porã através da FUNCESPP, que está incentivando a modalidade através da criação da Escola Municipal de Atletismo Profº Teixeira que atende hoje mais de 50 atletas de várias escolas da rede pública e privada do município.
A SEGUIR OS RESULTADOS :
QUADRO DE MEDALHAS:
• OURO: 1
• PRATA:1
• BRONZE: 1
CLAS NOME PROVA MARCA
1º JOSE LUIZ OLMEDO 5.000m 16’:18”
2º ORLIM OLIVEIRA 200m 29”:00
3º JOSÉ LUIZ, ORLIM, WILSON E JULIO CESAR REVEZ. 4X400m
4º WILSON APARECIDO 5.000m 18’:00”
4º JULIO CESAR LOPES 1.500m
5º ORLIM OLIVEIRA 800m

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

PONTA PORÃ RECEBE O CURSO DE CAPACITAÇÃO BASQUETE DO FUTURO ELETROBRÁS


A Confederação Brasileira de Basketball juntamente com a Eletrobrás e a Federação de Basketball de Mato Grosso do Sul trazem neste domingo o Curso de Capacitação Basquete do Futuro Eletrobrás com o ministrante Francisco das Chagas Oliveira – CBB, que atualmente é Diretor Departamento Social e Coordenador Nacional do projeto Basquete do Futuro Eletrobrás, Palestrante nas Clínicas Técnicas de Capacitação Basquete do Futuro Eletrobrás, Capacitação Técnica de Basquete de Rua para professores e técnicos de basquetebol, Organização de Torneios e Campeonatos de Basquete de Rua Escolar. Francisco de Oliveira também já trabalhou nas seguintes organizações: FIBA – International Basketball Federation, CBB – Confederação Brasileira de Basketball e FIP – Federazione Italiana di Pallacanestro.
Segundo Chico Chagas, o curso foi criado inicialmente para capacitar os profissionais dos núcleos do Basquete do Futuro Eletrobrás, mas está se expandindo rapidamente para escolas e universidades, difundindo a metodologia do projeto, que é usar o basquete como ferramenta para a formação dos cidadãos. O curso tem foco no educador e o objetivo é capacitar professores para trabalhar com o basquete em caráter formativo, e não competitivo. O público inicial foi o de profissionais do projeto Basquete do Futuro. Mas a idéia hoje é expandir o nosso alvo, atingindo principalmente os estudantes de Educação Física, para que tenham base e conhecimento para desenvolver um trabalho social usando o basquete como instrumento.
Esse curso já foi realizado em mais de 17 Estados do Brasil e Ponta Porã está recebendo o curso por ter dois núcleos do Projeto de Basquete do Futuro Eletrobrás, um no Ginásio Pepe Portela com o Prof. Hugo Roberto da Costa e outro na E.E. João Brembatti Calvoso com a Profª Maria Helena, ambos coordenados pela FUNCESPP. A implantação do Projeto Basquete do Futuro Eletrobrás em Ponta Porã aconteceu após a realização da 42° Clínica Eletrobrás de Basquetebol, ministrada pelo membro da FIBA Geraldo Fontana.
O Diretor Presidente da FUNCESPP, Prof. Adir Teixeira de Oliveira destacou a importância da parceria entre a FBMS e CBB, iniciada pelo Presidente da Federação de Basquetebol de MS Sr. Reginaldo Senna que trouxe para o município de Ponta Porã os núcleos do Projeto Basquete do Futuro. Com essa parceria houve um grande avanço técnico nas equipes de base de Ponta Porã.
O curso será totalmente gratuito, com vagas limitadas, destinadas exclusivamente para profissionais e acadêmicos de Educação Física.
As inscrições estão abertas e deverão ser efetuadas na Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã – FUNCESPP, sito à Rua General Osório 2150 Bairro Noroeste. Informações pelo telefone: 3431-5675.
O curso será realizado no domingo 22/11 das 07h30min às 12h00min com aula teórica e prática.

Programação:

Teoria
A Função Social e Educacional do Basquetebol
- Metodologia / Didática
- Os quatro Pilares da Educação pelo Esporte
- Formação Física / Técnica / Tática



Prática
Aplicação dos Fundamentos individuais e coletivos
- Atividades Coordenativas
- Aplicação das leis de Hill e Fitts
- Avaliação

Oficina de Capoeira Berimbau realiza apresentações na Semana da Consciência Negra



A Oficina Municipal de Capoeira Berimbau é destaque na Semana da Consciência Negra, o grupo de alunos sob coordenação do Contra-Mestre Gordinho participa esta semana de várias apresentações em escolas da rede municipal, estadual e privada, além de participar do evento que será realizado no dia 20 na Praça Lício Borralho.
No sábado passado o grupo apresentou-se no 1° Show Incentivando Talentos Olodum realizado pelo Centro Educativo Miguel Ângelo – CEMA. O evento foi realizado na Quadra de Esportes do CEMA, onde vários grupos se apresentaram.
A Oficina Municipal de Capoeira Berimbau é desenvolvida pela Prefeitura Municipal de Ponta Porã através da Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã – FUNCESPP e conta hoje com 80 alunos.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

JESP/2009



















A Prefeitura Municipal de Ponta Porã através da Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã - FUNCESPP realizou no período de 20 à 31 de outubro os JOGOS ESCOLARES - JESP/2009, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Infra-Estrutura, Secretaria Municipal de Educação, Escola MAPPE, Escola Magsul, Escola Mace, Associação Nikkei Club e 11° RC MEc.
Participaram dos jogos aproximadamente 1.000 alunos/atletas de 27 escolas da rede privada, municipal e estadual de ensino, nas seguintes modalidades: futsal, voleibol, handebol, basquetebol, judô, xadrez e tênis de mesa.
A seguir a galeria dos campeões:

GERAL:

1° Lugar: Escola Mace – 40 pontos
2° Lugar: E.E. João B. Calvoso – 38 pontos
3° Lugar: E.E. Geni M. Magalhães – 35 pontos
4° Lugar: Escola Mappe – 34 pontos
5° Lugar: E.M. Ignês Andreazza – 33 pontos
6° Lugar: E.E. Fernando Saldanha – 24 pontos


CAMPEÃ GERAL: Escola Mace


CAMPEÃ REDE ESTADUAL: E.E. João B. Calvoso


CAMPEÃ REDE MUNICIPAL: E.M. Ignês Andreazza


POR MODALIDADE:

Voleibol Masculino
1º lugar: E.E João B. Calvoso
2º lugar: E.E Profª Geni Marques Magalhães
3º lugar: E.E Joaquim Murtinho


Voleibol Feminino
1º lugar: E.E João B. Calvoso
2º lugar: Mappe
3º lugar: E.E Profª Geni Marques Magalhães


Handebol Masculino
1º lugar: CEPS
2º lugar: MACE
3º lugar: MAPPE


Handebol Feminino
1º lugar: E.E Pedro Afonso Pereira Goldoni
2º lugar: Topo Gigio
3º lugar: CEPS


Basquetebol Masculino
1º lugar: E.M Jardim Ivone
2º lugar: E.E Fernando Saldanha
3º lugar: E.E Profª Geni Marques Magalhães


Basquetebol Feminino
1º lugar: E.E Fernando Saldanha
2º lugar: E.M Jardim Ivone
3º lugar: E.M Manoel Martins


Futsal Masculino
1º lugar: E.M Ramiro Noronha
2º lugar: E.E João B. Calvoso
3º lugar: E.M João Carlos P. Marques


Futsal Feminino
1º lugar: E.M João Carlos P. Marques
2º lugar: E.E Mendes Gonçalves
3º lugar: E.M Ramiro Noronha


Judô Masculino
1º lugar: E.M Ignes Andreazza
2º lugar: E.E Adê Marques
3º lugar: E.E Joaquim Murtinho


Judô Feminino
1º lugar: E.E Joaquim Murtinho
2º lugar: E.M Ignes Andreazza
3º lugar: MACE


Atletismo Masculino
1º lugar: MACE
2º lugar: E.E Mendes Gonçalves
3º lugar: E.E Fernando Saldanha


Atletismo Feminino
1º lugar: E.M Manoel Martins
2º lugar: E.E Fernando Saldanha
3º lugar: E.E Pedro Afonso Pereira Goldoni



Xadrez Masculino
1º lugar: E.E Adê Marques
2º lugar: E.E Profª Geni Marques Magalhães
3º lugar: E.M Ignes Andreazza


Xadrez Feminino
1º lugar: E.E Profª Geni Marques Magalhães
2º lugar: E.E João B. Calvoso
3º lugar: MAPPE


Tênis de Mesa Masculino
1º lugar: MAPPE
2º lugar: E.M Ignes Andreazza
3º lugar: MACE


Tênis de Mesa Feminino
1º lugar: MACE
2º lugar: MAPPE
3º lugar: E.E Profª Geni Marques Magalhães


PARABÉNS À TODOS OS PARTICIPANTES DOS JESP/2009.